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O Facebook encolheu 8,31% em valor de mercado, perdendo US$ 7 bilhões (cerca de R$ 38 bilhões) apenas na sexta-feira (26 de junho), na Bolsa eletrônica americana Nasdaq.
A causa é um boicote publicitário incentivado pelo movimento Stop Hate For Profit (pare de dar lucro ao ódio), promovido por Organizações de direitos civis como a NAACP (Associação Nacional para Progressos de Pessoas de Cor) e a Liga Anti-Difamação.
O Facebook é a segunda maior plataforma de anúncios digitais nos Estados Unidos (o Google lidera), segundo dados da empresa de consultoria eMarketer.
Na quinta-feira (25), a Verizon se juntou à causa, abraçada por mais de 100 marcas. John Nitti, diretor de mídia da companhia, ddeclarou à Fox Business que a publicidade programada para a plataforma será interrompida "até que o Facebook possa criar uma solução aceitável" que deixe a Verizon "à vontade".
Mark Zuckerberg acusou o golpe e avisou que sinalizará conteúdo que viole suas políticas se "o valor do interesse público exceder o risco de dano", uma política convenientemente vaga.
"Em breve, começaremos a rotular parte do conteúdo que deixamos, porque é considerado interessante para que as pessoas possam saber quando é esse o caso", disse o criador da plataforma.
Nada diferente do que declarou o Twitter há quase um ano, como chama a atenção reportagem publicada pela Fox Business: “Existem certos casos em que pode ser do interesse do público ter acesso a determinados Tweets, mesmo que eles caso contrário, viole nossas regras", o que foi criticado por Zuckerberg ainda em maio, qu"Temos uma política diferente do que eu acho, no Twitter. Apenas acredito firmemente que o Facebook não deve ser o árbitro da verdade de tudo o que as pessoas dizem online", declarou.
No mesmo dia a mensagem de Zuckerberg recebeu uma resposta do CEO do Twitter, Jack Dorsey: "a intenção da empresa é conectar os pontos de declarações conflitantes e mostrar as informações em disputa para que as pessoas possam julgar por si mesmas".
Para desencanto de muitos, o presidente Donald Trump (acusado de promover o ódio e espalhar informações falsas) parece continuar à margem da nova política do Facebook.
A empresa disse na sexta-feira que nenhum conteúdo que o presidente postou em sua plataforma até agora seria sinalizado sob essa nova política.
Trump é um dos mais criticados pelas organizações de direitos civis que se encontram à frente do boicote ao Facebook.
Neste domingo (28) a Starbucks suspendeu a publicidade em todas as mídias sociais, à exceção do YouTube (por não considerar a plataforma uma mídia social), embora não tenha se declarado parte da campanha contra o discurso de ódio.
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Crescendo menos
Até o final de 2020, a receita líquida de anúncios digitais do Google nos Estados Unidos cairá 5,3%, para US$ 39,58 bilhões (cerca de R$ 216 bilhões), prevê a empresa de consultoria eMarketer, elevando a participação do Google no mercado de anúncios digitais dos EUA para 29,4%, ante 31,6% em 2019.
A previsão da eMarketer para o primeiro trimestre de 2020 (antes da pandemia global) previa que as receitas de anúncios do Google nos EUA aumentariam 12,9%.
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Como fica o Facebook
As receitas líquidas de anúncios digitais dos EUA no Facebook crescerão 4,9%, para US$ 31,43 bilhões (R$ 172 bilhões), impulsionadas pelo crescimento do Instagram.
A participação do Facebook no mercado de anúncios digitais crescerá de 22,7% para 23,4% ano após ano.
As previsões são da eMarketer.
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Foi maus
Na sexta-feira (26) o Twitter pediu desculpas por ter marcado como enganosas informações sobre a pandemia de Covid-19 que eram verdadeiras.
"Nas últimas semanas, você pode ter visto tweets com rótulos com links para informações adicionais sobre a Covid-19. Nem todos os tweets tiveram conteúdo potencialmente enganoso associando a Covid-19 e o 5G. Pedimos desculpas por qualquer confusão e estamos trabalhando para melhorar nosso processo de rotulagem À medida que aprimoramos esse processo para ser mais preciso, nosso objetivo é mostrar menos rótulos em tweets não relacionados", divulgou.
Ou seja: para combater as informações falsas o Twitter anda espalhando "fake news".
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Saraiva encolhe
São pelo menos 13 lojas fechadas nos últimos 2 meses. Entre elas a do Shopping Center Norte (SP), Rua do Ouvidor (RJ), Shopping Recife (PE) e Moinhos Shopping (RS).
Segundo o Book Advisor Eduardo Villela, a Saraiva vinha enfrentando queda de receitas e resultados "em função de um modelo de negócios inviável para o momento atual".
Mesmo com a flexibilização do comércio, a rede só terá chances reais de recuperação - de acordo com Villela - "se reinventar sua forma de atuar no mercado".
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Quanto temos
O estoque de reservas internacionais brasileiras atingiu US$ 345,7 bilhões em maio, incremento de US$ 6,4 bilhões em relação a abril.
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Compra e venda
A balança comercial obteve superávit de US$ 4,2 bilhões em maio.
Mesmo com a redução nas exportações, principalmente para a América Latina e Europa, o Banco Inter projeta um saldo superior nos próximos meses, resultado de uma queda maior nas importações brasileiras, que chega a 30% em relação a maio de 2019.
A estimativa do Inter para o superávit comercial de junho é de cerca de US$ 6 bilhões, e de US$ 52 bilhões no acumulado de 2020.