Comportamento / Livros

Psicólogo Alexandre Coimbra Amaral lança livro

Por meio de cartas afetivas e repletas de metáforas, ele constrói a narrativa

Psicólogo e terapeuta familiar, de casais e grupos, Alexandre Coimbra Amaral passa seus dias conversando com muita gente sobre os conflitos humanos que deixam rastro de sofrimento e, muitas vezes, são mantidos em segredo por bastante tempo.

Acreditando na capacidade do ser humano em "construir saída para seus labirintos" ao mesmo tempo em que crê na importância do diálogo e na validação dos sentimentos, ele reuniu 14 cartas cujos remetentes são as emoções humanas em seu livro de estreia intitulado Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise, lançado pelo selo Paidós da Editora Planeta. "Se fôssemos um mundo que desse amplo espaço para o dizer das pessoas, talvez os terapeutas fossem menos necessários", ele escreve.

O autor é de um tempo em que as cartas eram parte da aventura de se lidar com a saudade e, desde Central do Brasil, filme ao qual assistiu dezenas de vezes, o tema nunca mais o deixou.

"O filme de Walter Salles me ensinou tanto, que meu inconsciente buscou formas de se expressar por escrito, na profissão mais oral que conheço", ele conta.

A ideia do livro surgiu então da vontade de resgatar destinatários e remetentes, de proporcionar ao leitor um diálogo interior e reflexões sobre dilemas que o atravessam.

Abordando diversos desafios da vida em temas que vão de medo, tristeza, saudade, culpa e ciúme até amor, morte e esperança, as cartas destinadas à alma de quem as lê revisitam as circunstâncias da vida de todos, que provocam dores, dilemas e sensação de desadaptação.

Os desafios são semelhantes, mas as histórias de como cada um os experimenta são únicas.

Com muita empatia, sensibilidade e afeto, Alexandre transforma questões mal ditas em palavras e a experiência de leitura, ativada pelos pensamentos, sentimentos e ações de cada um, faz do leitor a outra metade desse diálogo.

"O silenciamento é o caminho para a dor sem nome, e a palavra é o antídoto do retorno ao bem-estar possível".
 

Trechos do livro 

"É hora de recuperar a potência de ser remetente ou destinatário de cartas que abraçam sem medo; cartas sem vergonha de expressarem o amor, a dúvida, as emoções mais secretas e as histórias mais silenciadas. É hora de fazer das cartas uma contracultura do afeto e da esperança na capacidade de sermos solidários."

Momentos de crise são, neste livro, o motivo de um abraço que nunca se encerra, como acalento da angústia que existirá, como parte da aventura de voltar a despertar para um novo dia.
 

Ficha técnica 
Título: Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise
Autor: Alexandre Coimbra Amaral
Páginas: 192
Preço livro físico: R? 44,90 | Preço e-book: R? 27,90
Editora Planeta | Selo Paidós
 

Sobre o autor - Alexandre Coimbra Amaral é psicólogo, terapeuta familiar, de casais e grupos. Palestrante conhecido nacionalmente, escreve colunas na Revista Crescer e no Portal Lunetas. Foi professor universitário, em cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia. Hoje atua mais como facilitador de diálogos em escolas, empresas, ONGs e instituições de saúde. É psicólogo do programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo.