Comportamento

3 dicas para que você evite ser um "cancelador" nas redes sociais

Rejeição a Karol Conká acende discussão sobre linchamento virtual

Foto: Pixabay/Creative Commons
O linchamento virtual pode levar a transtornos psicológicos

Cancelar é o termo utilizado por usuários da web para definir o ato coletivo de reprovar e boicotar personalidades famosas (e até mesmo desconhecidas) que tenham atitudes consideradas moralmente erradas. Em outras palavras, é a nova forma de se referir ao linchamento virtual, prática que não só prejudica a carreira e reputação, como também afeta seriamente a saúde mental do cancelado e pode levar a transtornos psicológicos como ansiedade e depressão. 

O caso mais recente é da cantora e apresentadora Karol Conká, participante do Big Brother Brasil 21, que saiu ontem (23) do programa com rejeição de recorde de 99,17% por suas falas e comportamento de “canceladora” com outros participantes, o mesmo que ocorre aqui com ela. Mesmo antes de sua saída, Karol já tinha perdido mais de 200 mil seguidores e impacto negativo financeiro avaliado em cerca de R$ 5 milhões, somando shows, aparições em programas e posts patrocinados suspensos ou cancelados.  

Para o terapeuta do Zenklub, Diego Prade, o julgamento moral sempre existiu, mas com o virtual as pessoas expressam mais aquilo que de fato pensam, sentem e rejeitam, sem filtro e em seu modo mais bruto. “O ser humano não é totalmente bom ou totalmente ruim, por isso, cancelar é uma forma de desumanização, você pega uma parte de algo que ela fez e passa a julgar somente com base naquele recorte de uma atitude ou de um período”, analisa. 

Para não endossar a prática, tão prejudicial para as relações humanas, o especialista cita três dicas simples:

1 Não siga a manada - O posicionamento de uma figura de liderança e o consenso coletivo sobre determinado assunto ou pessoa certamente pauta a nossa opinião. No entanto, não é porque muita gente ache aceitável que você, indivíduo, tenha que achar e repetir o comportamento sem questionar.

Por isso, antes de comentar sobre um tema que você não tenha conhecimento aprofundado, pesquise.  Além disso, respeite o espaço e as redes sociais do outro.

2 Saia da sua bolha - Em um momento de polarização como o que vivemos, fica cada vez mais difícil se permitir conhecer e se surpreender com outras pessoas, até porque saber lidar com as diferenças é parte fundamental para a construção do respeito. Para isso, um bom exercício prático é conversar, ao menos uma vez por semana, com uma pessoa nova. A menos que o motivo de discordância implique em questões fundamentais, como o direito do outro de existir, vale a pena sair da chamada “câmara de eco”, expressão usada para se referir a diálogos em que só é possível ouvir a si mesmo. 

3 Pratique a escuta empática - No processo do diálogo com o outro, ter a capacidade de escutar é imprescindível para entender que há outras formas de ver o mundo. Pequenas mudanças de atitude numa conversa, como ouvir sem interromper, não falar sobre si, perguntar mais do que interpretar e procurar não aconselhar, podem facilitar o entendimento do próximo e contribuem para deixar sempre o diálogo em aberto.

Afinal, se colocar no lugar do outro, por mais difícil que seja em algumas situações, é o caminho para uma sociedade com mais respeito e com relações humanas mais saudáveis. 

Karol Conká foi a quarta eliminada no paredão do "Big Brother Brasil 21" com 99,17% dos votos. Ele disputava a eliminação desta terça-feira (23) com Gilberto (0,29%) e Arthur (0,54%).

Ao sair do confinamento, Karol participou do Bate-Papo BBB com Ana Clara. Durante a conversa, falou com a apresentadora sobre os confinados que seguem no Big Brother Brasil, avaliou sua participação no jogo e afirmou estar aliviada e feliz após sua participação no programa. Ela também deixou um recado para o público:

"Me desculpem. Estou arrependida do que fiz, sim. Tenho a cara de pau de reconhecer meu erro. Mas tenho também disposição de arrumar. Me descancelem, por favor. Me deem uma chance de melhorar, porque o mundo não vai evoluir com a gente cancelando todo mundo e reduzindo as pessoas a um momento de vulnerabilidade".

