Em 2021, a Lupo, marca e fabricante referência na indústria têxtil do Brasil, completa 100 anos. Mesmo em um contexto delicado de pandemia, o centenário da empresa revela a capacidade da marca se reinventar, inovar e se manter relevante na memória e no gosto do consumidor brasileiro e lançará uma série de ações para marcar o centenário a partir do mês de março.
"Sem dúvida, chegar aos 100 anos é um motivo de celebração. Mas mais do que celebração, é motivo de olhar para a nossa história e refletir sobre quão valiosas são as lições que colhemos durante essa jornada que dura já três gerações", comenta Liliana Aufiero, Diretora Presidente da Lupo e neta do fundador Henrique Lupo.
A marca começou como uma relojoaria em Araraquara, interior de São Paulo, até se tornar fábrica de meias em 1921, data inicial da história da Lupo. Em 1947, a empresa já despontava no cenário brasileiro como a maior fabricante de meias masculinas produzidas em material 100% algodão, mesmo ano em que recebeu as primeiras amostras do Nylon, o fio sintético que iria revolucionar o mercado de meias no mundo todo. A nova coleção de cuecas lançada em 1991 foi o momento da diversificação dos produtos, uma nova fase no crescimento da Lupo.
A Lupo tem duas sedes; uma na cidade de Araraquara, interior do Estado de São Paulo, que ocupa uma área de 90 mil metros quadrados, empregando mais de 5 mil pessoas na região; e a outra na Bahia, em Itabuna, que ocupa uma área de 40 mil metros quadrados e emprega cerca de 2 mil funcionários .
É a primeira marca nacional no setor têxtil a alcançar, no INPI, o reconhecimento de marca de Alto Renome, reforçando o quanto está presente no inconsciente e no coração dos brasileiros. Atualmente, a organização oferece 12 mil itens em seu portfólio, composto pelas marcas Lupo, Lupo Sport, Trifil e Scala, produzindo mais de 145 milhões de peças por ano, e atendendo a todos os segmentos e estilos.
A linha Lupo Sport, a mais recente, traz roupas e acessórios desenvolvidos com alta tecnologia para a prática esportiva. A marca inova também colocando no mercado coleções voltadas para o universo geek através da linha Lupo Urban, contando também licenças exclusivas do cinema, como Disney, Marvel e Mario Bros.
Durante a pandemia, a Lupo se reinventou e apostou numa linha de máscaras confortáveis e com uma tecnologia inovadora, o que garantiu bons resultados para a empresa em 2020 e deve continuar em 2021. As máscaras foram desenvolvidas com a tecnologia antiviral e antibacteriana Amni Virus-Bac Off, que consiste em um agente antiviral presente na matriz do fio têxtil de poliamida Amni que inativa vírus envelopados (como o Coronavírus) e não envelopados, além de eliminar bactérias e bloquear a contaminação cruzada, assim evitando que a roupa seja um veículo de transmissão.
Outro ponto positivo é que essa tecnologia é embutida no DNA do fio, tornando a proteção permanente mesmo depois de diversas lavagens. O sucesso foi tão grande que além das máscaras, essa tecnologia está sendo aplicada em outras linhas de produtos Lupo.
Hoje, conta com mais de 645 lojas em todo o País. Além disso, a marca tem sido reconhecida por vários setores e entidades em nível nacional e internacional como uma empresa moderna, ágil e comprometida com os aspectos sociais, econômicos e ambientais, fornecendo produtos para mais de 3.209 cidades diretamente pela equipe de vendas. As demais cidades são atendidas por revendedores e a Lupo exporta para mais de 30 países.
A sustentabilidade é um importante pilar da empresa, que constantemente está em busca da utilização consciente dos recursos naturais, com reuso e reciclagem, sempre que possível, procurando o aprimoramento do capital humano.
A Lupo utiliza 100% de fios e malhas de algodão com certificação BCI, Better Cotton Initiative, uma organização sem fins lucrativos criada em 2002, com sede em Genebra na Suíça, que atua na melhoria dos processos de plantio de algodão. A empresa também possui Certificação Florestal do Forest Stewardship Council (FSC) em 100% de suas embalagens de cartão, ajudando na preservação dos recursos naturais.
O consumo de energia elétrica, lenha e combustível vem sendo reduzido. No relatório mais recente de sustentabilidade da Lupo foi apresentada uma redução de 65% no consumo de energia elétrica, assim como houve uma redução significativa na emissão de CO², de 2017 para cá. Economia de água e todos os outros recursos também são uma preocupação da empresa, que vem atingindo resultados cada vez mais promissores.
No tocante ao capital humano, a Lupo tem diversas iniciativas para promover a equidade de gênero, sendo que 79,4% dos seus colaboradores se identificam com o sexo feminino e os colaboradores homens e mulheres que exercem o mesmo cargo têm como remuneração a mesma base, segundo o relatório de sustentabilidade da empresa.
A Lupo já foi premiada mais de vinte vezes, entre eles, foi campeã no setor têxtil, couro e vestuário do ranking anual da revista Época Negócios pelo quinto ano consecutivo e primeiro lugar na categoria indústria têxtil/couro e vestuários, no prêmio Líderes do Brasil 2018, promovido pelo Lide - Grupo de Líderes Empresariais, que reconhece os melhores profissionais nos principais setores da economia do país. Além dos prêmios dedicados a Liliana Aufiero, presidente da Lupo, que foi considerada uma das melhores CEOs do Brasil, segundo a Revista Forbes, que escolheu os 34 executivos mais bem sucedidos do mercado em 2016 e recebeu em São Paulo o prêmio "Personalidade da Tecnologia na Indústria" no ano 2000.
