Olá este é o podcast Curta de Casa. E a gente começa hoje indo direto curtir a energia da Chapada Diamantina, aqui na Bahia, onde acontece o Festival de Lençóis, que ganhou uma versão virtual com lives ao vivo, vídeos e uma retrospectiva dos principais momentos de sua história.
Na reportagem de Rosana Andrade.
***
Pulando de um festival para outro...sempre, sempre é bom falar sobre diversidade. E este é o propósito do Festival de Solos Online. Confira com Francisco Artur.
***
E aqui vai aquele abraço para os ouvintes da Rádio Nova da Língua Portuguesa, nossa parceira. Você que ouve o Curta de Casa pode acessar a Rádio Nova da Língua Portuguesa no endereço www.rnlp.me. É massa!
***
E vamos continuar em cena, em cima do palco. Aqui vai a dica de dois espetáculos que você tem que ver. Iven Vit dá o caminho.
***
No próximo dia 30 de abril, a partir das sete da noite, 12 grupos de valsa se apresentam virtualmente, através do YouTube, pelo projeto Valsa Salvador. É, em Salvador a gente dança valsa... Joyce Melo conta mais.
***
O importantíssimo Vivadança Festival Internacional realiza sua 14ª edição em formato totalmente online e com os olhos e o coração voltados para a África. Rosana Andrade conta pra gente.
***
A Trupe Poligodélica lançou seu segundo disco, o álbum “Oroboros”, que fala do conceito de ciclos, significado trazido pelo símbolo do ouroboros. Fatel, vocalista da banda pernambucana, falou com o Curta de Casa.
No vídeo
A Trupe Poligodélica - Adachuva (Videoclipe Oficial)
***
Você já tomou um cafezinho num dos lindos carrinhos de café que circulam por Salvador? Daqueles que parecem mini-trios elétricos? Pois agora um projeto quer que estes instrumentos de trabalho sensacionais sejam reconhecidos como o primeiro patrimônio material e imaterial (ao mesmo tempo) pela prefeitura da capital.
Saiba mais na reportagem de Luiz San Martin.
***
Até o dia 29 de abril uma exposição em São Paulo convida o público para vivenciar a experiência de conhecer uma mostra itinerante de arte, através de suas casas e janelas. Intitulada "Céu Aberto - O Distanciamento entre o Ser Humano e a Natureza", a mostra digital une pensamento crítico, arte contemporânea e tecnologia para cultivar a reflexão sobre a relação do ser humano com o meio ambiente.
Confira com Laís Matos.
***
Essa não dá pra curtir de casa não, mas é tão bacana que eu não resisti. A exposição Artesanato dos Povos Indígenas: Herança de um Brasil Profundo, que acontece até 22 de maio, homenageia as etnias indígenas da Bahia.
A mostra está montada e aberta ao público no Centro de Comercialização do Artesanato da Bahia, no Porto da Barra, aqui em Salvador. Francisco Artur foi lá.
***
A cantora, compositora e instrumentista Iane Gonzaga lançou seu single “Colé de Mermo”. Vamos saber qual é a de mermo? Iane Gonzaga diz pra gente.
Ouça
Colé de Mermo
***
Hora de pensar em comida, e comida baiana, da boa... Luiz Sanmartin, que está novinho em folha com a gente, conta mais.
***
Como as Mulheres Marés, senhoras poetisas moradoras da Península de Itapagipe, refletem sobre o papel da poesia em suas vidas, as memórias dos tempos vividos sobre a maré, suas infâncias e a força do ser mulher por meio da linguagem audiovisual? Bonito né?
Iven Vit foi buscar as respostas.
***
E a cantora baiana Ayá lançou música e clipe sobre importância da autoestima para mulheres negras. Ela conta mais pra gente.
No vídeo
Ayá - Única
***
Quem tem criança em casa sabe como este momento de pandemia está sendo muito desafiador. O que fazer com a vida de uma criança acostumada a ir à escola, brincar com colegas e amigos, ir ao shopping, à praia.
Confira na reportagem de Laís Matos.
O livro Fique em casa, Olga está disponível para download no site ficaemcasaolga.com e no Instagram do projeto (@agenciadindon), com direito a uma versão em audiobook, que também está nas principais plataformas de streaming.
***
O Festival do Minuto formará sete mil professores da rede pública de ensino agora, a partir de abril, tendo como base um curso on-line de audiovisual focado no Formato Minuto. Roberto Aguiar foi conferir.
***
Com a gente Roberto Aguiar e o pessoal da Revista Sobrado. Acesse www.revistasobrado.com.br e curta jornalismo cultural crítico e independente.
***
Imagine uma pesquisa que permitirá saber quais são as iniciativas de incentivo à leitura, o que está sendo produzido, quem são as pessoas que produzem e quem são as pessoas que leem na Bahia... Pois é, ela existe e está realizando também o Festival Percursos da Leitura na Bahia, de 26 a 30 de abril.
Saiba mais na reportagem de Joyce Melo.
***
Antropocósmico é o álbum instrumental de Pipo Pegoraro que unindo linguagens analógicas e digitais, fala da filosofia antroposcósmica, e busca unir mundos, o cósmico e o terreno, o desconhecido e conhecido, o feminino e o masculino. E a banda, formada por Pipo Pegoraro, Victor Fão, Daniel Pinheiro e Felipe Ribeiro realiza nos dias 28 e 29, às oito da noite, lives para apresentar o trabalho.
Pipo Pegoraro falou ao Curta de Casa.
No video
Pipo Pegoraro - Antropocósmico