Por conta da quarentena gerada pela pandemia do novo coronavírus, muitos familiares não irão conseguir aproveitar o dia das mães de perto. A data, que geralmente é marcada por encontros presenciais entre mães e filhos, terá que se adaptar a este novo cenário. A psicóloga Ana Maria Capitanio, que atende pelo GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina, explica como lidar com esse cenário e uma possível frustração que pode acometer as pessoas em datas especiais.
Foco, força e ação
Para a psicóloga, é mais saudável lidar com a atual realidade, ao invés de ficar pensando em um futuro que não está sob o nosso controle. É preciso analisar o que se pode fazer dentro daquilo que é possível, para encontrar uma melhor maneira de lidar com o isolamento social. Não podemos controlar o amanhã, mas sim o presente. Pergunte a si mesmo: o que posso fazer por eu mesmo ou minha família hoje? As atividades diárias ajudam a manter o foco no presente e a psicóloga explica que elas podem ser organizadas em uma lista, seja ela doméstica, de trabalho ou escolar, por exemplo.
"Devemos agir, não para evitar frustrações, pois elas fazem parte da vida e, no contexto atual, mais ainda. Na verdade, as frustrações, em um nível superável, nos ensinam os limites e nos colocam em contato com a realidade. A frustração, muitas vezes, é importante para nos ensinar a adiar a gratificação sobre algo que esperamos que aconteça, mas não aconteceu", explica a especialista.
Encontro virtual
Algumas ferramentas tecnológicas se tornaram cada vez mais presentes na quarentena. A psicóloga orienta que reforçar os laços de amizade em um momento de isolamento social é fundamental. "No dia-a-dia, não deixe de conversar com seus amigos e familiares". Uma ligação telefônica poderá proporcionar às mães um momento de muito aconchego.
A especialista reforça, ainda, que todo dia é dia das mães. "Se a saudade bater, reúna a família por meio de algum aplicativo, seja Skype, Zoom, Hangouts ou WhatsApp. Os filhos podem gravar um vídeo em homenagem às mães e vale até fazer um bolo ou brindar virtualmente. As tecnologias ajudaram a diminuir a distância, portanto, aproveite todos os dias", complementa.
Comportamento