Comportamento / Livros

Ubu lança Pele negra, máscaras brancas, o maior clássico de Frantz Fanon

Em novembro, mês da Consciência Negra

Foto: Divulgação
Literatura
Em pré-venda no site da Ubu a partir de 16/11

Primeiro livro de Frantz Fanon, Pele negra, máscaras brancas é um dos textos mais influentes dos movimentos de luta antirracista desde sua publicação, em 1952.

Logo de início, se apresenta como uma interpretação psicanalítica da questão negra, tendo como motivação explícita desalienar pessoas negras do complexo de inferioridade que a sociedade branca lhes incute desde a infância.

Assim, descortina os mecanismos pelos quais a sociedade colonialista instaura, para além da disparidade econômica e social, a interiorização de uma inferioridade associada à cor da pele – o que o autor chama de "epidermização da inferioridade". Não se compreende a questão negra fora da relação negro-branco.

Com erudição, Fanon articula conceitos da filosofia, psicanálise, psiquiatria e antropologia, e autores como Hegel, Sartre, Lacan, Freud e Aimé Cesaire (referência literária, intelectual e política que perpassa toda a obra), numa notável linguagem poética, que nos conduz a uma reflexão sobre sua relação com o tema.  

Um dos principais efeitos da leitura da obra – diz o professor e pesquisador Deivison Faustino no posfácio a esta edição – é fazer leitores e leitoras se descobrirem, seja em sua vulnerabilidade e desamparo, seja angustiados sob a consciência de seus pecados, ou ainda como demônios que impõem sofrimento e dominação a outros, mesmo que a princípio se vejam como anjos.

Em um momento de ampliação da luta antirracista e conscientização e incorporação de brancas e brancos a essa luta, este livro continua sendo transformador, em busca de uma sociedade realmente livre e igualitária.

"O que resta a ser dito depois de um livro como este? Após o percurso visceral de autorreflexão filosófica e 'descida ao verdadeiro inferno' que ele proporciona, talvez o mais sensato fosse fechá-lo por um instante, respirar fundo e, tal como os sobreviventes de uma explosão apocalíptica que ainda nem aconteceu, tatear dentro e ao redor de nós mesmos para aferir o tamanho do estrago."

Deivison Faustino

Edição da Ubu de Pele negra, máscaras brancas inclui prefácio da artista e ativista Grada Kilomba, posfácio do professor e pesquisador Deivison Faustino, e textos complementares do intelectual e ativista Francis Jeanson, do crítico e professor de Harvard Homi K. Bhabha e do historiador Paul Gilroy.

Pele negra, máscaras brancas
Frantz Fanon
tradução Sebastião Nascimento, com colaboração de Raquel Camargo 
prefácio Grada Kilomba | posfácio Deivison Faustino
textos complementares Francis Jeanson, Homi K. Bhabha, Paul Gilroy
brochura, 320 pp.
preço de capa: R$ 69,90

Livro a ser lançado no Circuito Ubu.
Em pré-venda no site da Ubu a partir de 16/11.
Lançamento oficial em 19/11.