Os homens estão cada vez mais preocupados com a beleza. A busca por procedimentos estéticos, o cuidado diário com a aparência e, consequentemente, o aumento da venda de cosméticos ligados à pele estão aumentando.
De olho neste crescente mercado masculino, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) separou algumas dicas de cuidado com a pele, cabelos, unhas e barba para todos os tipos de homens, sejam eles esportivos, tradicionais, modernos, barbudos ou geeks.
A SBD também aproveita para apontar os procedimentos dermatológicos mais procurados por homens, além das queixas mais comuns desses pacientes.
Para diminuir linhas de expressão na testa e perto dos olhos, a aplicação de toxina botulínica é o procedimento estético mais procurado por eles. O preenchimento com ácido hialurônico é um outro tratamento que os homens realizam para definir o ângulo mandibular e o queixo. Apesar da busca por um rosto desejado, a SBD sugere cuidado e bom senso nas alterações estéticas para evitar exageros.
Algumas queixas dermatológicas são frequentes nos consultórios médicos. A calvície masculina (alopecia androgenética), por exemplo, ocorre por predisposição genética associada a componente hormonal e é a cauda mais comum de queda de cabelos nos homens.
A alopecia areata (em áreas) é uma doença inflamatória que gera queda de cabelo e provoca falhas circulares na barba. A pele oleosa é genética, porém fatores hormonais, o excesso de sol, o estresse e uma dieta rica em alimentos com alto teor de açúcares pioram a situação.
Já a ceratoses actínicas, que aparecem nas áreas expostas ao sol, são tumores benignos da pele com potencial de transformação para um tipo de câncer (carcinoma espinocelular).
“Os cuidados diários e os procedimentos estéticos mantêm uma boa aparência da pele, cabelos, unhas e barbas, porém também previnem as doenças dermatológicas”, afirma a Dra. Alessandra Remiti, Coordenadora do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Confira abaixo as dicas da SBD de cuidados rotineiros para ter uma pele com aspecto bonito e, acima de tudo, saudável:
Pele
--Lavar o rosto?com água fria e sabonete apropriado para?o rosto duas vezes ao dia.
-- Aplicar hidratante na pele do corpo após o banho. E na face, especialmente para os que possuem pele seca.
--Visitar o dermatologista pelo menos uma vez por ano, para cuidados rotineiros, diagnóstico de lesões pré-malignas e malignas ou melhorar a aparência com tratamentos estéticos.
Barba
-- Remover a barba após o banho, pois os pelos ficam mais flexíveis.
-- Usar cremes pré e pós-barba com ativos calmantes, hidratantes e sem álcool.
-- Preferir barbeadores elétricos para agredir menos a pele.
-- Usar lâminas novas e pessoais para evitar contaminação e ferimentos.
-- Movimentar a lâmina no sentido que o pelo cresce para evitar que encravem.
-- Para quem usa barba, ficar atento se não há ressecamento, descamação ou feridas na pele embaixo da barba. Também é importante lavá-las sempre com xampus apropriado para barba.
Cabelo
-- Ficar atento a caspa e a oleosidade dos fios, além de sinais de calvície.
--Procurar controlar o estresse para evitar possíveis queda de cabelo.
Unha
--Corta-las e deixá-las limpas para evitar unhas encravadas ou micoses.
-- Ter um cortador de unha ou uma tesoura de uso pessoal e higienizá-los com sabonete antisséptico.