Bahia / Música

Filarmônica Ambiental lança vídeos de manifestações culturais

O maestro Fred Dantas faz live às 18h, no seu Facebook explicando o conteúdo do trabalho

Foto: Iven Vit
Cada vídeo tem um depoimento inicial do maestro Fred Dantas
Cada vídeo tem um depoimento inicial do maestro Fred Dantas

Hoje, 10 de maio,  no Facebook da Filarmônica Ambiental e canal do YouTube do projeto “Sons Ambientais do Litoral Norte” (encurtador.com.br/eRZ03) , entram no ar, às 19h, cinco vídeos com gravações de composições de grande significado para a tradição musical do Litoral Norte da Bahia, presentes no repertório de manifestações culturais da região.

As composições ganharam arranjos exclusivos para filarmônica e foram  executadas pelos músicos da Filarmônica Ambiental, de forma remota, com o objetivo é preservar e divulgar o acervo cultural da região onde a Filarmônica tem sede.

Cada vídeo tem um depoimento inicial do maestro Fred Dantas, que comandou o projeto, explicando o objetivo e conteúdo do vídeo e mais notícias sobre a Filarmônica Ambiental e a cultura da zona rural de Barra do Pojuca, onde a banda se localiza.

Essas narrativas são acompanhadas de um fundo musical de filarmônica e uma sucessão de fotos de várias épocas do projeto e do meio ambiente que o cerca.

 O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Sobre os vídeos

Dobrado Esperança - Uma composição do maestro Fred Dantas do ano de 2003, quando a Filarmônica Ambiental tinha apenas seis anos de atividades. Seu título reflete o sentimento em relação ao projeto e suas perspectivas de futuro, em oferecer uma formação musical profissionalizante, como fazem as filarmônicas.

O estilo musical dobrado não poderia estar ausente dos Sons Ambientais por ser a forma instrumental mais representativa das bandas filarmônicas brasileiras.

Reisado do Guará - Nos primeiros dias de janeiro um grupo de artistas populares e moradores percorrem a Estrada da Tiririca e a localidade de Cachoeirinha, visitando as casas, cantando nas portas que em seguida são abertas pelos anfitriões.

Depois de uma primeira parte cerimonial típica dos reisados brasileiros, é cantado um samba bem ao estilo do litoral norte da Bahia, fazendo a transição para a parte de folia que se segue. A faixa tem participação de músicos da filarmônica e um pequeno coral de seis vozes também participantes do projeto.

Samba do Guará - É uma continuação do Reisado do Guará, quando após a parte cerimonial do vídeo anterior, surge um personagem com roupa estilizada do animal guará, que interage com outro personagem mascarado, o chamado caboclo.

Aqui se cantam duas músicas que caracterizam esses personagens, a entrada do guará e outro relacionado à dança dos dois personagens.

Samba de Roda - Este vídeo coleciona três sambas de roda bem típicos do litoral norte da Bahia, com uma base rítmica diferenciada do samba de roda do recôncavo e com acompanhamento de viola.

Zé de Vale - O vídeo que encerra o projeto tem no seu discurso inicial um depoimento do mestre da cultural popular Manoel da Conceição Filho, o popular Bochechinha, reconhecendo a importância do resgate dessas tradições através da filarmônica.

O Zé de vale é um drama que une música ao teatro e se encontra desaparecido há mais de 30 anos, sendo reconstruído para ser realizado pelos alunos da Filarmônica a partir da pesquisa.