Dicas

Saiba como potencializar a produção de endorfina

A endorfina é um hormônio que traz benefícios para o corpo humano

Foto: Nappy.com/Creative Commons
Mulher no telefone
Existem outros hormônios que agem na sensação de felicidade: serotonina, dopamina e ocitocina

Em tempos tão tristes como estes vividos pela pandemia, é necessário mudar o foco e encontrar pequenos prazeres em meio a um tempo tão difícil. O Dia Mundial da Felicidade, celebrado ontem, sexta-feira, 19 de março, sugere mudar o foco e colocar a endorfina para fazer sua parte no corpo.

Sabe aquela maravilhosa sensação de bem-estar, alegria, bom humor e satisfação? Ela é causada pela endorfina, aquele hormônio maravilhoso que traz este e outros benefícios para o corpo humano. A fisiologista Débora Garcia explica como é possível potencializar a produção deste hormônio, o que é uma receita perfeita para superar momentos difíceis como este da pandemia.

Segundo a especialista, a endorfina é um hormônio, produzido pela hipófise no cérebro. O nome vem de endo (dentro) morfina (um analgésico natural). 

"Ela possui diversos efeitos no metabolismo que ainda precisam ser mais estudados, “mas o que já sabemos é poder analgésico dela, traz sensação de bem estar, conforto, bom humor e alegria e ainda outros que são atribuídos a ela, mas pouco se fala que são: diminuir desconforto muscular, tem função na memória e aprendizado, no apetite, no ciclo menstrual entre outros", diz a especialista.

Porém, é preciso observar que há fatores que podem inibir sua produção. A fisiologista explica que foi observado em pesquisa científica que o excesso de exercício físico (o overtraining) pode afetar e diminuir a liberação da endorfina.

"Sem exageros, existem alguns hábitos que ajudam a liberar a produção deste hormônio da forma correta.  A atividade física praticada de maneira correta; a meditação é uma grande aliada para quem deseja esta sensação de bem-estar; dar risadas e sorrir espantam a tristezae comer chocolate em quantidades moderadas e ter relações sexuais também estão nessa lista”, orienta.

Existem outros hormônios que agem na sensação de felicidade: serotonina, dopamina e ocitocina. A dopamina é um neurotransmissor que nos traz a sensação de prazer. E  pode ter grande relação com motivação, pela sua função no mecanismo de recompensa no cérebro. Quando se coloca uma meta  e se esfora para alcançá-la, a dopamina é liberada.

Já a serotonina é um neurotransmissor do bem-estar e prazer, regulação do apetite, inibe a ira, a agressividade, tem relação com o humor e com o sono, está ligada a felicidade. Ter nívei equilibrados de serotonina auxiliam a evitar a depressão.

Por último, a ocitocina, é liberada, na gravidez e tem papel importante para facilitar o parto e a amamentação. Conhecida como hormônio do amor, pois age para a melhora do humor, da interação social, diminuição da ansiedade e aumento da ligação entre parceiros, este hormônio é capaz de diminuir a agressividade, deixando-o o ser-humano mais amável, generoso e social.