Olá este é o podcast Curta de Casa e eu sou Doris Pinheiro.
Hoje o Curta de Casa convida os adolescentes para dar sua opinião sobre como acham e como querem que fique o mundo pós-pandemia.
E como isso aqui é um bate-papo virtual/imaginário em torno de uma mesa, nós também chamamos duas fazedoras de gostosuras de mão cheia, Graziela Ramos, da Cantinho dos Bolos e Núbia Gesteira, da Mimos da Núbia, para ensinar a fazer lanches simples e até uma coisinha para ganhar moral com os pais...
E eu tenho uma proposta, meninas e meninos: que tal perguntar aos seus avós como era quando eles tinham 15 anos e dar de presente a eles músicas, fotos e imagens da época e assim saber mais sobre eles, sobre a história da sua família e entender como o mundo era?
Eles vão curtir muito e vocês também e descobrir coisas sobre como era ser adolescente no Século 20, como seus avós são mais moderninhos do que você pensa... Já deu uma olhada no tamanho das mini saias da década de 60?
-- Tenha acesso a todos os episódios do podcast Curta de Casa
Então estão todos convidados, avôs e avós, pais e mães, filhos e filhas. Sentem aqui com a gente...
***
E eu vou começar a falar da história da minha família para já ir animando a conversa. Minha avó nasceu no finalzinho do século 19, teve minha mãe com quase 40 anos, então a diferença de idade entre a gente – eu ainda por cima sou caçula - era maior. E isso foi fantástico porque eu pude compreender como eram as coisas para uma jovem no começo do Século 20.
Lembro claramente dela me contando, por exemplo, como foi passar pela pandemia da Gripe Espanhola... Mas me lembro também que ela me contou que quando ela era adolescente, nos veraneios na Ilha de Itaparica, onde não tinha luz elétrica, a balada mais legal para ir eram as serenatas feitas nas noites de lua cheia na praia. Já pensou que coisa linda?
Já minha mãe foi adolescente em plena década de 50, pós-Segunda Guerra Mundial. Ela contava com muita alegria sobre os banhos à fantasia no verão do Rio Vermelho, sobre a paquera na balaustrada da Praia de Santana, onde ela conheceu meu pai, aos 16, namorou e casou aos 19.
Veja uma animação feita pelo designer e jornalista Felipe Belmonte contando como começou a história de amor dos meus pais.
Quando eu tinha 15 anos uma das coisas mais legais foi ter assistido com minhas colegas de colégio o primeiro filme da saga Star Wars, o primeirão mesmo. Fomos de ônibus ao centro da cidade, onde estavam os cinemas, e nos apaixonamos por Luke Skywalker. Era época também do boom da discoteca e eu ia à matinèe da boite Hipopotamus e me acabava de dançar. Ah eu adorava!
E aí? Como será que seus avós eram quando adolescentes? E seus pais? Que tal fazer esta viagem no tempo e descobrir?
Então vamos começar colocando logo uma coisa gostosa na mesa? Núbia Gesteira, da Mimos da Núbia, chega com uma receita de sorvete de gelatina, bem legal de fazer.
Sorvete de Gelatina de Morango
-- 1 pacote de gelatina sabor morango ou o sabor de sua preferência
-- 1 e 1/4xícaras (chá) de água fervente
-- 1 xícara (chá) de água gelada
-- 1 lata de leite condensado
-- 1 lata de creme de leite sem soro
-- Calda de morango
-- 1 e 1/2 xícara (chá) de morangos picados
-- 1/2 xícara (chá) de açúcar cristal
Modo de preparo do sorvete
1 - Dissolva bem a gelatina na água fervente e adicione a água gelada.
2 - No liquidificador bata a mistura de gelatina com o leite condensado e o creme de leite até homogeneizar. Disponha em um pote e leve ao freezer por 3 horas ou até ficar consistente.
3 - Bata a mistura na batedeira por 10 minutos e leve de volta ao freezer até endurecer por completo (cerca de 4 horas).
4 - Retire do freezer 10 minutos antes de servir em bolas e com a calda.
5 - Dica: Para preparar sorvete de chocolate, utilize um pacote de gelatina em pó sem sabor e acrescente 200 g de chocolate derretido quando bater no liquidificador.
Calda de morango
1 - Leve os ingredientes ao fogo baixo por 10 minutos ou até a calda engrossar. Utilize fria.
Os contatos de Nubia Gesteira são o fone 71 99151-3200 e o Instagram é @mimosdanubiag.
