O documentário Viagem Interior, que aprofunda sobre a vida e obra do médico psiquiatra chileno, Claudio Naranjo, será lançado no próximo sábado (24 de agosto), no Espaço Itaú de Cinema - Glauber Rocha, às 11h, em sessão única.
O longa, que seguirá por outras capitais do Brasil, percorre o caminho traçado por ele em sua busca interior durante viagem pela América Latina. Durante as cenas, Claudio conta em primeira pessoa histórias de sua vida, suas origens, seus mestres e as chaves de seupensamento, considerado transformador a nível social, econômico e político.
Ele morreu no dia 12 de julho deste ano, deixando um legado de autoconhecimento.
Sua mensagem convida ao cultivo de um maior nível de consciência que ajude as pessoas a despertar o seu eu essencial e experimentar o que são realmente.
Seu objetivo era uma revolução da consciência que permitisse mudar o mundo desde a base.
O filme aborda a influência de suas ideias na educação e sua proposta por uma revolução psicodélica. Produzido pela Fundação Claudio Naranjo e a cineasta Glòria Matamala, contou com a colaboração do produtor Pedro Barbadillo e de doadores através de crowdfunding.
Claudio Naranjo, como discípulo e sucessor de Fritz Perls, tornou-se líder mundial na Gestalt Terapia. Foi professor em Berkeley, membro do Clube de Roma e possui três títulos de Doutor Honoris Causa: um pela Universidade de Udine na Itália, outro em psicologia humanista pela Universidade Concordia no México, e o terceiro pelo empenho no campo da educação na Universidade Gestalt da Cidade do México. Levou 40 anos desenvolvendo a sabedoria do Eneagrama e criando a Psicologia dos Eneatipos.
Em sua jornada pela vida recebeu ensinamentos de mestres como Swami Muktananda, Idris Shah, Oscar Ichazo, Suleyman Dede, Sua Santidade Karmapa XVI e Tarthang Tulku.
Além de teorizar sobre a Gestalt e exercícios terapêuticos, sobre o Método Hoffman para curar as relações com pais e ainda sobre a neurose do caráter, seu interesse passou a abranger a teoria da psicoterapia e as facetas da cura psicológica.
Suas ideias transcenderam aquelas das escolas específicas. Fruto desse amplo aprendizado, desenvolveu o Programa SAT, um processo de autoconhecimento pelo qual milhares de pessoas já passaram.
Autor de mais de 30 títulos, desde o final dos anos 90, participou de muitas conferências sobre educação e procurou influenciar a transformação do sistema de ensino em diversos países.
Em 2014, fundou a Universidade Global Claudio Naranjo com o apoio do governo mexicano e foi nomeado assessor do Foro Global para o Futuro da Educação na Rússia. Em 2015, o governo italiano através do Ministério das Instruções, autorizou o funcionamento de uma Escola de Psicoterapia para Educadores e concorreu à indicação de candidatura ao Prêmio Nobel da Paz 2015.
Ele participou como conferencista da Ciranda de Filmes no ano de 2018.