Comportamento / Música

Curta de Casa: ouça as previsões para 2021 (do tarô aos búzios)

Assine (é de graça) os podcasts Bom pra Saúde, Pelo Nordeste e Curta de Casa (no Spotify, Apple e Deezer)

Foto: Alina Vilchenko/Pexels/Creative Commons

Olá, este é o podcast Curta de Casa. Neste último episódio do ano do Curta, que nasceu em janeiro como Saia de Casa e por motivos que o mundo todo conhece se transformou em Curta de Casa, muita música para transmutar as dificuldades em esperança, previsões da astrologia, do tarô e dos búzios e notícias boas, que nunca são demais! Vambora?

***

Estamos em tempo de repensar, reorganizar... e investir em novos caminhos. E olha aqui uma boa ideia, quem sabe para um novo começo: Salvador recebe em janeiro o curso Avançado de Tecnologia Cervejeira do conceituado Instituto da Cerveja Brasil (ICB) que acontece em parceria com o pessoal da Sivuplê Comunicação para o segmento de bares e restaurantes.

Com profissionais super renomados, o curso terá  certificação internacional da respeitada Universidade alemã de Weihenstephan. 

Saiba mais na reportagem de Iven Vit.

Clique no Play para ouvir a reportagem sobre o curso de tecnologia cervejeira (a partir de 1 minuto 6 segundos)

***

Se alguém que esteja ouvindo o Curta de Casa agora tiver passado pelo bairro do Comércio, aqui em Salvador, nos últimos dias, ou teve acesso a alguma postagem nas redes sociais, deve estar se perguntando o que são aquelas obras de arte em plena rua... E é justamente isso, o RUA – Roteiro Urbano de Arte, projeto da Fundação Gregório de Mattos/Prefeitura de Salvador, que pretende transformar o Comércio em uma galeria a céu aberto. Eu estou completamente apaixonada... 

Clique no Play para ouvir a reportagem sobre o Roteiro Urbano de Arte (a partir de 4 minutos 3 segundos)

***

Valeu, Roberto Aguiar, nosso parceiro da revista Sobrado. 

Curta de Casa agora é também parceiro da Rádio Nova da Língua Portuguesa, feita por lusófonos de todos os cantos do mundo. E nós convidamos nossos parceiros a contar como é a virada do ano onde eles estão. Portugal respondeu com entusiasmo.

Começamos com Antônio Cunha, que hoje mora em Salvador, com quem a gente começou toda esta parceria com o Curta de Casa, que fala da dureza, mas também dos benefícios do mergulho no mar gelado na virada do ano.

Clique no Play para ouvir sobre os benefícios do mergulho no mar gelado (a partir de 6 minutos 47 segundos)

***

Só de pensar eu morro de frio. Hora de saber o que a astrologia revela para 2021. O Curta de Casa ouviu Cristina Tolentino, carioca com forte ligação com a Bahia, astróloga, terapeuta Junguiana, professora de astrologia, mãe, avó, amante do céu e dos estudos que a levam a entender melhor a alma humana.

Clique no Play para ouvir as previsões de Cristina Tolentino para 2021 (a partir de 8 minutos 25 segundos)
 
***

E vamos mais uma vez saber como nossos irmãos de língua portuguesa viram o ano. Desta vez ouvimos a empresária Eveline Brigham, que mora em Lisboa, tem ascendência cabo verdiana, mas é natural do Uíge, em Angola, e já viveu em vários locais lusófonos, incluindo em Goa.

Clique no Play para ouvir a empresária portuguesa Eveline Brigham (a partir de 10 minutos 56 segundos)

***

Ai, as águas quentes da Bahia. Derreti...Minha terra é abençoada ...Gente criativa é muito legal né...

O curta-metragem "Maratonista de Quarentena", dos produtores audiovisuais Karol Azevedo e Eduardo Tosta, é uma prova de como se pode criar com poucos recursos, em pouco tempo, mas com muitas ideias na cabeça.

A reportagem é de Francisco Artur.

Clique no Play para ouvir a reportagem sobre cinema (a partir de 12 minutos 15 segundos)

Veja o curta "Maratonista de Quarentena"

Maratonista de Quarentena (Curta-metragem) from Eduardo Tosta on Vimeo.

***

Outro cara muito criativo é o cantor Pessoa, que acabou de lançar o single “Ô Laura”. Na música, Pessoa canta sobre a superação da crise gerada pela pandemia. O Curta de Casa foi ouvi-lo.

Clique no Play para ouvir Pessoa falando sobre o single 'Ô Laura' (a partir de 14 minutos 49 segundos)

Ouça
"Ô Laura!"