O que ela fez no BBB

Em 29 de janeiro de 2021, um comentário feito por Karol desagradou internautas, principalmente os nordestinos. Dentro da casa do Big Brother Brasil, a cantora falou sobre o comportamento da parceira de confinamento Juliette Freire, que é de Campina Grande, Paraíba. Características de Juliette como a forma que se expressa, o fato de usar o tom de voz alto e tocar nas pessoas, foram mencionadas por Conká.

Em 1 de fevereiro de 2021, outra fala de Karol também foi criticada durante uma conversa com Lucas Penteado. Lucas havia dito que o melhor amigo dele era Deus. Com isso Karol disse: "e onde é que tava o seu melhor amigo no seu momento de loucura?”. Essa fala de Karol foi bastante criticada nas redes sociais.

Durante um almoço no dia 1 de fevereiro de 2021, mais uma vez, Karol Conká se envolveu em uma outra polêmica contra Lucas Penteado. Lucas se juntou com os outros participantes no VIP e foi mal recebido por Karol. Ao ficar de costas da mesa, Karol teria dito a Lumena e Pocah que jogaria água em Lucas se ele falasse algo. Entre outras falas da cantora que fizeram o rapaz se retirar. No mesmo dia, Karol conversava com Kerline enquanto Lucas Penteado observava a conversa. Imediatamente, a rapper se virou contra ele e disse: "Você não olha pra mim, cara! Não olha pra mim! Vira essa bosta dessa cara pra lá!".

O delegado Bruno de Lima, de São Paulo, comentou nas redes sociais que entraria em contato com a família de Lucas para tomar as medidas necessárias, apontando que os ataques configuram crime de injúria. Em 3 de fevereiro, a assessoria de Lucas informou que irá abrir um processo contra Karol, por conta das agressões verbais.

Em 3 de fevereiro de 2021, novamente, Karol Conká se envolveu em outra polêmica, quando se deitou ao lado de Arcrebiano Araújo na área externa da casa e estava insistindo para que eles iniciassem um namoro. Muitos internautas apontaram as atitudes da cantora como assédio, já que mostra que o modelo está visivelmente incomodado. Além disso, a família do modelo emitiu uma nota afirmando repudiar comportamento invasivo.

Karol Conká teve um desentendimento com a atriz Carla Diaz, outra participante do BBB21. O fato ocorreu no dia 7 de fevereiro, quando a rapper disse que a atriz estava interessada em Arcrebiano, seu affair no programa. A cantora ameaçou dar uma "voadora" na atriz. Na ocasião afirmou: "Lá fora eu encontro ela. Lá fora o bagulho é outro. Aqui eu não posso”. E continuou: "Para eu ser expulsa daqui eu sei que eu tenho que agredir ela. Então se precisar, eu agrido, só para me tirarem dessa porra. Que eu não vou ficar aqui".

O que ela perdeu

Como consequência de suas atitudes, a cantora foi suspensa do Festival Rec-Beat. Dessa forma, o material gravado não será exibido no festival. A cantora também teve sua participação cancelada no Festival Rock The Mountain.

Por causa de seu comportamento, o canal GNT anunciou que suspendeu a exibição do programa "Prazer, Feminino".

Como resultado da repercussão das atitudes da cantora no reality show, parte do cenário brasileiro do rap se manifestou em relação à Karol, com a imagem abalada, alguns membros se sentiram à vontade para expor, explicitamente ou por meio de indiretas, que o comportamento da cantora sempre deixou a desejar.

Um exemplo disso são os tweets do DJ Zegon, que atualmente faz parte do grupo de música eletrônica Tropkillaz, ao lado do também DJ e produtor André Laudz. Tropkillaz é parceiro de Karol Conká em três de seus maiores sucessos: "Tombei", "Lalá" e "É o poder". E DJ Nave produziu o primeiro disco dela, "Batuk Freak". Os artistas foram omitidos dos créditos das músicas e do álbum nos canais da cantora no Spotify e no YouTube. Foi apurado que a cantora retirou as citações a Tropkillaz e de DJ Nave após desentendimentos com os artistas.

Uma ex-empresária de Karol, Drica Lara, que é esposa de DJ Nave, afirma que trabalhou por cinco anos com Karol, mas que passou por anos de “perseguição”, foi “aniquilada profissionalmente” e “difamada”. A empresária diz que chegou a entrar em depressão após ser perseguida pela cantora. A rapper Flora Matos disse que o comportamento de Karol não é exclusivo ao que se pode observar no BBB21, pois suas ações foram responsáveis pela decisão de Flora de se afastar de Karol.