Alberto Oliveira

Como reduzir a conta de energia

Aprenda a lidar com os engolidores de energia

Foto: pxhere/Creative Commons
A conta de luz é um dos mais importantes itens do orçamento doméstico
A conta de luz é um dos mais importantes itens do orçamento doméstico

O primeiro passo é controlar o uso de três devoradores de energia: o aparelho de ar condicionado, o chuveiro elétrico e o ferro de passar roupas.

O ar condicionado faz a conta de luz aumentar em até 5%. Mas alguns cuidados com sua utilização já são capazes de diminuir essa despesa.

Por exemplo:

-- Não feche as passagens de ar dos aparelhos (com móveis, cortinas, persianas).

-- Quando o aparelho estiver ligado, mantenha as janelas e portas fechadas, evitando a entrada de ar do ambiente externo.

-- A sujeira impede a livre circulação do ar e força o aparelho a trabalhar mais. Uma boa prática é acostumar-se a limpar de vez em quando os filtros não descartáveis. Para isso, use água morna e sabão neutro. E só reinstale os filtros depois que eles estiverem secos.

Uma dica: experimente ligar o ar uma hora antes de dormir. Assim, quando você for se deitar o quarto estará refrigerado e você poderá desligar o aparelho. Como a temperatura sempre cai um pouco durante a madrugada, há uma boa chance de que não precise ligá-lo de novo, naquela noite.

O ferro elétrico é outro esbanjador de energia. Portanto, evite utilizá-lo todos os dias.

Ferros automáticos têm indicadores de temperatura para cada tecido. Você fará uma boa economia se começar pelas roupas cujos tecidos exigem temperaturas mais baixas. Assim, não será preciso deixar o ferro aquecer muito para começar o trabalho.

E agora, o chuveiro elétrico. Esse “come” energia. Ele aumenta a conta de luz em até 35%. Com esse gastador é preciso redobrar os cuidados.

Nos dias quentes, coloque o chuveiro na posição "verão". Só isso já reduzirá o consumo em cerca de 30%.

Limpe de vez em quando os buracos de saída de água do chuveiro, e nunca reaproveite uma resistência queimada. Esse é o tipo de “economia” que sai caro, porque aumenta o consumo. Além de colocar sua segurança em risco.

Há 2 outros gastadores de energia: a máquina de lavar e a geladeira.

Mas, antes de falar mais sobre eles, um breve comentário a respeito da iluminação. Normalmente a gente não se preocupa com as lâmpadas, mas elas representam de 15 a 25% do valor da conta de luz. E reduzir essa despesa não é difícil.

Comece abrindo janelas, cortinas e persianas, durante o dia. Deixe que a luz natural ilumine sua casa. É melhor para sua saúde e para o seu bolso.

Nos banheiros, cozinha, lavanderia e garagem, instale, se possível, lâmpadas fluorescentes. Elas iluminam melhor, duram mais e gastam menos energia.

Para você ter uma idéia, uma lâmpada fluorescente de 15 a 40 watts (daquelas tubulares, compactas ou circulares) ilumina tanto quanto uma incandescente de 60 watts.

Se, para iluminar sua cozinha, você utiliza uma lâmpada incandescente de 100 watts, por exemplo, troque-a por uma fluorescente de 32 watts (circular).

Você estará economizando 2/3 da energia, e com a mesma luminosidade. Sem falar que esse tipo de lâmpada dura até 10 vezes mais.

E agora, a geladeira.

Ela deve ser instalada em local bem ventilado, em que não bata o sol. Não a deixe encostada em paredes ou móveis, nem perto do fogão.

Muita gente tem um hábito arriscado, que além do mais aumenta o consumo de energia: o de utilizar a parte de trás da geladeira para secar panos e roupas. Não faça isso.

Outros cuidados: degele e limpe a geladeira com freqüência, não se esqueça de manter as borrachas de vedação da porta em bom estado, e não bloqueie a circulação interna de ar frio com vasilhames de vidro, de plástico ou de outros materiais.

Guarde ou retire alimentos e bebidas de uma só vez. Assim, você não ficará abrindo a porta da geladeira sem necessidade.

E não guarde alimentos quentes ou líquidos em recipientes destampados, que obrigam o motor a trabalhar mais, gastando energia adicional.

Quanto à máquina de lavar, tome os seguintes cuidados:

-- Procure ligá-la só quando ela estiver com a capacidade máxima de roupas indicada pelo fabricante. Isso economizará energia e água.

-- Limpe freqüentemente o filtro da máquina, e use somente a dosagem correta de sabão indicada pelo fabricante, para que não tenha que repetir a operação "enxaguar".

***

Piorou
Caiu a confiança do empresariado baiano.

Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apresentou, em maio, um quadro de menor confiança comparativamente ao observado em abril, quando registrou alta.

E uma escala que pode variar de -1.000 a 1.000 pontos, o ICEB marcou -88 pontos, piora de 95 pontos em relação ao registrado em abril (sete pontos) – reposicionando a confiança num patamar semelhante ao de setembro de 2018.

***

Melhorou
O Indicador Ipea Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) subiu 0,5% em abril em relação a março de 2019, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Ele mostra o quanto as empresas aumentaram sua capacidade produtiva e se os empresários estão confiantes no futuro.