Uma equipe do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) realizou, na segunda-feira (12.05), uma visita à Fundação Doutor Jesus, localizada no distrito Menino Jesus, em Candeias, na BA-324, com o objetivo de conhecer as instalações e o trabalho desenvolvido pela instituição. O grupo do TCE/BA foi composto pelo conselheiro-presidente, Marcus Presidio, pelo conselheiro Inaldo Araújo (diretor da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa), a a procuradora-geral do Ministério Público de Contas (MPC/BA), Camila Luz, além de auditores e outros representantes do MPC. Ao final da visita, os conselheiros Marcus Presidio e Inaldo Araújo receberam o Título de Amigo da Fundação Doutor Jesus.
A Fundação Doutor Jesus, que há 34 anos atende pessoas em situação de vulnerabilidade pessoal e social em regime de internação e acolhimento 24 horas, mantém cooperação com o Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), para a execução de políticas de acolhimento, recuperação, reinserção no mercado de trabalho e restabelecimento de vínculos afetivos e familiares de pessoas em situação de vulnerabilidade e usuárias de substâncias psicoativas.
Guiada pelo fundador da instituição, o deputado federal Pastor Sargento Isidório, a equipe foi recepcionada com uma apresentação dos internos, na entrada da Fundação. Logo depois, o grupo percorreu as diversas instalações, incluindo a sala de recepção de novos internos, os alojamentos femininos e masculinos, as áreas de recreação e lazer (com quadras esportivas e piscinas), a sala de fisioterapia, o refeitório e o espaço dedicado ao atendimento psicológico e social.
Os visitantes ainda conheceram a cozinha e a barbearia da Fundação, que oferece cursos profissionalizantes como forno e fogão, cabeleireiro, música, carpintaria e informática, entre outros. De acordo com Isidório, cerca de 1.600 pessoas – sendo 1.400 homens e 200 mulheres -, são atendidas atualmente.
“Toda vez que eu recebo uma visita, recebo recomendações e orientações para a gente melhorar. Hoje temos uma equipe técnica com 32 profissionais de psicologia e 30 profissionais de assistência social. São pedagogos, professores de educação física, fisioterapeutas, nutricionistas e enfermeiros, só da área de saúde. Esse grupo, com a administração, é quem ajuda a desenvolver os cursos profissionalizantes, que depois de três meses de casa, depois de olhar saúde, eles e elas possam também aprender alguma coisa básica que custa menos e ajuda na sua reintegração”, disse o deputado federal.
Apoio e fiscalização
Após a visita às instalações, os representantes do TCE/BA e do MPC/BA foram conduzidos até o auditório da Fundação Doutor Jesus, onde se reuniram com os internos. No local, o presidente do TCE/BA, Marcus Presidio, expressou a gratidão pela oportunidade de conhecer o trabalho social desenvolvido e o comprometimento dos participantes, enfatizando a necessidade de mudança e superação pessoal.
“É para ter muito orgulho da disciplina e do respeito que vocês têm um pelo outro. E sei que vocês não podem mudar o que fizeram no passado, mas podem, só pelo fato de já estarem aqui, fazer algo melhor. Se não for por cada um de vocês, façam por seus familiares, por seus filhos. Não fiquem pensando que os erros ou a falta de oportunidade na vida definem quem vocês são. Façam o presente e o futuro melhor”, aconselhou o presidente do TCE/BA, que aproveitou o momento para falar também sobre as funções do Tribunal de Contas e a importância de sua aproximação com a população.
“O Tribunal de Contas é o órgão que fiscaliza o dinheiro público que vem para essa fundação. É nós que fiscalizamos o bom gasto do dinheiro público. E hoje é um dia especial porque nós estamos dando mais um passo no sentido de ser mais útil à sociedade, vendo a realidade da vida de cada um, e a realidade não é fácil. Por isso saímos das salas com ar-condicionado e computadores para trocar experiências e para que, juntos, possamos crescer um com o outro e ter uma sociedade melhor”, finalizou Marcus Presidio.
Em seguida, o conselheiro Inaldo Araújo relacionou a história da Arca de Noé com a imagem da Fundação, representada por um barco que, para ele, é onde sempre há esperança e fé para levá-los para um lugar melhor. “O mais importante que a gente encontra quando chega aqui para ser ajudado é a esperança. E esse barco que vejo sempre que passo pela BR é simbólico, porque representa uma arca e aqui somos todos iguais e irmãos que sabemos da necessidade de ter um bom barco para navegarmos bem e podermos chegar em um trabalho grandioso como esse, que só pode ser realizado se tiver a presença de Deus em todo lugar, de Cristo, da família, e acima de tudo de vocês”, reconheceu Inaldo.
A procuradora-geral de contas, Camila Luz, também agradeceu pela visita ao projeto e disse: “O nosso desejo é que este trabalho continue da melhor forma. O Tribunal de Contas e o Ministério Público de Contas vão estar fiscalizando, acompanhando esse projeto, no intuito de fazer ele crescer cada vez mais e para que vocês tenham sucesso, saúde, coragem, e que consigam ter uma vida melhor”, disse a procuradora-geral do MP de Contas.
Também integraram a equipe da visita o corregedor do Ministério Público de Contas, Danilo Andrade, a procuradora Érika Almeida; os auditores Antônio Carneiro, Bruno Ventim, Denilson Machado, Israel Jesus, Marcos André Sampaio, Maurício Ferreira e Yuri Moisés; os assessores do Gabinete da Presidência e do conselheiro Inaldo, respectivamente, Givanildo Magalhães e William Vital dos Reis; o chefe de gabinete do MPC/BA, Bernardo Kruschewsky, e os assessores Joselma Baptista, Paula Rocha, Paula Brandão, Bernardo Leite, Tiago Saboia, Orlando Rufino e do apoio administrativo, Elienai Rocha.