Comportamento / Saúde

Rede de apoio terapêutico é criada para atender a adolescentes e jovens adultos

A proposta é oportunizar recursos psicológicos e somáticos para reduzir o estresse e a ansiedade

Foto: Divulgação
Comportamento
Laura Campos

A psicóloga Danúzia Lopes e a terapeuta somática Laura Campos criaram o RAPP – Rede de Apoio Psicológico Somático, um ambiente de colaboração afetiva, trocas e conexão.

A proposta é oportunizar recursos psicológicos e somáticos para reduzir o estresse e a ansiedade, e poder reconhecer a potência de gerar estados de calma, segurança e bem-estar numa parcela da população que embora esteja fora dos grupos de risco, enfrenta os mesmos desafios, mas não tem ainda a vivência  para encará-los de maneira mais serena : os jovens de 15 a 25 anos de idade.

As duas profissionais que têm larga experiência nos campos da psicologia clínica, da terapia de estresse pós-traumático, acreditam que, ao realizar as reuniões virtuais do RAPP podem desenvolver junto com os jovens atendidos,  uma maior reflexão sobre o momento que vivemos, estabelecendo laços que ajudam a fazer contato com o mundo interno e com o outro.

Desta maneira, se cria uma rede de apoio que possibilita, mesmo distantes, que os participantes fiquem próximos e invistam em relacionamentos saudáveis que estimulem o desenvolvimento da habilidade de se sentir confiante e resiliente e que, através desta conexão possam manter um estado de curiosidade inata para a vida e perceber as sensações de segurança nesse momento de incertezas. Contatos para informações e inscrições: 71 99114-8327 / 71 98713-0382.

Sobre as profissionais

Danúzia Lopes - Graduada em Psicologia, com formação em psicólogo, UFBA/1987. Especialista em Psicologia Clínica, título conferido pelo Conselho Regional de Psicologia, sessão BA. Pós graduada em Gestão de Pessoas, UNEB. Formação em técnicas psicoterápicas, abordagem Humanista, Psicocorporal, Transpessoal, Somática: Biossíntese, Terapia Corporal para Crianças e Adolescentes, Dinâmica Energética do Psiquismo, Experiência Somática (SE®), Bodynamic, Terapia Somática para Crianças, Tethahealing e Braianspotting.

Atendimento psicoterápico a crianças, adolescentes e adultos há 30 anos em consultório particular. Supervisão de casos clínicos a psicoterapeutas e terapeutas em Experiência Somática. Coordenação de cursos, workshops, palestras, em instituições públicas e privadas, de saúde e educação (infantil, fundamental, médio, superior). Intervenções a grupos e individuais em situações de emergência como ações preventivas de Transtorno de Estresse Pós Traumático e resolução de traumas em instituições públicas e privadas a crianças, adolescentes e adultos.

Co-fundadora do Projeto Social Mãe da Providência (BA,2011), oferece atendimento gratuito para população vulnerável, vítima de traumas, atuando na equipe de triagem. Participação em congressos, simpósios, mesas redondas, painéis, nacionais e internacionais, apresentando trabalhos e publicando artigos relacionados a estresse, vulnerabilidade e resiliência.

Laura Campos - Formada em Dança com Especialização, Mestrado e Doutorado na linha de Dança. Com formação em Body-Mind Centering (School for Body-Mind Centering), Pilates (Polestar Pilates Education) , Yoga (Ashtanga Vinyasa Yoga), Terapia de Estresse pós-traumático (Somatic Experience - SE), atua como educadora somática do movimento através uma prática de movimento consciente onde propõe uma síntese de toda sua formação em dança e movimento somático.

Neste trabalho ela utiliza princípios somáticos do BMC, respiração e posturas da yoga, o trabalho da função tônica de Hubert Godard/Marcelo Muniz e a dança para conduzir a pessoa a explorar novas formas de mover, dançar e condicionar o corpo saindo do modelo mecânico predominante.

Além do seu trabalho com movimento atua também como terapeuta corporal de estresse pós-traumático através da Experiência Somática e do Soma, uma abordagem que une o SE com os princípios de Função Tônica de Hubert Godard.

Oferece aulas, sessões terapêuticas e workshops no seu Estúdio Via Corpo, no Caminho das Árvores, em Salvador.