***
E eu convido Maíra Guinard para abrir o papo.
Disse muito, disse tudo...Maíra é franco-brasileira e com certeza vai poder comparar a adolescência da sua avó paterna, que está na França, com a dos seus parentes brasileiros. Será que houve muita diferença?
Para ajudar na investigação a respeito da adolescência do seus coroas tem umas pistas bem legais que estão nas músicas, na moda, nas fotos, nas notícias, nos filmes da época.
Eu vou ajudar a vocês com as músicas e os filmes. Segue logo uma playlist feita pelo site letras.mus.br com as 100 músicas que marcaram os anos 50 no Brasil e no mundo (https://www.letras.mus.br/playlists/898524/ - copie e cole o link em seu navegador).
Há de Xote das Meninas, de Gonzagão, a Rock Around the Clock, de Bill Halley & His Comets, de João Gilberto e Tom Jobim com a Bossa nova, a That´s All Right (Mama), com Elvis Presley. Vocês vão descobrir músicas lindas e aumentar seu repertório e o mais legal, curtir com seu velhos.
***
E eu chamo agora o único garoto que deu depoimento aqui para o Curta de Casa, Eduardo Conde (meninos, o que houve?), que fala sobre como pensa que vai ficar e como que que fique o mundo pós–pandemia.
E chegou a hora de Graziela Ramos, da Cantinho dos Bolos, trazer uma receita de pão de forma. Delícia!
Pão de forma
-- 3 ovos
-- 2 copos de leite 250 ml
-- 2 colheres de sopa de fermento biológico (pão)
-- 1/2 copo de açúcar
-- 1/2 copo de óleo
-- 1 kg de farinha de trigo sem fermento
-- Queijo parmesão
Modo de preparo:
1 - Coloca o óleo, os ovos e açúcar no liquidificador e bate.
2 - Depois acrescenta o leite morno e o fermento. Essa mistura deve ser colocada numa tigela e aos poucos vai acrescentando a farinha de trigo (Vai sobrar um pouco).
3 - Coloca numa assadeira untada e deixa descansar por meia hora.
4 - Depois pincelar gema de ovo e coloca pra assar.
5 - Depois de assado, com ele ainda quente passa manteiga e joga queijo parmesão por cima.
Para conhecer mais sobre o trabalho de Graziela Ramos visite @cantinhodosbolos ou entre em contato pelo whatsapp 71 98816-8012
***
Cena de Cantando na Chuva
Agora vamos conhecer alguns filmes que marcaram os anos 50? Há filmes espetaculares que vocês que são adolescentes agora deviam ver. Uma obra de arte, o bom cinema, não tem época, será sempre importante conhecer.
Um dos musicais mais lindos de todos os tempos é Cantando na Chuva, de 1952, de Stanley Donen e Gene Kelly, que era um super dançarino e faz o personagem principal do filme.
Selvagem, de 1953, de Laslo Benedek. Mas aqui o destaque é o ator Marlon Brando, que também estrela Sindicato de Ladrões, de 1954, dirigido por Elia Kazan.
Vocês gostam de cultura japonesa? Pois aqui vai a dica de um grande filme, de um grande diretor japonês: Os Sete Samurais, de Akira Kurosawa, filmado em 1954.
E de filme de suspense, vocês gostam? Então têm de conhecer Alfred Hitchcock e três de seus filmes geniais: Janela Indiscreta, de 1954, O Homem Que Sabia Demais, de 1956 e Um Corpo Que Cai, de 1958.
Para fechar, e para se apaixonar por James Dean, Juventude Transviada, de 1955, dirigido por Nicholas Ray.
***
Eu chamo agora para papear Teca Alves e Nina Lins.
E Núbia Gesteira chega ensinando a fazer o molho agridoce vermelhinho que a gente encontra em restaurante de comida chinesa, porque logo em seguida ela vai ensinar a fazer o rolinho...
Molho Agridoce
-- 200 ml de suco de laranja
-- 150 ml de catchup
-- 1 colher de chá de corante vermelho
-- 4 colheres de sopa de açúcar
-- 2 colheres de chá de amido de milho
-- 2 colheres de sopa de vinagre de maça ou outro vinagre
Modo de preparo
1 - Mistura tudo direitinho e cozinha até levantar fervura e pronto
***
Vamos ouvir agora Luana Freitas Almeida, que fala sobre o baque que a gente está tomando...
Baque mesmo... Pra rebater vamos aprender a fazer rolinho?
