Criada há três anos para cuidar de questões relacionadas a inclusão, diversidade sexual e identidade de gênero na Shell Brasil, a TRUEColors, rede LGBTQ+ da companhia, promove diversas ações para estimular a discussão sobre o assunto.
Recentemente, a empresa lançou a campanha "De Causo em Causo", desenvolvida por Shell Rimula - marca de lubrificantes para caminhões e veículos pesados - que traz uma série de quatro vídeos com histórias inspiradoras vividas por caminhoneiros nas estradas.
Uma das peças tem como personagem Afrodite, uma caminhoneira transgênero.
"A nova campanha de Shell Rimula representa uma ligação mais próxima com o seu público. O produto não só cuida do motor e do caminhão, como também entende que os caminhoneiros têm outras necessidades específicas e enfrentam fantásticas jornadas pessoais.
Dessa forma, nosso objetivo também é mostrar uma ótica mais humana, trazendo um lado inusitado e desconhecido dos profissionais que vivem nas boleias", diz Carla Salgueiro, gerente de Marketing da Shell Lubrificantes.
Ao longo do ano, a TRUEColors conta com um cronograma de atividades para gerar engajamento dentre os cerca de 850 colaboradores da Shell no Brasil.
O programa interno Buddy Program, por exemplo, estimula a interação dos funcionários com o mundo LGBTQ+ para, então, ter empatia. Trata-se de um acompanhamento com duração de seis meses e reuniões mensais.
Entre as ações está o contato e troca de experiência com a instituição Casinha, que atende pessoas LGBTQ+ marginalizadas pela sociedade.
Segundo Yasmin Reis, analista financeira da Shell Brasil e presidente da rede LGBTQ+ da empresa, o objetivo é estimular os colaboradores e fazer com que a companhia se torne referência no mercado.
"Conheço pessoas que se candidataram a vagas na Shell por causa do nosso perfil, porque se sentiram acolhidas e identificadas, além de receber o contato de várias empresas que querem entender melhor o que estamos fazendo e como podemos contribuir nesse sentido", afirma.
Os integrantes da TRUEColors são membros ativos do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e participam de diversos workshops e reuniões anualmente.
Dentro do segmento de energia, a Shell foi a primeira a integrar o Fórum, bem como a assinar uma carta com compromissos com os diretos da comunidade LGBTQ+.
Inclusão no dia a dia
Há uma campanha interna para acolher e apoiar os funcionários LGBTQ+ da Shell a partir da distribuição das Plaquinhas de Suporte à Comunidade - cards enviados por e-mail e colocados nas mesas de cada um com frases como "Apoiar os meus colegas LGBTQ+ é importante para mim porque...".
A ideia é que todos preencham à mão e tirem fotos para espalhar as mensagens positivas. Há banners com montagens de fotos em cada escritório da empresa.
Além disso, a Shell oferece "cordões" para prender o crachá que trazem as cores do arco-íris - símbolo da causa LGBTQ+ -, já adotados por grande parte dos colaboradores.
Outros grupos representados
A Shell Brasil tem uma estratégia de Diversidade e Inclusão bem estruturada que estimula e possibilita a criação de redes de afinidades para discutir e atuar interna e externamente em temas relacionados aos interesses de cada grupo.
Além da TRUEColors, a companhia conta, atualmente, com iniciativas voltadas para inclusão racial, liderança feminina e acessibilidade para pessoas com deficiência.
A empresa promove ainda uma campanha mundial para acabar com a desigualdade de gênero nos setores de engenharia e tecnologia, além de possuir projetos como o QUIPEA (Quilombos no Projeto de Educação Ambiental), a Shell Eco-marathon, o programa Iniciativa Jovem, entre outros.