Desde o início da quarentena imposta por todo o Brasil para conter a disseminação do novo coronavírus, governos estaduais e municipais decretaram, como medidas principais, o fechamento de comércios e serviços não essenciais.
Profissionais de beleza, como cabeleireiros, manicures e barbeiros estão entre os mais afetados pela suspensão das atividades e precisam se reinventar. A Beauty Fair, empresa que atua no desenvolvimento do varejo, indústria e salões de beleza do Brasil, tem promovido uma série de debates online com especialistas do setor para buscar novas soluções para os diversos segmentos da beleza.
Nesta segunda-feira (4 de maio), é a vez de gestores de salões opinarem sobre o que mudou em localidades onde as atividades foram retomadas. O webinar “Beauty Fair Ao Vivo – De portas abertas: as estratégias e medidas adotadas por quem já retomou suas atividades” ocorre às 15h, no Youtube da empresa (https://www.youtube.com/
Após mais de um mês de atendimentos suspensos, alguns estados, como Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Goiás e Espírito Santo, flexibilizaram as medidas de quarentena e passaram a autorizar, gradualmente, a retomada dos negócios. Os espaços de beleza, no entanto, devem seguir regras rígidas para garantir a segurança de profissionais e clientes. Com mediação de Cesar Tsukuda, diretor-geral da Beauty Fair, a live Beauty Fair Ao Vivo traz este novo cenário para o centro do debate.
Os gestores de salões Ricardo Lima, do salão RLima (Mato Grosso do Sul), Dani Venâncio, do Fuzz Cabeleireiros (Santa Catarina) e Jack Simoneia, do Grupo Simoneia (Santa Catarina) contam suas experiências, reações dos clientes e medidas adotadas neste novo cenário. Andrezza Torres, coordenadora nacional de Beleza do Sebrae, comenta sobre as iniciativas da entidade para apoiar os espaços de beleza por todo o Brasil. O Sebrae lançou, recentemente, um guia com orientações práticas para a reabertura de salões de beleza.
“A melhor forma de executarmos a retomada dos negócios de beleza é por meio do cumprimento das regras, do diálogo, da troca de experiências e do apoio de entidades competentes. Nosso objetivo com este debate é auxiliar gestores de salões de todo o Brasil a planejarem a reabertura de seus estabelecimentos com responsabilidade e segurança para que o cenário de pandemia seja controlado e seus negócios voltem a prosperar no futuro próximo. Sem dúvidas, a forma de trabalhar será muito diferente de agora em diante e são estes pontos que queremos discutir com os gestores que já enfrentam este novo momento de portas abertas”, diz Cesar Tsukuda.