Heide Lacerda

Como usar a decoração para reduzir a temperatura em casa

Arquiteta, urbanista, designer de interiores e perita no setor de construção civil


Ambiente: Heide Lacerda

Com a aproximação do verão as preocupações com o calor aumentam, não é verdade?

Também é verdade que ficar dentro de um ambiente quente, mesmo que por algumas horas, é no mínimo desconfortável.

Dá uma fadiga danada, detona o humor, não há como controlar a insatisfação que - por vezes inconscientemente - transmitimos a quem está por perto.

Descartar o verão é impossível, mudar a posição de uma parede voltada para o poente, sem danificá-la, também; mas alguns cuidados poderão contribuir positivamente para o controle térmico de sua casa ou escritório e reduzir os gastos com a climatização.

Foto: AD Design

Ficar em um ambiente muito cheio de móveis e objetos favorece a fadiga e potencializa o calor.

Vale a pena rever a necessidade do mobiliário; espaços organizados melhoram o fluxo e a circulação de ar.

As cores têm um papel importante dentro e fora dos ambientes. Além de embelezar, elas transmitem sensações (boas ou ruins).

Portanto, dosar a tonalidade é um cuidado necessário.

Deixar o ambiente com tons mais claros, na maior parte, agregará leveza e o faz parecer maior.

Perceba que eu falei “na maior parte’, pois nada impede que o seu tom preferido esteja inserido como detalhe dentro do contexto espacial.

Basta usar o bom senso e lembrar sempre que as cores claras refletirão, mas as escuras absorverão muito calor.

O mesmo cuidado serve para o exterior dos imóveis. Pintar uma fachada poente com tons mais claros garante pouca absorção e, por consequência, maior conforto interno.  

Foto: Floricultura Dedo Verde
Planta
A vegetação ajuda a controlar a temperatura

Tire proveito do paisagismo, ele garante benefício energético e frescor.  A vegetação transpira e libera água, que ajuda a controlar a temperatura.

Em ambientes sombreados aposte em vasos com plantas resistentes como a yucca, pleomeles, rafia, as dracenas, os cactos, dentre outras, que vão embelezar e agregar boas energias.

Se o seu espaço é térreo, use as plantas como cerca viva. Funcionará como uma espécie de barreira de contenção contra os raios solares. Elas vão sombrear e refrescar o ambiente com o balançar da folhagem, promovido pelo vento.

Outro item importante são as cortinas.

As rolôs tela solar serão sempre bem recomendadas. Elas têm alto grau de eficiência no controle dos raios solares, permitem grande percentual de iluminação e visibilidade externa.

Estas características somam no quesito proteção ao ambiente como um todo, garantem boas sensações e conforto interno, e contribuem para a redução dos gastos com energia elétrica.

Se a sua preferência for pelas cortinas de tecido, escolha os mais leves e claros. Gases de linho são uma boa opção.

Mas, se o espaço receber grande incidência de sol, acrescente um forro tergal na cor branca, pois ele vai garantir um melhor conforto, principalmente se for em sala de TV, sala de estar ou home office.


Foto: Persiflex

Quanto aos estofados, há coisa pior que sentar em uma poltrona ou sofá, e começar a transpirar excessivamente?

É mesmo muito desconfortável. Fica difícil permanecer sentado por muito tempo no mesmo lugar.

E sabe quem é o maior responsável por fazer você ficar mudando de lugar ou ficar de pé porque não consegue ficar sentado? Seguramente a culpa é do material de revestimento.

Em ambientes quentes, a especificação precisa estar voltada para os tecidos que contenham algodão na sua composição, como o linho, por exemplo.

Evite os couros sintéticos, o couro natural e o veludo, pois eles vão aquecer, e muito!

Para os quartos que estiverem voltados para o poente, o mais confortável é colocar um blecaute ao fundo, em um segundo trilho ou bastão.

Ele vai bloquear a incidência dos raios solares, permitir controlar a intensidade de luz e calor e evitar o desbotamento.

Evite as persianas de alumínio, porque elas vão aquecer

Agora, se você prefere as persianas, escolha modelos horizontais. Eles permitem o movimento de rotação das lâminas que, quando voltadas para cima, direcionam a iluminação para o teto, e se este estiver pintado de branco rebaterá a luz filtrada para o ambiente, deixando-o bem iluminado e confortável.

Outro lembrete é em relação a camas e bancadas: afaste-as das paredes, quando estas forem voltadas para o poente.

Se for usar tapetes, evite os que tiverem um pelo alto. Existe no mercado uma variedade de tapetes com pelo baixo, a exemplo dos Killins.

Mas atenção para cores e diagramação.

Os tapetes levam aconchego para o ambiente, mas ficam muito tempo por lá.  Cuide para que eles não sejam um ponto que potencialize a fadiga. 

E ainda, se lhe for conveniente, retire-os em dias muito quentes.


Foto: Bagdá Tapetes

Em relação aos pisos, escolha sempre os que vão absorver menos calor. São os chamados pisos frios. Dê preferência às cerâmicas, porcelanatos e pedras naturais como granitos e mármores.

Vale aqui lembrar os benefícios que o vento agrega.

Fazer aberturas nas paredes opostas ou adjacentes permitirá boa circulação de ar, e naturalmente essa ventilação cruzada vai reduzir as ondas de calor e agregar grande conforto térmico ao ambiente.

Os lambris, perfis verticais enfileirados, formam  barreira de proteção contra os raios solares, permitem a passagem de luz e circulação do ar.

Já os toldos verticais, com controle de abertura de acordo com o movimento do sol, protegem e garantem o frescor do ambiente.

Ambiente
Foto: Persiflex

***

Entre em contato com Heide Lacerda

Instagram - @heidelacerdaarqdesigner
Facebook - @heidelacerdaarqdesigner
Email: heidelacerda.leiamais.ba@gmail.com