Comportamento

Curta de Casa: como preparar corpo e mente para voltar à rua

Assine (é de graça) os podcasts Bom pra Saúde e Curta de Casa (no Spotify, Apple e Deezer)

Foto: Oziel Gómez/Pexels/Creative Commons

Olá Este é o podcast Curta de Casa e eu sou Doris Pinheiro. E hoje minha proposta é de que você se prepare em casa para o retorno gradual às atividades externas. Para isso convidei vários profissionais que vão dar toques de como dar aquela guaribada... Mas antes, quero ter uma conversinha de pé de ouvido com você.

Clique no Play e ouça o Curta de Casa

Todo mundo está com medo de sair de casa neste período de pós-quarentena. Ao retomar as atividades, com a flexibilização que começa a acontecer, ainda que tomando todos os cuidados, a gente pode sofrer a chamada “Síndrome da Cabana”, que é o medo excessivo de sair de casa.

Não tem de se sentir mal por isso, nem culpa, nem como se fosse fraqueza, nem nada. Tem de parar e procurar entender os seus sentimentos. O medo do contágio é real, assim como a sensação de vulnerabilidade. Mas como a gente pode lidar com isso?

Profissionais da área de psicologia têm alertado sobre este que é considerado um fenômeno que tem como sintomas a angústia ao sair de casa, medo, ansiedade,  falhas na memória, problemas de concentração, letargia, falta de motivação, muito sono, comportamentos esquivos, compulsão alimentar... Mas também têm sinalizado formas de resolver o problema. Então vamos lá...

Em primeiro lugar, respeite o seu tempo emocional, não se force a superar ou enfrentar o medo de forma instantânea, nem compare o seu tempo com o dos outros. Cada pessoa é de um jeito. E você tem todo o direito de enfrentar este momento à sua maneira.

Lembre das coisas legais que você fazia antes do isolamento, como fazer caminhadas, ir ao cinema, encontrar com amigos e familiares, viajar. Isso condiciona seu cérebro a ir diminuindo progressivamente a resposta ao medo...

Entre em contato real, não virtual, com outras pessoas, seguindo claro, todas as medidas de segurança. Pessoas com as quais você se sinta em segurança e à vontade. Vai ser bom para os dois lados.

Estabeleça momentos para sair de casa, aos poucos. Vá no mercado, na padaria, aproveite para, por exemplo, fazer uma coisa bem positiva para você, como escolher produtos que vão tornar sua alimentação mais saudável.

Se estiver difícil sair assim para o mundo externo, dê passos menores. Lance mão da técnica conhecida como dessensibilização sistemática. Vá primeiro até a porta de casa, depois até a calçada, ande um pouco na sua rua. Vá progressivamente aumentando a distância e se readaptando.

Pare e pense racionalmente sobre o receio que você está sentindo. Determine quais são as medidas que fazem você sentir segurança e siga com elas. E tente sempre se tranquilizar.

Mas se você estiver sentindo muita insegurança, ou estiver tendo crises de ansiedade, procure ajuda profissional. Não é vergonha, não é fraqueza, é uma atitude inteligente  de cuidado consigo mesmo, consigo mesma.

Bom, mas eu prometi que hoje a gente ia dar uma geral né? Então vamos começar pelas unhas dos pés e das mãos. Para isso eu convidei a super manicure, que também é auxiliar de enfermagem, Sandra Medeiros (71 99927-8927 / 98859-7235), que fala ao Curta de Casa agora.

Clique no Play para ouvir Sandra Medeiros (a partir dos 3 minutos 28 segundos)

Sandrinha atende a domicílio com todos os cuidados do mundo, até porque ela é também profissional de saúde.

Uma coisa que eu tenho feito e que me faz um bem danado são os escalda-pés. E é muito simples e barato. Eu esquento a água, coloco sal grosso, enfio os pés e relaxo... O sal melhora a bioeletricidade do corpo o que reduz os níveis de estresse.

Você pode sofisticar à vontade. Colocar óleos essenciais, bolinhas de gude para ficar pisando e fazendo massagem, dar uma boa esfoliada, lixar e tirar as peles mortas, depois hidratar. Mas o que importa mesmo é que você curta!

A gente fala do novo normal, novo normal, mas o que é que isso significa mesmo ? Googlei aqui e ali e encontrei coisas muito interessantes sendo ditas a respeito do novo normal. Vamos saber o que fala, por exemplo, a professora Maria Aparecida Rhein Schirato, doutora e mestra pela Universidade de São Paulo, docente do Insper, que é uma instituição sem fins lucrativos, dedicada ao ensino e à pesquisa. Muito porreta, dizemos aqui nas bandas da Bahia.

A professora Maria Aparecida coloca vários pontos importantes. Diz que o ser humano sempre buscou segurança. Isso é algo instintivo e que o novo, de alguma forma, desinstala a gente do que a gente já conhece, e nos coloca em um padrão de vida ao qual não pertencemos ainda.  “O novo vem carregado de necessidade de mudança, e a mudança é algo profundamente traumático e assustador”, diz ela.

Então, o novo normal, para ela, é na verdade a proposta de um novo padrão que possa garantir nossa sobrevivência.

Vamos ter de andar de máscara, ser mais contidos, guardar distância, garantir a segurança de que não vamos nos contaminar nem contaminar os outros. Entraremos então em um novo padrão de normalidade.

E que tal encarar este novo padrão de normalidade com os cabelos super bonitos!!!

