Comportamento

6 dicas para superar a crise provocada pela pandemia

No campo pessoal e financeiro

Foto: Andrea Piacquadio/Pexels/Creative Commons
É preciso manter o equilíbrio

A pandemia do novo coronavírus colocou à prova nossas instituições, governos e até mesmo o mercado financeiro e a indústria, que amargam números ruins, com a redução do PIB e da atividade comercial e industrial, deixando milhões de brasileiros em maus lençóis, seja por questões de desemprego, lay-off, redução salarial e outras crises consequentes disto.

No entanto, a palestrante, escritora e especialista em fisiologia e meditação, Debora Garcia aponta medidas que podemos adotar para não perder o controle das nossas vidas e da nossa calma durante as aflições da pandemia, mesmo quando as coisas não vão como esperávamos.

“Sabemos que a esperança que se adia adoece o coração. Estamos falando de sonhos, planos e até mesmo, infelizmente, vidas que foram interrompidas pela pandemia da covid-19. No entanto, precisamos manter a nossa paz e o nosso equilíbrio, embora não seja fácil, para sairmos desta mais fortes e aplicarmos as lições aprendidas para superar os novos desafios que virão.”

Filtre as informações

Saiba escolher criteriosamente àquilo que assiste e ouve, porque isso é alimento para a sua mente. A qualidade dos nossos pensamentos é influenciada diretamente por esses alimentos'. Evidente que é importante se manter informado especialmente em uma situação como essas, mas o excesso pode aumentar o stress e ansiedade, gerando um medo ainda maior afetando o seu equilíbrio.

Faça pausas estratégicas

Fazer uma breve pausa para meditar no meio do dia pode parecer estranho. Mas uma meditação pode te trazer mais energia, acalmar as emoções, reduzir  tensões e aumentar a clareza de ideias.

A meditação traz inúmeros benefícios comprovados cientificamente por pesquisadores do Centro Médico Irving da Universidade de Columbia e do Institute for Prevention Research revelaram que a prática tem muitos benefícios para a saúde geral e o corpo, pois também é capaz de reduzir as chances de se ter um ataque cardíaco e AVC, reduzir a pressão arterial, as inflamações e fortalecer a imunidade.

Além disso, estimula a concentração, proporciona ferramentas para pensarmos com maior clareza e melhora no desempenho das funções profissionais e pessoais.

Seja gentil consigo mesmo

Entender que estamos passando por uma situação delicada, que está gerando tensão em muitas pessoas é um ótimo gesto de gentileza. Saber que você pode sim ter várias emoções nesse momento, aprendendo a se acolher ao invés de se cobrar tanto por uma vida absolutamente regrada e rígida nessa fase que é passageira.

Adeque seus horários para essa nova realidade, que é temporária mas exige habilidade para administrar a dinâmica de trabalho, vida pessoal e todos os cuidados para se prevenir da contaminação, como as rotinas de higienização que podem também ser fonte de stress.

Nas finanças

3 dicas essenciais que podem ajudar você a sobreviver neste momento de tensão do mercado, e até mesmo na identificação de um novo negócio, apontadas por Caio Fernandez, CEO da Ivest, consultoria de investimentos e consultor de investimentos.

Liquidez para novas aquisições

Em épocas de crise, infelizmente vemos muitas empresas enfrentando procedimentos relacionados à falência ou a própria venda para outros gestores, e até negociando mercadorias com preços mais baixos do que o normal. "Aqui está a grande oportunidade", alerta Fernandez.

Segundo ele, as crises econômicas para que quem possui liquidez (dinheiro na mão) são ótimas oportunidades, quem tem disponibilidade de dinheiro vira rei." O investidor que pode arriscar com certeza pode adquirir  projetos com um desconto muito alto. Pensando que o mundo não vai acabar e o que estamos passando é momentâneo, quando as coisas voltarem ao normal, tal empresa adquirida também deve voltar ao normal."

O desafio será ter paciência, pois as coisas podem demorar a voltar e talvez seja necessário dispor de mais recursos para pagar custos, folha salarial, mas, destaca o consultor, "as chances do sucesso vir são altas".

Alto risco (bolsa de valores)

Antes da crise, o brasileiro estava muito acostumado a comprar com a bolsa de valores acima dos 100 mil pontos. Agora, após a redução de receita de tais empresas por conta do isolamento social, suas ações tiveram uma queda expressiva. Mesmo assim, ainda é possível identificar empresas que possuem um bom fundamento, que devem passar por esse momento e estão com suas ações muito desvalorizadas.

"O momento atual me faz lembrar muito a crise de 2008, quando investidores que acreditaram na recuperação, compraram papeis na bolsa no meio do furacão e a alguns meses depois tiveram ganhos expressivos. Obviamente essa estratégia é mais volátil  e as ações podem cair ainda mais."

Mas, se você tem um objetivo de longo prazo, "comprar ações de boas empresas na bolsa agora pode ser o investimento do ano. É na crise que se ganha dinheiro", lembra Fernandez.

Reserva de emergência

Mesmo tendo a perspectiva de retorno e reaquecimento do mercado mundial, não se sabe quanto tempo isso vai durar. Logo, diz o consultor, "é fundamental ter um investimento de baixíssimo risco e com resgate rápido para pagar possíveis emergências. A reserva de emergência é exatamente para isso, ou seja, para atender gastos extras que não estavam esperados".

Se uma pessoa for demitida ou tiver o seu salário reduzido poderá sacar a falta de recursos dessa fonte que chamamos de reserva de emergência. "Mesmo tendo uma reserva de emergência, como estratégia de planejamento financeiro, e fundamental rever e cortar custos desnecessário durante a crise", de acordo com Caio Fernandez.

Para quem fez um bom planejamento, não necessariamente diminuir o padrão de vida, mas talvez por um tempo tomar um vinho mais barato, cozinhar em vez de pedir comida ou reduzir o plano de TV por assinatura.