O ex-presidente do PT da Bahia Jonas Paulo formalizou sua candidatura à presidência do partido no Estado, representando a Corrente Nacional “Construindo um Novo Brasil” (CNB).
A decisão foi resultado de debates internos e consenso entre os membros da corrente.
Em sua fala durante a inscrição, realizada nessa sexta-feira (8 de maio), Jonas destacou a importância da união e da responsabilidade coletiva: resgatar o protagonismo político do PT. “Neste momento, a prioridade é resgatar o protagonismo político, afirmar a liderança do PT na coalizão, entusiasmar a militância para enfrentar os desafios de derrotar a direita e a extrema-direita na Bahia e no Brasil.”
Jonas Paulo é o único presidente da história do PT da Bahia que foi eleito, reeleito e que elegeu seu sucessor. Desde sua juventude, se destacou no movimento cristão pelo socialismo e na luta pela liberdade durante a ditadura, além de ter participado da Reforma Agrária em Portugal e da luta pela independência em Angola. De volta ao Brasil, em Ibotirama, desde 1980, ele se dedicou ao movimento sindical e à fundação da CUT e do PT.
Everaldo Anunciação, vice-presidente do PT nacional, destacou a dedicação e determinação de Jonas, elogiou seu comprometimento e enfatizou a importância de um debate fraterno dentro do PT, promovendo união entre os militantes.
“Eu acho que fui um bom presidente, eu acho que sou um bom militante, mas não sou melhor do que ele de jeito nenhum. Não sou! Não sou!” reconheceu Everaldo, durante o seu discurso.