Música

Ronei Jorge lança álbum solo (Irmã) nas plataformas digitais

O lançamento será dia 28 de maio 

Foto: Agnes Cajaíba/Divulgação
O cantor e compositor Ronei Jorge

A data será festejada com uma live de audição comentada por Ronei, às 19h, na sua página de Instagram (www.instagram.com/roneijorge).

Duas parceiras assinam a produção musical, numa criação afiada a seis mãos, ainda que à distância e de dentro de casa: as cantoras, compositoras e produtoras também baianas Andrea Martins e Livia Nery.

Partindo da canção brasileira e de sua riqueza harmônica e melódica, este novo disco incorpora camadas eletrônicas, abraçando a instrumentação orgânica de violões, guitarra, baixo e vocais.

“A sonoridade eletrônica já fez parte de meu trabalho primeiramente, há muito tempo atrás, com Gilberto Monte, num projeto chamado Clube do Silêncio, e, anos depois, com João Meirelles e Lia Cunha, quando criamos o Tropical Selvagem. Nestas experiências, o processo era centrado em um produtor/arranjador trabalhando em cima de minhas canções. Agora, em ‘Irmã’, com Andrea e Livia, as canções ficaram mais em primeiro plano, realçadas, muito por conta de elas duas também serem compositoras de canções, sem que deixassem de propor arranjos muito inteligentes, criativos, elaborados”, detalha Ronei.

“O disco não fala de um tema específico, mas, sem dúvida, o nascimento de meu filho influenciou de alguma maneira parte das letras e das músicas. Sinto relação com a infância. A criança tem muito futuro, o mundo todo pela frente. E por existir futuro, há esperança, expectativa e medo”, revela.

“Irmã” é o primeiro disco de Ronei gravado sem uma banda base: até mesmo em “Entrevista” (2018), sua estreia solo, ele esteve acompanhado da Dziga Tupi, que inclusive criou os arranjos daquele álbum coletivamente.

Agora, nesse novo processo, as oito músicas se costuraram uma a uma, incorporando as referências das produtoras, que ainda se revezam na concepção dos arranjos e na execução das programações eletrônicas e sintetizadores.

“‘Irmã’ é o disco em que a sonoridade mais pop se destaca em comparação aos meus trabalhos anteriores. As canções já tinham por si uma objetividade e entre elas uma diversidade, coisas que Andrea e Livia evidenciaram. Isto, para mim, são atributos de música pop”, conta Ronei Jorge.

Para a instrumentação orgânica, foram convidados os músicos Ian Cardoso (violões e guitarras), Israel Lima (baixo), Luisão Pereira (baixo e guitarra), Taciano Vasconcelos (violões e guitarras) e Tadeu Mascarenhas (baixo), além de Edson Rosa (guitarras), que assina com Ronei a música “Melhor planeta”, única coautoria do álbum, e ainda é responsável pela arte da capa e da campanha de divulgação.

Basicamente feitas em home studio, as gravações incluem registros feitos individualmente, com um músico por vez, no Estúdio Casa das Máquinas (Salvador/BA), sob tutela de Tadeu Mascarenhas; no Estúdio Guaiamum (São Paulo/SP), com Gilberto Monte; e no Estúdio Ilha de Criação (Salvador/BA), por Átila Santana. Completando a ficha técnica, Luisa Muricy canta em uma das faixas, Tadeu Mascarenhas (Estúdio Casa das Máquinas – Salvador/BA) responde pela mixagem e Maurício Gargel (Maurício Gargel Audio Mastering – São Paulo/SP), pela masterização.

"Risos"

Uma semana antes do lançamento oficial de “Irmã”, no dia 21 de maio, a música “Risos” chega como single nas plataformas digitais, aquecendo a expectativa para o novo trabalho e abrindo alas para o primeiro show com seu repertório.

No dia 22 de maio, às 19h, o Sesc Santana transmite, em seu projeto “Música no Deck”, dentro da programação #EmCasaComSesc, a apresentação de estreia do álbum, executando suas canções de forma inédita como um pré-lançamento.

O show foi gravado em um apartamento em Salvador, com Ronei Jorge acompanhado de Luisa Muricy (voz), Raffa Muñoz (baixo e sintetizadores) e Taciano Vasconcelos (guitarra), e será exibido com exclusividade no YouTube e no Instagram da unidade (www.youtube.com/sescsantana e www.instagram.com/sescsantana).