A marca Bombril está sendo acusada de racismo nas redes sociais, após relançar uma esponja de aço inox chamada ‘Krespinha’. Os internautas apontaram que o nome do produto é uma associação pejorativa ao cabelo crespo da população negra. A informação é do site Catraca Livre.
A hashtag #BombrilRacista ocupa um dos primeiros lugares de assuntos mais comentados do Twitter nesta quarta-feira (17 de junho)
No site da marca, o produto é descrito como “perfeita para a limpeza pesada”. “A Esponja Inox Krespinha é perfeita para a limpeza pesada. Remove sujeiras e gorduras de um jeito rápido e eficaz, sem esforço. Resistente e não enferruja”.
A esponja foi lançada pela primeira vez em 1952, e na propaganda estampava a imagem de uma menina negra como logomarca, personificando a esponja na figura da garota e de seu cabelo. “No Rio, todos me conhecem. Sou Krespinha – a melhor esponja para a limpeza da cozinha. As paulistas também vão me querer bem”.
Confira a repercussão abaixo:
O @YuriMarcal postou q a Bombril fez uma esponja de aço chamada KRESPINHA. Eu pensei: porra em 2020 não vão usar esse termo, fui pesquisar: USARAM.
— Tati Nefertari (@TatiNefertari) June 17, 2020
Pesquisei e já existiu uma propaganda em 1952 e q usava uma criança negra com cabelos crespos pra divulgar.
É tão racista. pic.twitter.com/L7WXdLG9IF
6 da manhã e os racista enrustido tá como?
— Blut (? ???) ????????????????????????????? (@LycanBaden) June 17, 2020
#BombrilRacista pic.twitter.com/0mQWBfclkQ
Cara, imagina quem sofreu bullying a infância/adolescência inteira vendo um caralho desse virando marketing.
— Estatisticamente preto (@CardosoDeh02) June 17, 2020
Eu acreditei até meus 18 anos que preto tinha que raspar o cabelo, me libertei e já fiz uns 10 penteados de lá pra cá. Eu to puto, chateado. #BombrilRacista pic.twitter.com/bfppcfUmKY
ok eu acordo e me dou de cara com bombril revivendo um produto deles que é total racista— #bombrilracista
— kabrito (@kaiquebritor) June 17, 2020
1952 2020 pic.twitter.com/JsHwjmaqbS
Sim! A Bombril, em pleno 2020, reviveu a Krespinha, de 1952, que associa cabelo crespo a uma esponja de aço. Inacreditável!!! #BombrilRacista pic.twitter.com/hPPsYVTntP
— Δ (@pratosdetigres) June 17, 2020