Lideranças religiosas se reúnem em Salvador para debater a importância da tolerância e do respeito mútuo entre as pessoas, independentemente de dogmas, durante o 1º Encontro Interreligioso da Bahia (Reluz), promovido pela Cidade da Luz. Uma atividade pré-evento será feita pelo médium e fundador da Cidade da Luz, José Medrado, nesta terça-feira (07), às 19 horas, na sede da instituição, em Pituaçu, com a presença das mesmas lideranças.
A ocasião marcará o início das inscrições para o Encontro, que acontece nos dias 25 e 26 de janeiro, e devem ser feitas na sede da Cidade da Luz, mediante o pagamento da taxa simbólica de R$ 20 - montante que será revertido para as obras socioeducativas desenvolvidas pela Casa e que beneficia cerca de 200 mil pessoas por ano. Mais informações: (71) 3363-5538.
Durante o Reluz, nos dias 25 e 26 de janeiro, serão realizadas rodas de conversas sobre temas polêmicos e que causam divergência de entendimento entre a população, tais como origem e história de algumas religiões, a questão da fé, a relação entre política e sexualidade nas religiões, bem como o significado de crenças como a do “olho gordo”.
Programação
No sábado (25), a partir das 14 horas, serão realizadas rodas de conversas sobre temas como "olho gordo", saúde da família, sexualidade das religiões, orixás, história de algumas religiões, religiosidade x política, dentre outras, cada uma sendo explanada por uma liderança religiosa específica e facilitadores formados em Psicologia.
Já no dia seguinte, domingo (26.01), das 09 às 12 horas, as lideranças se encontram novamente para uma comunhão, esclarecimento de dúvidas dos participantes, e encerramento com manifestações culturais e artísticas.
Entre os palestrantes do evento estão o pai de santo Rafael Moraes (Umbanda), yalorixá Jaciara Ribeiro (Candomblé), Della Fonte (membro do Comitê Inter-religioso da Bahia - CIRB), padre Lázaro Silva Muniz (Catolicismo – Paróquia Santa Cruz), arcebispo Alfredo Dória (Anglicanismo), pastora Sônia Mota (Igreja Presbiteriana Unida), sheik Ahmad Abdul (Islamismo), Luciano Ricardo Gomes (Judaísmo), terapeuta Luiz Queiroz (Espiritualista), Josemar Sales (Hare Krishna), reverendo e arcediago Bruno Luiz Teles de Almeida (Igreja Episcopal Anglicana do Brasil) e prela Júnior Marinalva Jandira dos Santos (Seicho No Iê); além das psicólogas Maria Célia Gomes, Luana Medrado e Mônica Aguiar, também juíza de Direito aposentada, e da advogada Amanda Medrado.