Para marcar o centésimo aniversário da companhia, a Lupo dedicou um calendário completo de ações para todo o ano, que serão realizadas ao longo de 2021. Confira as principais:
Vídeo Comemorativo com a história da Lupo 100 anos
No dia 21 de março, data oficial do aniversário da Lupo, a empresa divulgou seu vídeo comemorativo, exibido nos principais canais de televisão aberta e fechada do País em uma versão reduzida e a versão completa, que conta a história da Lupo está disponível nas redes sociais da empresa. Esta ação abriu oficialmente as comemorações do centenário Lupo.
Novo posicionamento e conceito
Para reforçar a identidade da Lupo, baseado nos seus 100 anos de história, atuação e crescimento, a marca decidiu repaginar seu posicionamento que passa a ser: "Lupo. Dê seu melhor". Com um conceito simples mas verdadeiro e que tem a cara da marca, o novo slogan será o conceito base de sua comunicação e relacionamento com os diversos públicos.
Espaço Lupo
O Espaço Lupo será um novo ambiente cultural, como uma espécie de museu interativo, construído para marcar o centenário. Destinado à cultura, o espaço vai contar a história da família de seu fundador, Henrique Lupo, desde o início da concepção da empresa até o futuro da marca. Para conceber o Espaço Lupo, foi reunida uma equipe de peso, com alguns dos principais profissionais do País no ramo: o escritório de arquitetura MMBB, a historiadora Simona Misan e o especialista em mostras artísticas, o arquiteto Marcus Vinicius. Com esse espaço, a Lupo pretende deixar mais um legado sólido para o Brasil.
Livro 100 anos Lupo
Os 100 anos de história desde a saída da família Lupo da Itália até o protagonismo da marca, mesmo durante a pandemia, toda a história de coragem, pioneirismo e crescimento da Lupo será contada por um dos maiores escritores do Brasil, Ignácio de Loyola Brandão, araraquarense, integrante da Academia Brasileira de Letras e doutor Honoris Causa pela Unesp. A escolha do autor também carrega o vínculo especial que a família tem com a cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, onde está localizada toda a operação, fabricação e escritórios da Lupo.
Inauguração da Megastore Lupo
Em 02 de outubro, no aniversário do Shopping Lupo, no centro de Araraquara, será inaugurada a MegaStore Lupo. Uma loja com aproximadamente 526 m², que irá contar com todas as linhas de produtos da marca e essa será uma das maiores lojas Lupo no país.
Itens comemorativos 100 anos
Para marcar o centenário, nada melhor do que produtos especiais! Ainda neste ano, a Lupo lançará produtos que celebram este marco tão importante.
Concurso Jovens Estilistas
No segundo semestre, a Lupo lançará o Concurso Jovens Estilistas, para revelar e selecionar novos talentos. Os participantes trabalharão sobre itens das diversas linhas Lupo, como Lupo Sport, Lupo Urban, Cuecas, Pijamas, entre outros.
Show para os colaboradores
Para fechar as comemorações do centenário, haverá um show exclusivo para o time Lupo, que poderá ser online de acordo com a situação da pandemia até a data do evento. Os próprios colaboradores poderão escolher o artista através de uma votação interna. Serão apresentados 3 nomes, de gêneros e estilos diferentes.
Sobre a Lupo
A Lupo é uma fabricante de moda de referência no Brasil. Sediada na cidade de Araraquara, interior do Estado de São Paulo, foi fundada em 1921 e ocupa uma área de 90 mil metros quadrados, empregando mais de 5 mil pessoas na região. Seu parque industrial é um dos maiores do mundo no segmento, e utilizando tecnologia de ponta e investindo continuamente na diversificação de suas linhas com produtos, é uma das maiores empresas do setor têxtil do país, fabricando moda íntima, meias e roupas esportivas. A companhia, que oferece peças de vestuário para toda a família, tem no total 12 mil itens, atendendo todos os segmentos e estilos. Hoje, conta com mais de 404 franquias em todo o País.
Além disso, a marca tem sido reconhecida por vários setores e entidades em nível nacional e internacional como uma empresa moderna, ágil e comprometida com os aspectos sociais, econômicos e ambientais, fornecendo produtos para mais de 3.209 cidades diretamente pela equipe de vendas. As demais cidades são atendidas por revendedores e a Lupo exporta para mais de 30 países. A sustentabilidade é um importante pilar da empresa, que busca constantemente a utilização consciente dos recursos naturais, com reuso e reciclagem, sempre que possível, procurando o aprimoramento do capital humano.
É a primeira marca nacional no setor têxtil a alcançar, no INPI, o reconhecimento de marca de Alto Renome, reforçando o quanto está presente no inconsciente e no coração dos brasileiros. Para atender a demanda do mercado fitness, lançou a Lupo Sport em 2010, primordialmente voltada para a tecnologia Sem Costura que consegue tecer as peças a partir do fio, com as compressões diferenciadas ao longo do produto. A atual presidente da Lupo é Liliana Aufiero, neta do fundador, Henrique Lupo.