Fechado no bairro de Ondina, em Salvador, desde 18 de novembro de 2018, após 43 anos de funcionamento, o prédio do Hotel Othon voltará a ser aberto. Para isso, a incorporadora Moura Dubeux se uniu à Atlantica Hospitality International, rede de hospitalidade com mais de 180 hotéis e 28 mil quartos em todo o país, para a assinatura do mais novo empreendimento Radisson, na capital baiana.
A marca funcionará no complexo Infinity Salvador, marcado pelo retrofit do icônico hotel Othon. O empreendimento foi projetado para múltiplas finalidades de suas unidades, composto por quarto e sala, dois quartos, salas comerciais, lojas e restaurante.
O empreendimento foi concebido também para receber uma operação de hotelaria, com áreas operacionais, governança, serviço de arrumação, auditório e uma ampla recepção.
É um processo de modernização de prédios antigos, mantendo a estrutura original, mas atualizando diversos aspectos para que fiquem mais eficientes, seguros e adaptados às exigências atuais. Ou seja, retrofit é como dar uma “nova vida” a um prédio antigo, sem apagar sua história.
A reforma comum pode alterar ou substituir partes do prédio, sem necessariamente preservar o estilo ou estrutura original. Já o retrofit valoriza o patrimônio histórico ou arquitetônico, conciliando o antigo com o moderno.
O Bahia Othon Palace Hotel, inaugurado em 1975, foi durante décadas um dos principais destinos de hospedagem de luxo em Salvador. Localizado na orla de Ondina, o hotel era conhecido por sua vista privilegiada para o mar e por abrigar um dos maiores centros de convenções da cidade, com capacidade para até 2.500 pessoas.
Com o retrofit a previsão é ter 150 quartos destinados a hotelaria na bandeira Radisson e mais 100 na categoria Radisson Serviced Apartments, que funcionam como residenciais com serviços de alta qualidade.