***

Agora a gente ouve Murilo Guimarães, que é tarólogo e astrólogo. Ele trabalha com as cartas numa vertente terapêutica, ajuda as pessoas a acessarem o seu eu mais profundo e a encontrarem respostas para dilemas paralisantes. Baiano residente em Lisboa, é também antropólogo, poeta e músico.

Murilo mantem o perfil MuriloTarólogo no Instagram, e o canal Youtube.com/MuriloGuimaraes, onde posta conteúdo variado sobre Tarô e Astrologia.

Clique no Play para ouvir as previsões de Murilo Guimarães para 2021 (a partir de 16 minutos 59 segundos)

***

E agora ouvimos nosso irmão lusitano José Nunes Pereira, da cidade do Porto, mas que vive aqui e preserva as tradições natalinas portuguesas.

Clique no Play para ouvir o português José Nunes Pereira (a partir de 19 minutos 47 segundos)

***

Assinado por personalidades como Carlinhos Brown, Fernanda Takai, Márcio Canuto. Mauricio de Sousa, Daiane dos Santos e Mario Sergio Cortella, o livro "Amor Raro" reúne histórias de famílias que convivem com uma doença rara, a Distrofia Muscular de Duchenne (DMD).

O livro “Amor Raro” é uma iniciativa liderada pela Sarepta Farmacêutica, líder em medicina genética de precisão.

Toda a renda arrecadada com os exemplares será revertida para a Aliança Distrofia Brasil, instituição referência no apoio a pacientes com distrofias musculares no país.

Em “Amor Raro” Carlinhos Brown, Daiane dos Santos, Fernanda Takai, Márcio Canuto, Mario Sergio Cortella e Mauricio de Sousa emprestam seu talento para narrar histórias de famílias que convivem com a Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) e contornam barreiras diárias para oferecer às crianças mais qualidade de vida e tempo para se desenvolver de forma saudável e segura. Karina Hamada Iamasaqui Züge, presidente da Aliança Distrofia Brasil fala da importância desta iniciativa.

O projeto inédito foi desenvolvido em parceria com a Agência de Narrativas Construtores de Memória e reúne histórias emocionantes de crianças com a doença rara que, apesar de ainda não ter cura, pode ser diagnosticada de forma simples, ainda na primeira infância, possibilitando aos pacientes a oportunidade de uma vida mais longa e saudável, com tratamento multidisciplinar e orientações individualizadas.

Liliane Godoy, mãe do Lucas, Davi, e Samuel diz o quanto o livro pode ajudar a pais e crianças.

Clique no Play para ouvir Liliane Godoy falando sobre o livro 'Amor Raro' (a partir de 21 minutos 49 segundos)

***

Para que o livro surgisse, os seis artistas passaram o dia ao lado das famílias para que pudessem entrevistá-las. Os encontros, registrados com a sensibilidade das fotos de Lailson Santos, a intensidade dos textos e a criatividade das ilustrações de Maurício de Souza, deram vida ao Amor Raro. Para saber mais e contribuir com a causa acesse o site distrofiabrasil.org.br.

Lindo, não é? Isso muda o mundo...

E por falar em Carlinhos Brown, ele acabou de lançar a música “Naraiana”, em mais uma parceria internacional com Chico Castillo, ex-vocalista do lendário grupo cigano Gipsy Kings.

***

Agora, a previsão de Fábio D'Oxum, que é sacerdote umbandista, responsável pelo Centro de Umbanda Caboclo Taperoá.

Clique no Play para ouvir as previsões de Fábio D'Oxum para 2021 (a partir de 25 minutos 19 segundos)

***

Que linda conjunção, Oxalá e Oxum. Me sinto rodeada de amor... E vamos ao depoimento de Isabel Lousada, que está em Lisboa e conta de maneira muito interessante a azáfama que pode tomar conta dos últimos instantes do ano se a gente não tomar cuidado...

Clique no Play para ouvir Isabel Lousada (a partir de 27 minutos 4 segundos)

***

E para encerrar o último Curta de Casa do ano trago aqui de presente um single que o músico, cantor e compositor Daniel Man fez, com a colaboração de muitas mãos. Daniel Man fala pra gente.

Clique no Play para ouvir o compositor Daniel Man (a partir de 28 minutos 57 segundos)

***

Desejando a todo mundo um 2021 cheio de saúde, paz, prosperidade, amor, harmonia, equilíbrio, perseverança, sonhos e realizações, eu e as equipes do podcast Curta de Casa e do site LEIAMAISba nos despedimos pra voltar firmes na tarefa de fazer jornalismo que contribui para um mundo melhor.

Fiquem com Vidrinho ou Do Outro Lado do Vidrinho ou Como ´é que Faz para Esperar, composição de Daniel Man com um monte de gente bacana.

Feliz Ano Novo!