Pedro Oliveira

Prefeitura e associações beneficiam agricultores em Riachão do jacuípe

trator
Agricultores são beneficiados com aragem de terra em Riachão do Jacuípe

Mais de 500 produtores rurais que fazem parte da agricultura familiar em Riachão do Jacuípe serão beneficiados com aração de terra gratuita.

O beneficiamento do solo é fruto da parceria da prefeitura com 11 associações comunitárias do município que dispõem de tratores de pneus com implementos agrícolas.

Para o preparo da terra, a prefeitura está entrando com uma contrapartida para aquisição de combustível e as associações com os maquinários e os operadores dos veículos.

A iniciativa conjunta, além de reduzir os custos dos produtores, promete melhorar a qualidade do cultivo.

Segundo técnicos agrícolas da região sisaleira, a aração da terra é importante para a descompactação no solo para que o plantio seja mais adequado e exista uma maior produtividade por área.

Para o prefeito Carlos Matos, esta ação cresce em até 30% a produção final do agricultor, uma vez que o plantio tende a ser mais bem sucedido e relata: “Se não fosse o convênio que a prefeitura firmou com as 11 associações o trabalho do agricultor poderia ser manual e lento, já que o aluguel da hora de uma maquina custa caro. Cada entidade receberá uma contrapartida de R$ 2 mil/mês para custear as despesas com combustível, já que eles têm em media, uma despesa de R$ 1,7 mil/mês com combustível”, comenta Matos.

O gestor disse ainda, que durante a reunião com os presidentes das associações, ficou claro que não haverá privilégios para ninguém e espera que todos que necessitarem da gradagem do solo, sejam atendidos.

“Graças a Deus, nos últimos dois anos, a região tem sido beneficiada com muita chuva. Espero que os agricultores tenham uma boa safra, para que se mantenha pelos próximos 365 dias. O debito que o município tinha com o seguro-safra foi quitado pela nossa administração e mais de 600 agricultores familiar, foram cadastrados ao programa”, relata o prefeito Carlos Matos.

Paralelo a essas ações, o gestor disse que vem beneficiando algumas comunidades da zona rural com pavimentação a exemplo do distrito de Barreiros que recebe piso intertravado; Já os povoados de Vila Guimarães, Campo Alegre e Chapada, calçamento a paralelepípedos. Na sede as áreas a serem contempladas são: Sabino Sampaio (paralelepípedos); Avenida Conselheiro Eliel Martins e as ruas JJ Seabra, Dr. Álvaro Gomes e Aurélio Mascarenhas (asfalto). O bairro Bela Vista, teve parte de sua estrutura pavimentada.