Pedro Oliveira

Coronavírus chega a 12 dos 20 municípios da região sisaleira

Em Conceição do Coité, o prefeito Francisco de Assis (PT) vem causando intranqüilidade à população

Os casos do coronavírus na região de Identidade do Território do Sisal vêm crescendo de forma assustadora. Dos 20 municípios desta parte da Bahia, 12 já registram a doença, com um total de 30 pessoas infectadas, incluindo um óbito. Em Conceição do Coité, o prefeito Francisco de Assis (PT) vem causando intranqüilidade à população ao divulgar dados em relação à pandemia COVID-19, que não correspondem aos que tem sido divulgadom pela Secretaria de Saúde do Estado. Enquanto o boletim da Sesab de terça-feira (12) apontava quatro casos em Coité, o boletim do município registrava sete.

O Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Coité, dia 1º de maio, informa três casos confirmados, incluindo uma moradora de Camaçari que teve estadia em Coité no período dos sintomas. No dia 3, os casos subiram para quatro; no dia 5, para seis.  No dia 11, para sete. Já o Boletim Oficial da Secretaria de Saúde do Estado, registra no dia 4 de maio, dois casos, no dia 5, mais um e dia 10, outro totalizando 4. Maiores informações acessem o site: www.saude.ba.gov.br.

Apesar do aumento da doença no município a prefeitura tem tomado algumas medidas importantes visando evitar proliferação do vírus, através de distribuição de protetores faciais – mascaras – utilização da Guarda Municipal para evitar aglomerações em portas de agências bancarias e casas lotéricas, mantém toque de recolher, comércio fechado, além de implantar barreias nas vias de acesso a cidade.

Essa divergência de números em Coité aumenta a preocupação da população local, já angustiada com o crescimento da pandemia na região. O Boletim de número 48, divulgado terça-feira (12), pela Secretaria de Saúde do Estado, aponta o seguinte quadro na região de Identidade do Território do Sisal: Barrocas (02); Cansanção (01); Conceição do Coité (04); Euclides da Cunha (01); Nordestina (02); Retirolândia (05); Santaluz (02); São Domingos (01); Serrinha (06); Tucano (01); Valente (04) e Araci com (um óbito).