Comportamento / Fim de Semana / Palco

Peça de teatro Primavera em Mim é encenada no Teatro Jorge Amado

Espetáculo é resultado de um trabalho desenvolvido com idosos

Foto: Divulgação
o espetáculo une dança, música e teatro
O espetáculo une dança, música e teatro

O espetáculo “Primavera em Mim” faz apresentação única neste domingo, dia 6 de outubro, no Teatro Jorge Amado, às 16 horas. Resultado das práticas desenvolvidas no Projeto Jonathas Firmato Gerontologia Assistida, com Dançaterapia de Salão, e o projeto DNA Viver Melhor +50, voltado para os idosos, o espetáculo une dança, música e teatro, sob a Direção Geral de Cida Oliveira.

O Argumento e a Direção Coreográfica é de Jonathas Firmato. Os ingressos custam R$ 25,00 e podem ser adquiridos através do celular (71) 99145-6018 (venda antecipada) ou na bilheteria do teatro (no dia do espetáculo).

A peça teatral foi pensada como uma primavera na vida dos idosos. O envelhecimento ativo, realidade concreta em nossa sociedade, reformula o paradigma da estação do outono como simbologia para a terceira idade e abre espaço para a primavera, para a beleza, para o real sentido de vida e ressignificação de jornada.

“Primavera em Mim” remete ao início de um novo ciclo, que representa o renascimento, o desabrochar, onde se inspira a busca de um significado maior e mais belo para a vida.

O elenco do espetáculo é composto por dançarinas e atrizes idosas, e todo o seu conjunto retrata superações, vitórias, projetos de vida, mostrando a importância dos idosos estarem inseridos em grupos de educação continuada, de atividade física, de convivência, desenvolvendo processos individuais e coletivos, para desfrutar de um envelhecimento saudável, ativo e com excelente qualidade de vida.

As dançarinas e as atrizes expressam no corpo, na voz, na emoção e no desejo a sabedoria do envelhecer bem e a plenitude do existir e ser feliz em suas descobertas e realizações.

Jonathas Firmato - Economista, Coreógrafo, Dançaterapeuta Transpessoal, Especialista em Composição Coreográfica pela UFBA, em Gerontologia pela UCSAL e em Terapia Transpessoal pelo INCISA/ÔMEGA.

Possui mais de 20 anos de experiência na arte das Danças de Salão, Coreografias para Debutantes e Noivos, e atendimento a idosos através das Danças, Projetos de Desenvolvimento Terapêutico, Educativo e de Consciência Corporal.

Cida Oliveira - Atriz formada pelo Curso de Formação de Ator do Teatro Castro Alves e pelo Curso Livre da UFBA. Atuou em inúmeros espetáculos, muitos indicados e premiados pelo Prêmio Braskem de Teatro, tais como “H2O, Uma Fórmula de Amor” (direção Zeca Abreu), “O Amor Comeu” (direção Rita Assemany) e “O Circo de Só Ler”, que assina a direção com Marcelo Praddo, Dina Tourinho e Cristiane Mendonça. Atua como diretora e atriz no grupo Museu Vivo na Cidade desde 2014.

Trabalha há dez anos com grupos de Terceira Idade, assinando a direção vários espetáculos teatrais. Ministrou aulas e oficinas de teatro em inúmeros espaços alternativos e em escolas de Salvador, tais como Sartre COC e Liceu Salesiano de Salvador.

Atualmente, é professora de teatro no Colégio Perfil e Mais Perfil (Vilas), no Projeto “DNA Viver Melhor”, no Teatro Escola Jorge Amado (com jovens de escola pública) e há três anos faz parte do Teatro Musical Ganart.

DNA Viver Melhor +50 - Com a proposta de oferecer exames para o corpo e atividades para a mente, o DNA Viver Melhor +50, laboratório voltado para o atendimento de pessoas da terceira idade, dispõe de um Centro de Bem-Estar para toda a comunidade.

O espaço que faz parte do projeto pioneiro em Salvador, oferta cursos e oficinas com temas como nutrição, aposentadoria, novas tecnologias da informação, dançaterapia, sarau literário e outros. Sob a coordenação do gerontólogo Jonathas Firmato, todas as atividades são orientadas por profissionais experientes no atendimento ao idoso.

Anote

Espetáculo “Primavera em Mim”
Data:
6/10/2019 (domingo)                      
Horário: 16h
Local: Teatro Jorge Amado (Pituba)
Ingressos: R$ 25
Censura: Livre
Vendas: telefone (71) 99145-6018 (venda antecipada) e na bilheteria do teatro, no dia do espetáculo