Olá, este é o podcast Curta de Casa. Neste último episódio do ano do Curta, que nasceu em janeiro como Saia de Casa e por motivos que o mundo todo conhece se transformou em Curta de Casa, muita música para transmutar as dificuldades em esperança, previsões da astrologia, do tarô e dos búzios e notícias boas, que nunca são demais! Vambora?
***
Estamos em tempo de repensar, reorganizar... e investir em novos caminhos. E olha aqui uma boa ideia, quem sabe para um novo começo: Salvador recebe em janeiro o curso Avançado de Tecnologia Cervejeira do conceituado Instituto da Cerveja Brasil (ICB) que acontece em parceria com o pessoal da Sivuplê Comunicação para o segmento de bares e restaurantes.
Com profissionais super renomados, o curso terá certificação internacional da respeitada Universidade alemã de Weihenstephan.
Saiba mais na reportagem de Iven Vit.
***
Se alguém que esteja ouvindo o Curta de Casa agora tiver passado pelo bairro do Comércio, aqui em Salvador, nos últimos dias, ou teve acesso a alguma postagem nas redes sociais, deve estar se perguntando o que são aquelas obras de arte em plena rua... E é justamente isso, o RUA – Roteiro Urbano de Arte, projeto da Fundação Gregório de Mattos/Prefeitura de Salvador, que pretende transformar o Comércio em uma galeria a céu aberto. Eu estou completamente apaixonada...
***
Valeu, Roberto Aguiar, nosso parceiro da revista Sobrado.
O Curta de Casa agora é também parceiro da Rádio Nova da Língua Portuguesa, feita por lusófonos de todos os cantos do mundo. E nós convidamos nossos parceiros a contar como é a virada do ano onde eles estão. Portugal respondeu com entusiasmo.
Começamos com Antônio Cunha, que hoje mora em Salvador, com quem a gente começou toda esta parceria com o Curta de Casa, que fala da dureza, mas também dos benefícios do mergulho no mar gelado na virada do ano.
***
Só de pensar eu morro de frio. Hora de saber o que a astrologia revela para 2021. O Curta de Casa ouviu Cristina Tolentino, carioca com forte ligação com a Bahia, astróloga, terapeuta Junguiana, professora de astrologia, mãe, avó, amante do céu e dos estudos que a levam a entender melhor a alma humana.
E vamos mais uma vez saber como nossos irmãos de língua portuguesa viram o ano. Desta vez ouvimos a empresária Eveline Brigham, que mora em Lisboa, tem ascendência cabo verdiana, mas é natural do Uíge, em Angola, e já viveu em vários locais lusófonos, incluindo em Goa.
***
Ai, as águas quentes da Bahia. Derreti...Minha terra é abençoada ...Gente criativa é muito legal né...
O curta-metragem "Maratonista de Quarentena", dos produtores audiovisuais Karol Azevedo e Eduardo Tosta, é uma prova de como se pode criar com poucos recursos, em pouco tempo, mas com muitas ideias na cabeça.
A reportagem é de Francisco Artur.
Veja o curta "Maratonista de Quarentena"
Maratonista de Quarentena (Curta-metragem) from Eduardo Tosta on Vimeo.
***
Outro cara muito criativo é o cantor Pessoa, que acabou de lançar o single “Ô Laura”. Na música, Pessoa canta sobre a superação da crise gerada pela pandemia. O Curta de Casa foi ouvi-lo.
Ouça
"Ô Laura!"
***
Agora a gente ouve Murilo Guimarães, que é tarólogo e astrólogo. Ele trabalha com as cartas numa vertente terapêutica, ajuda as pessoas a acessarem o seu eu mais profundo e a encontrarem respostas para dilemas paralisantes. Baiano residente em Lisboa, é também antropólogo, poeta e músico.
Murilo mantem o perfil MuriloTarólogo no Instagram, e o canal Youtube.com/MuriloGuimaraes, onde posta conteúdo variado sobre Tarô e Astrologia.
***
E agora ouvimos nosso irmão lusitano José Nunes Pereira, da cidade do Porto, mas que vive aqui e preserva as tradições natalinas portuguesas.
***
Assinado por personalidades como Carlinhos Brown, Fernanda Takai, Márcio Canuto. Mauricio de Sousa, Daiane dos Santos e Mario Sergio Cortella, o livro "Amor Raro" reúne histórias de famílias que convivem com uma doença rara, a Distrofia Muscular de Duchenne (DMD).
O livro “Amor Raro” é uma iniciativa liderada pela Sarepta Farmacêutica, líder em medicina genética de precisão.
Toda a renda arrecadada com os exemplares será revertida para a Aliança Distrofia Brasil, instituição referência no apoio a pacientes com distrofias musculares no país.
Em “Amor Raro” Carlinhos Brown, Daiane dos Santos, Fernanda Takai, Márcio Canuto, Mario Sergio Cortella e Mauricio de Sousa emprestam seu talento para narrar histórias de famílias que convivem com a Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) e contornam barreiras diárias para oferecer às crianças mais qualidade de vida e tempo para se desenvolver de forma saudável e segura. Karina Hamada Iamasaqui Züge, presidente da Aliança Distrofia Brasil fala da importância desta iniciativa.
O projeto inédito foi desenvolvido em parceria com a Agência de Narrativas Construtores de Memória e reúne histórias emocionantes de crianças com a doença rara que, apesar de ainda não ter cura, pode ser diagnosticada de forma simples, ainda na primeira infância, possibilitando aos pacientes a oportunidade de uma vida mais longa e saudável, com tratamento multidisciplinar e orientações individualizadas.
Liliane Godoy, mãe do Lucas, Davi, e Samuel diz o quanto o livro pode ajudar a pais e crianças.
***
Para que o livro surgisse, os seis artistas passaram o dia ao lado das famílias para que pudessem entrevistá-las. Os encontros, registrados com a sensibilidade das fotos de Lailson Santos, a intensidade dos textos e a criatividade das ilustrações de Maurício de Souza, deram vida ao Amor Raro. Para saber mais e contribuir com a causa acesse o site distrofiabrasil.org.br.
Lindo, não é? Isso muda o mundo...
E por falar em Carlinhos Brown, ele acabou de lançar a música “Naraiana”, em mais uma parceria internacional com Chico Castillo, ex-vocalista do lendário grupo cigano Gipsy Kings.
***
Agora, a previsão de Fábio D'Oxum, que é sacerdote umbandista, responsável pelo Centro de Umbanda Caboclo Taperoá.
***
Que linda conjunção, Oxalá e Oxum. Me sinto rodeada de amor... E vamos ao depoimento de Isabel Lousada, que está em Lisboa e conta de maneira muito interessante a azáfama que pode tomar conta dos últimos instantes do ano se a gente não tomar cuidado...
***
E para encerrar o último Curta de Casa do ano trago aqui de presente um single que o músico, cantor e compositor Daniel Man fez, com a colaboração de muitas mãos. Daniel Man fala pra gente.
***
Desejando a todo mundo um 2021 cheio de saúde, paz, prosperidade, amor, harmonia, equilíbrio, perseverança, sonhos e realizações, eu e as equipes do podcast Curta de Casa e do site LEIAMAISba nos despedimos pra voltar firmes na tarefa de fazer jornalismo que contribui para um mundo melhor.
Fiquem com Vidrinho ou Do Outro Lado do Vidrinho ou Como ´é que Faz para Esperar, composição de Daniel Man com um monte de gente bacana.
Feliz Ano Novo!