Rolinho Primavera
-- 250gr de farinha de trigo
-- Aproximadamente 400 ml de água (mas vai colocando aos pouquinhos caso necessita coloque mais um pouquinho fica bem liquida a massa parecendo cola branca
-- ½ colher de sopa de sal
Modo de Preparo da Massa
1 - Misture e bata bem todos os ingredientes, fazendo uma massa mole.
2 - Em uma frigideira redonda de tamanho médio, untada com pouquíssimo óleo e já aquecida, use uma concha para espalhar “rapidamente” uma camada bem fina de massa – essa etapa é semelhante ao preparo da massa para panqueca, só que bem mais fina.
3 - Assem a massa moderando o fogo e sem deixar tostar (a massa tem que estar flexível). Retire da frigideira e coloque uma sobre a outra num prato largo (reserve).
Para o Recheio
O que a criatividade permitir, o que quiser.Seguem algumas sugestões:
-- Queijo com goiabada
-- Nutella com banana
-- Frango
Para fechar os rolinhos precisamos de uma colinha que é só misturar
-- 1 colher de sopa de farinha de trigo e 2 colheres de sopa de água.
Fritura
1 - Recheie a massa, enrole e cole com a cola feita com farinha de trigo e água.
2 - Frite em óleo bem quente até dourar.
3 - Sirva quente acompanhado de molho agridoce.
***
E entra na roda de conversa Maria Fernanda Fontes. Vamos ouvir a opinião dela.
E vamos à nossa pesquisa que agora traz as 100 músicas mais tocadas da década de 60.
Os Beatles já estavam em cena mudando tudo. Por aqui, em uma década a gente passa pela Jovem Guarda e depois vê aparecer nomes que marcam para sempre a música brasileira como Chico Buarque de Holanda e os baianos, Gil, Caetano, Gal e Bethânia, entre muitos outros artistas geniais. Muita coisa boa para ser ouvida, mas muita mesmo. Deixe seus coroas guiarem vocês.
Sucesso total também em todas a gerações é o cachorro-quente, que Núbia Gesteira ensina com tudo que tem direito para colocar em cima.
Cachorro Quente de Forno
-- 500g de Salsicha
-- 1 pacote de pão de forma
-- 2 tomates
-- ½ meia cebola
-- 1 lata de milho
-- 1 pacote de queijo ralado
-- 1- Pacote de batata palha
-- Queijo mussarela à vontade
-- Requeijão cremoso
Modo de preparo
1 - Em uma panela coloque um fio de óleo e os dois tomates e a cebola picada e refogue. Depois acrescente o sache de molho de tomate, em seguida coloque as salsichas picadas em rodelas e o milho. Assim que estiver pronto reserve
2 - Em uma travessa coloque em camadas o molho de cachorro quente o pão de forma, iniciando com o molho de cachorro quente. Por último coloque o requeijão por cima e se quiser pode colocar o queijo e coloque ao forno já pré-aquecido por 180° e deixe por 15 minutos
3 - Tire do forno e acrescente a batata palha. Agora está pronto para servir
***
A década de 60 foi também um momento muito especial para o cinema de boa parte do mundo. A Europa produzia grandes filmes, era o cinema de arte, que tinha como um dos seus maiores representantes Federico Fellini.
A Doce Vida, de 1960 e 8 1/2 “Oito e Meio”, de 1963 marcaram a década. A Doce Vida é um dos filmes mais charmosos que eu já vi na vida, para dizer só um pouquinho dele.
Cena de A Doce Vida, de Federico Fellini
Mas teve também o cinema francês, com Acossado realizado em 1960 por Jean-Luc Godard, que é representante de outro movimento, a Nouvelle Vague. Em 1962 ele emplacou Viver a Vida, outro grande sucesso.
E m Igmar Bergman, um sueco que desde os anos 50 entortava a cabeça de quem assistia seus filmes revolucionários.
Alfred Hitchcock fez dois de seus maiores sucessos, Psicose, de 1960 e Os Pássaros, de 1963. Psicose já ganhou remake e homenagens em forma de série e tudo mais.
A ficção científica estava em alta. Kubrik fez 2001: Uma Odisseia no Espaço, que é um marco nesse gênero, em 1968, e Planeta dos Macacos teve seu primeiro filme realizado em 1968. É aqueles mesmos macacos...
O filme de terror que marcou a década foi O Bebê de Rosemary, de 1969, dirigido por Roman Polanski. Até hoje tremo de medo.