Para ensinar vocês a botar o pé no mundo com os cabelos bem cuidados eu convidei Manu Muccini (71 99612-4245), cabeleireira, maquiadora, fotógrafa, uma danada... Vamos ouvir o que ela fala.

Manu Muccini é uma profissional realmente especial. 

Clique no Play para ouvir Manu Muccini (a partir dos 6 minutos 46 segundos)

Bom, de volta à discussão sobre o novo normal, vamos encarar que o panorama hoje é de insegurança. Não sabemos se vai haver uma nova onda mundial de contágio, as vacinas estão andando mais rápido do que nunca, mas vacinação mesmo só lá para o final do ano na melhor das hipóteses, então, foco na segurança e na incorporação de um novo modelo de vida. Que tem vantagens...

home office, que funciona e é mais econômico e causa impacto direto no meio ambiente, especialmente nas cidades já que reduz muito o trânsito; a redescoberta do valor da nossa própria casa e de tudo que a gente pode curtir nela; a partir disso se percebe que as pessoas estão cuidando mais da própria alimentação, do próprio corpo; e tem a revisão da real necessidade de consumo.

Na verdade o coronavírus deu uma baixada na bola do ser humano que está ainda de castigo no isolamento com tempo de sobra para pensar que não tem o controle de tudo, que não é o bam bam bam do planeta, mas sim um ser que precisa rever as formas de civilização que criou, para o bem do planeta e da própria humanidade. O bicho, que na verdade não é um bicho, mas uma partícula proteica que pode infectar organismos vivos, jogou a gente no chão e pisou no pescoço. E olhe que ele é microscópico...

Mas vamos voltar à guaribada. Agora nos rapazes. Barba, cabelo e bigode! Serviço completo para encarar o novo normal! Com o barbeiro Lauro Faria (71 9 9948-2040), da Interfone!

Clique no Play para ouvir Lauro Faria (a partir dos 11 minutos 46 segundos)

E olha só que bacana. A ONU criou diretrizes com a ideia de moldar esse novo normal, essa nova sociedade humana: responsabilidade compartilhada, solidariedade global e ação urgente para as pessoas necessitadas, que demandam a proteção de empregos, empresas e meios de subsistência para iniciar uma recuperação segura das sociedades e economias o mais rápido possível, de modo a percorrer um caminho mais sustentável, com igualdade de gênero e neutro em carbono – um caminho sem volta ao “antigo normal”.

Massa né.. Depende de todos nós...

E agora vamos ouvir uma profissional que cuida de sobrancelhas, que são importantíssimas para a composição da expressão do rosto e também são território de desastres monumentais quando se dá aquela ratada que acaba com tudo... Com vocês, Denise Santos (71 9877-1148)

Clique no Play para ouvir Denise Santos (a partir dos 15 minutos 28 segundos)

E já que estamos falando de belezura no rosto, convido o artista, maquiador, pessoa que entende tudo de moda, Doda Guedes (71 99985-6705), para dar um plá com a gente sobre como se aprontar para o novo normal.

Clique no Play para ouvir Doda Guedes (a partir dos 16 minutos 19 segundos)

Sociedade, economia, política e cultura estão sendo redefinidas neste momento, no mundo todo. E a gente pergunta: como viveremos daqui para a frente? Bom, tem muita gente refletindo que o esse tal de novo normal na verdade terá dois momentos: o imediato da resposta ao novo coronavírus, até a ampla distribuição de uma vacina, e o depois disso.

E enquanto você fica matutando sobre isso eu trago uma coisa que achei sensacional, a análise coloração pessoal que me foi apresentada por Mariana Carrera (71 99962-5754). E eu comecei perguntando a ela de que maneira a análise de coloração pessoal pode ajudar a pessoa a ficar com uma imagem mais “eficiente”.

Clique no Play para ouvir Mariana Carrera (a partir dos 18 minutos 49 segundos)

E tem mais, ela também propõe que você redescubra seu guarda-roupa e tire o máximo de proveito dele. Na mais novo normal do que isso! O papo continuou com ela me falando exatamente como redescobrir formas novas de usar o que você já tem.

Clique no Play para ouvir Mariana Carrera (a partir dos 20 minutos 44 segundos)

Mas como fazer tudo isso e chegar a um estilo que de fato reflita externamente a pessoa que se é por dentro?

Clique no Play para ouvir Sandra Medeiros (a partir dos 22 minutos 51 segundos)

Pois bem, espero que no mínimo você tenha se animado e esteja já pensando no que vai fazer para se aprontar para enfrentar o novo normal, que com certeza vai consolidar em nossas vidas o uso das tecnologias para compras, educação, comunicação interpessoal, o trabalho remoto. Mas claro, não haverá um único novo normal, da mesma forma que não existia antes do novo coronavírus. Somos oito bilhões de pessoas e como minha avó dizia... cada cabeça, um mundo!

Feliz novo normal para você! 

Para receber cada episódio do podcast Curta de Casa em seu celular, faça o seguinte:
1) Baixe um aplicativo de podcast para o seu celular
2) Abra o aplicativo de podcast e faça uma busca por Curta de Casa
3) Ao localizar o podcast Curta de Casa, clique no botão Assinar

Pronto! Agora, sempre que um episódio for para o ar você o receberá automaticamente no seu aplicativo de podcast e poderá ouvi-lo quando (e quantas vezes) quiser.

Clique no Play e ouça a RADIOnainternet

O podcast Bom pra Saúde tem dicas de médicos e outros profissionais de saúde, de todo o Brasil.