A vigésima primeira edição do Big Brother Brasil tem colocado em destaque a Cultura do Cancelamento. A prática consiste em “cancelar” o participante que não corresponde às expectativas do coletivo, que, por consequência, passa a ignorar, excluir, isolar e etc essa pessoa.
Do lado de fora da casa, quem assiste ao programa também tem entrado no jogo e feito o cancelamento pelas redes sociais, ou seja, deixando de seguir os participantes e deixando de curtir suas publicações.
A DesbravaData, startup especializada em monitoramento de dados em ambiente digitalz em parceria com Tubelab, empresa especialista em marketing de influência, em fez um levantamento dos perfis dos participantes em datas diferentes: antes do programa, no dia seguinte à primeira festa, no dia da indicação para o paredão e na primeira eliminação.
“A gente percebe que o público está participando do modo que pode, curtindo ou deixando de curtir, expondo a opinião através das redes sociais”, afirmou Fred Furtado, CEO da Tubelab.
A rapper Karol Conká perdeu mais de 300 mil seguidores no Instagram desde o início do programa devido às posturas que está tendo dentro da casa, tratando outros participantes com arrogância, falta de educação e respeito.
Além dos telespectadores que estão incomodados com a participação da artista no BBB alguns músicos como Emicida e outros influenciadores se posicionam publicamente contra as atitudes de Karol Conká, mostrando desilusão. E para agravar a questão da imagem da rapper sua ex-empresária tornou pública a história sobre o tratamento que recebia da cantora e o quanto isso abalou a carreira e a saúde da empresária.
A cantora Anitta foi uma das pessoas que deixou de seguir Karol Conká no Instagram.
A jornalista especializada em mídias sociais Patrícia Andrade Ladeira analisa a atual cultura de cancelamento de pessoas nas mídias sociais e o case de Karol Conká. Patrícia Andrade Ladeira é fã do BBB e faz questão de acompanhar as edições do programa, sempre com um olhar crítico de quem trabalha com a imagem de pessoas públicas e marcas.
Patrícia Andrade Ladeira declara: "Karol Conká está ensinando como destruir sua imagem em três cenas. E provavelmente está achando que está lacrando aqui fora. O programa atinge um público enorme e heterogêneo, com muitas pessoas que não conheciam ainda a rapper e sua história, e que começaram a seguir por causa da participação no programa e após os episódios protagonizados por Karol na casa estão deixando de seguir".
A profissional conclui que "ela também perde seguidores que já acompanhavam sua carreira e que estão chocados com a forma como ela tem se mostrado no BBB".
Além do caso de Karol Conká tem também a questão da imagem de Lucas Penteado, abalada pela confusão no programa e o rompimento do contrato da assessoria de imprensa que estava trabalhando para o ator, alegando que as atitudes dele não estão de acordo com o posicionamento da agência.
"Vivemos em uma sociedade que valoriza demais a imagem que transmitimos via mídias sociais como se fôssemos apenas aquilo que postamos e quando as imagens que compartilhamos não correspondem aquilo que nossos seguidores acreditam ser o correto é inevitável o cancelamento e a perda de seguidores", analisa Patrícia Andrade Ladeira.
A sabedoria popular diz que a primeira impressão é a que fica e no caso de participantes de reality shows como Big Brother Brasil a exposição da imagem vai sendo construída dia após dia através dos comportamentos e atitudes apresentados ao longo do programa, mas a primeira impressão fica marcada e quando é negativa o trabalho para reverter a situação é missão quase impossível e necessita de consultoria especializada.
Além do cancelamento popular e os danos em relação a imagem Karol Conká já perdeu trabalhos e dinheiro com seu posicionamento dentro da casa e se continuar com a mesma postura provavelmente perderá outros negócios.
Os resultados chamam a atenção: enquanto alguns participantes estão crescendo exponencialmente o número de seguidores, como a Juliette, que passou de 146,349 para 2.500,00, outros estão vendo os números despencando, como a cantora Karol: 1.684,107 para 1.400,00.
Confira a lista completa (data: 21/jan / 27/jan / 31/jan / 02/fev)
Gil
-- 52.349
-- 259.490
-- 803.676
-- 1.000.000
Kerline
-- 154.735
-- 222.882
-- 346.296
-- 442.000
Rodolfo
-- 1.472.172
-- 1.560.924
-- 2.100.000
-- 2.700.000
Karol
-- 1.684.107
-- 1.764.135
-- 1.838.330
-- 1.400.000
João Pedro
-- 73.437
-- 111.833
-- 196.719
-- 243.000
Juliette
-- 146.349
-- 399.161
-- 1.202.881
-- 2.500.000
Lucas Koka
-- 312.745
-- 476.593
-- 674.713
-- 1.900.000
Lumena
-- 93.972
-- 170.317
-- 215.705
-- 179.000
Nego Di
-- 1.187.000
-- 1.262.900
-- 1.377.445
-- 1.390.000
Pocah
-- 11.711.232
-- 11.963.466
-- 12.293.443
-- 12.441.405
Projota
-- 3.051.001
-- 3.289.207
-- 3.905.849
-- 4.400.000
Sarah
-- 64.400
-- 109.262
-- 264.209
-- 1.500.000
Thais
-- 87.170
-- 257.487
-- 579.039
-- 820.000
Viih Tube
-- 16.390.887
-- 16.588.262
-- 16.846.915
-- 17.000.000
Caio
-- 77.159
-- 212.579
-- 1.296.812
-- 1.900.000
Arthur
-- 241.304
-- 322.676
-- 591.959
-- 945.000
Bil
-- 113.530
-- 193.050
-- 441.543
-- 660.000
Carla Diaz
-- 3.168.799
-- 3.353.059
-- 3.654.623
-- 4.300.000
Fiuk
-- 1.530.574
-- 2.042.019
-- 2.419.876
-- 2.345.115