Comportamento / Livros / Música

Debate sobre diversidade sexual reúne 3 continentes

Evento online ocorre como segunda mesa preparatória para a 3ª conferência internacional Activims in Africa

O debate com tema "Activisms pela diversidade sexual na África Lusófona" será realizado dia 26 de maio e envolverá ativistas de quatro países de língua oficial portuguesa: Angola, Moçambique, Cabo Verde e Brasil. A iniciativa em combate a LGBTfobia será transmitida às 13h do Brasil (17h de Cabo Verde, 19h de Angola e 20h de Moçambique). O evento será online, com transmissão pelo canal do Youtube do Centro de Estudos Avançados (CEA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Essa iniciativa serve de preparação para o evento internacional “Activisms in Africa”, sediado este ano no Brasil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) campus Recife, que será inteiramente virtual diante da crise sanitária de coronavírus. A eConferência acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de setembro de 2021. Desde abril estão sendo realizadas mesas preparatórias a cada mês precedente à data.

A temática da diversidade sexual pautada na segunda mesa da conferência, tem como objetivo evidenciar o ativismo LGBTQIA+ em países africanos que foram colonizados por Portugal, e possuem a língua portuguesa como idioma oficial. Os convidados a integrar o debate contam com trajetórias de luta dentro do movimento. Como a Anita Faiffer, de Cabo Verde, que foi uma das primeiras travestis de seu país natal, e atualmente é presidente da Associação Gay Caboverdiana Contra Discriminação. A conferencista possui ampla vivência dentro da militância contra a LGBTfobia, onde tem discursado em prol da liberdade e pelo fim da discriminação.

O co-fundador da Associação Íris de Angola, Carlos Fernandes, também é um dos atuantes da causa a compor a mesa. Nascido em meio a guerra civil angolana, o ativista é engajado nas iniciativas da sociedade civil angolana de combate à epidemia do SIDA, com especial ênfase na comunidade LGBTQIA+, desde 2010, sendo atuante em seu país na luta contra o preconceito relacionado à sexualidade e gênero. 

Representando Moçambique, o evento traz para o debate: Pepetsa Fumo, formada pelo Ministério da Saúde na área de saúde sexual reprodutiva, trabalha com ativismo LGBT desde 2012, atuando ativamente em fóruns internacionais na defesa das mulheres trans do país; Wanda Sue, estudante finalista de Ciências da Comunicação, Relações Públicas e Jornalismo, que trabalha como ativista na comunidade LGBTQIA+ de Moçambique desde 2017; e o debatedor Nelson Mugabe, docente universitário e pesquisador vinculado à Associação Capital Humano para Impacto Social (ACHIS), é graduado em Antropologia e possui mestrado e doutorado em Ciências Sociais.

Do Brasil, estarão presentes o debatedor Francisco Miguel, pós-doutorando no Programa de Antropologia Social da Universidade Estadual de Campinas e pesquisador do Grupo de Etnologia em Contextos Africanos (ECOA/UnB); e o organizador geral Gustavo Gomes da Costa, membro do Instituto de Estudos da África (IEAf-UFPE) e pesquisador dos programas de pós-graduação em Sociologia (PPGS) e Direitos Humanos (PPGDH). A conferência tem o intuito de analisar as características, inovações e capacidade de criação de redes solidárias, para uma melhor compreensão sobre as lutas dos movimentos sociais nos países africanos.

LINK DE ACESSO: CEA - Centro de Estudos Avançados UFPE - YouTube

Mesa Preparatória: Activisms pela diversidade sexual na África Lusófona

Data: 26/06/2021

Horário: 13h - Brasil / 17h - Cabo Verde / 19h - Angola / 20h - Moçambique

Organização: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Local de transmissão: YouTube

 

Participantes:

Anita Faiffer - (Associação Gay Caboverdiana Contra Discriminação - Cabo Verde)

Carlos Fernandes - (Associação Íris - Angola)

Pepetsa Fumo - (TRANSformar - Moçambique)

Wanda Sue - Moçambique (Associação Lambda - Moçambique)

 

Debatedores:

Nelson Mugabe - (ACHIS - Moçambique)

Francisco Miguel - (UNICAMP - Brasil)

 

Coordenação:

Gustavo Gomes da Costa - (UFPE - Brasil).