Cinema

'Guerra de Algodão' será exibido em Mannheim, Alemanha

É o único filme brasileiro na programação e está em competição

Foto: Divulgação
Cinema
No filme, Dora (Dora Goritzki) é uma adolescente brasileira criada pela mãe na Alemanha

Depois de ser exibido em Montreal (Canadá), Los Angeles (EUA), Amsterdã (Holanda) e Estocolmo (Suécia), Sidney (Austrália), Atlanta e Austin (EUA) “Guerra de Algodão” será exibido em competição no 68º International Film Festival Mannheim-Heidelberg.

Trata-se do segundo festival de cinema mais antigo da Alemanha!

Tradicionalmente, mais de cinco mil filmes, de todo o mundo, são inscritos nesse festival. “Guerra de Algodão” é o único brasileiro na programação e está em competição!

“Como no filme a protagonista é criada na Alemanha e volta para sua terra natal, Salvador, estamos muito contentes pelo fato do filme ser exibido em um festival tão importante como esse, em Mannheim!”, conta Cláudio.

“É como se o filme estabelecesse o mesmo arco dramático da personagem, retornando para seu lar”, completa Marília.

Cláudio e a jovem atriz Dora estarão acompanhando o festival, inclusive tomando parte dos debates. O 68º International Film Festival Mannheim-Heidelberg acontece entre 14 e 24 de novembro.

No filme, Dora (Dora Goritzki) é uma adolescente brasileira criada pela mãe na Alemanha, que volta a Salvador para passar férias com a sua avó, Maria (Thaia Perez). Elas são completamente estranhas, uma para a outra. Dora fará de tudo para retornar!

Para os diretores, o encontro com a jovem Dora Goritzki foi determinante em todo o processo. Após uma longa busca pela atriz do filme, Dora impressionou fortemente os diretores, que fizeram mudanças no roteiro.

“Dora é extremamente talentosa. O fato dela saber cantar lindamente e também falar alemão fez com que o roteiro se adaptasse à ela”, conta Cláudio. “Dora se movimentava no set como se fosse veterana. Ela nasceu para ser atriz de cinema!’, relata Marília. “Guerra de Algodão” é o primeiro trabalho profissional de Dora, que jamais havia atuado, antes.

O trabalho com atores jovens e sem experiência pregressa já havia rendido prêmios importantes nos longas anteriores. No Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Pedro Maia, protagonista em “Depois da Chuva”, se tornou o mais jovem a vencer o prêmio de Melhor Ator. 

Em “Guerra de Algodão”, Thaia Perez, atriz veterana que esteve em cena em “Aquarius”, de Kleber Mendonça, representou um outro importante encontro. Maria, avó de Dora, é extremamente elegante e enigmática. Uma forte personalidade que encanta na telona!

A jovem Thaila Rodrigues, também em sua estréia no cinema, é uma personagem fundamental. Ela será responsável por acolher Dora em fuga e em crise total com sua família e o destino que se apresenta para ela.

Grande elenco do teatro baiano completa o casting: Analu Tavares, Aícha Marques e Edvana Carvalho. Um filme de mulheres!

“Guerra de Algodão” foi realizado graças ao edital promovido pelo Fundo Setorial/ Ancine e tem como distribuidora a Vitrine Filmes.