Agenda / Comportamento / Educação / Televisão

Comunicação Pública em tempos de Covid-19 é tema de debate

Profissionais das redes pública e privada participam do encontro

A TV Cultura realiza em parceria com a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, a Aberje, quarta-feira (29) às 15h, o encontro virtual Comunicação Pública em Tempos de Coronavírus entre profissionais das redes pública e privada, além de jornalistas, para discutir como a comunicação pública está respondendo à crise do novo coronavírus, até onde ela pode ir ou deve ir. O acesso ao encontro virtual será pelo aplicativo Zoom, com inscrição prévia e gratuita no site da Aberje:http://www.aberje.com.br/calendario/a-comunicacao-publica-em-tempos-de-coronavirus/

Já estão confirmados entre os debatedores o diretor de Jornalismo da TV Cultura e que fará a mediação, Leão Serva; Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP); Hamilton dos Santos, diretor geral da Aberje; Marcus Vinícius Sinval, secretário de Comunicação da Prefeitura de São Paulo; Gislaine Rossetti, presidente do Conselho Deliberativo da Aberje e diretora de Relações Institucionais da LATAM Airlines Brasil; Sergio Fausto, diretor geral da Fundação FHC; e Vinicius Mariano de Carvalho, professor de Estudos Brasileiros no Brazil Institute da King's College London.

"Estabelecer uma parceria com a maior TV pública do país e uma das mais relevantes do mundo é um marco histórico para nós e, acredito, para a cultura empresarial brasileira. Juntas, essas entidades têm toda a legitimidade para reivindicar uma comunicação pública mais republicana no Brasil e para o Brasil”, afirma Hamilton Santos, diretor geral da Aberje.

De acordo com o executivo, atualmente empresas e as mídias tradicionais gozam de altos níveis de credibilidade perante a opinião pública, e por isso as responsabilidades dessas instituições em um momento de crise e pós-crise aumentam ainda mais. “Acreditamos que o papel das empresas como veículos de comunicação já é uma realidade, devido à enorme quantidade e relevância dos conteúdos que produzem e veiculam. Podemos afirmar que toda empresa é, em certo sentido, também uma empresa de mídia”, conclui.

Bia Mendes, gerente de Eventos Corporativos da TV Cultura, enfatiza que a emissora e a Aberje se uniram para levar ao público uma discussão de qualidade sobre o momento em que todos estão vivendo e que domina os noticiários no mundo. “Onde o público da Cultura estiver, nós estaremos também. Este encontro faz parte de uma série de eventos digitais que a Cultura está promovendo, com temas diversos. Nosso intuito nesses eventos é trazer conteúdo para toda a família, seguindo a missão da TV”, conta ela.