A grande história de amor foi Doutor Jivago, de 1965
"Doutor Jivago"
Easy Rider, no auge da contracultura e do movimento hippie é de 1969. Dirigido por Dennis Hopper, tem que ver...
Fase muito boa também para os filmes westerns – os faroestes – de qualidade, muito por causa de Sergio Leone. Tem Por Um Punhado de Dólares, de 1964; Três Homens em Conflito, de 1966 e Era uma Vez no Oeste, de 1968.
Cena de "Era uma vez no Oeste"
E, esse com certeza vocês conhecem: A Noviça Rebelde, com suas lindas canções, que foi feito em 1965 com direção de Robert Wise.
***
E agora chegou o momento de fazer uma média com seus pais ! Veja só que receita massa Núbia traz.
Cachorro Quente de Forno
-- 500g de Salsicha1
-- 1 Pacote de pão de forma
-- 2 Tomates
-- ½ Meia cebola
-- 1 Lata de milho
-- 1 Pacote de queijo ralado
-- 1 Pacote de batata palha
-- Queijo mussarela à vontade
-- Requeijão cremoso
Modo de preparo
1 - Em uma panela coloque um fio de óleo e os dois tomates e a cebola picada e refogue. Depois acrescente o sache de molho de tomate, em seguida coloque as salsichas picadas em rodelas e o milho. Assim que estiver pronto reserve
2 - Em uma travessa coloque em camadas o molho de cachorro quente o pão de forma, iniciando com o molho de cachorro quente. Por último coloque o requeijão por cima e se quiser pode colocar o queijo e coloque ao forno já pré-aquecido por 180° e deixe por 15 minutos
3 - Tire do forno e acrescente a batata palha. Agora está pronto para servir
Café Cremoso
-- 25gr café solúvel
-- 100ml de água
-- 200gr de açúcar
Modo de preparo
1 - Na batedeira, coloque o café, o açúcar e misture bem;
2 - Em seguida adicione a água quente;
3 - Bata tudo por cerca de 10 minutos ou até que fique bem volumoso e liso;
4 - Na hora de usar, basta adicionar 2 colheres (sopa) numa xícara, adicionar o leite quente e misturar.
Dica: Dura 3 dias na geladeira ou 3 meses no congelador ou freezer (ele não congela e fica no ponto de usar).
***
Nina Prado e Pérola Dejus soltam o verbo.
Para ir fechando nosso bate-papo Núbia põe na mesa um manjar...
Manjar de Coco
-- 1 lata ou caixinha ou caixinha de leite condensado 395g
-- 2 e meia medidas da lata de leite liquido
-- 1 vidro de leite de coco (200ml)
-- ½ xícara (chá) de amido de milho
Calda:
-- 1 e meia xícara (chá) de açúcar
-- 150 g de ameixas pretas sem caroço
-- 1 pedaço de canela em pau
-- 2 cravos-da-índia
Modo De Preparo Manjar
1 - Em uma panela, misture bem o leite condensado, leite liquido e o leite de coco e o amido de milho.
2 - Leve ao fogo, mexendo sempre, até obter um creme grosso.
3 - Retire do fogo, despeje em uma forma com furo central (19 cm de diâmetro) molhada ou levemente untada com óleo e leve à geladeira por cerca de 4 horas.
4 - Reserve.
Modo de Preparo da Calda
1 - Em uma panela, misture o açúcar, as ameixas, a canela, o cravo e duas 2 e meia xícaras e meia (chá) de água.
2 - Leve ao fogo e cozinhe por cerca de 10 minutos após iniciar fervura.
Sirva a calda fria com sobre o Manjar reservado.
***
E Pietra e Ana Beatriz fecham esta edição do Curta de Casa
Está aí o que nossa meninada está pensando. Concordo com tudo. Que bom saber que estamos todos querendo construir um mundo melhor...
Este é o podcast Curta de Casa e eu sou Doris Pinheiro. Um grande beijo para você!
Como baixar o podcast Curta de Casa
O podcast Curta de Casa tem um episódio novo de segunda a sexta-feira. Para receber cada episódio em seu celular, faça o seguinte:
1) Baixe um aplicativo de podcast para o seu celular
2) Abra o aplicativo de podcast e faça uma busca por Curta de Casa
3) Ao localizar o podcast Curta de Casa, clique no botão Assinar
Pronto! Agora, sempre que um episódio for para o ar você o receberá automaticamente no seu aplicativo de podcast e poderá ouvi-lo quando (e quantas vezes) quiser.