O 34° aniversário de emancipação política administrativa do município de Nordestina foi lembrado segunda-feira, na Assembleia Legislativa pelo deputado Tom Araujo com apresentação de uma moção de congratulações pela passagem da data ocorrida dia 9.
No documento, o parlamentar mencionou a história de formação do município que emancipou em 1985 a partir do desmembramento de Queimadas. “Em relato de 'cadernetas de anotações', o escritor nacional Euclides da Cunha, mestre da obra Os Sertões, menciona localidades pertencentes atualmente ao município. Seus registros oficiais datam de 1937, porém existem fortes indícios da presença humana desbravando estas terras e semeando as primeiras raízes muito antes”, frisa a moção.
Em seu texto, o deputado lembra que Nordestina possui o garimpo como fonte de renda. “No início dos anos 80, Nordestina recebeu os primeiros visitantes que reconheceram, na região, um grande potencial para encontrar Kimberlito, formada em erupções vulcânicas e, em alguns casos, transportam diamantes do interior da terra para superfície terrestre”, explicou.
Além da atividade de extrativismo mineral, o município possui uma agricultura de subsistência de pequeno e médio porte, marcada por uma produção em pequena escala de sisal.
Programação festiva
Para celebrar a data magna da cidade, a equipe de governo do prefeito Erivaldo Carvalho, montou uma estrutura especial na Praça de Eventos, para apresentação da Fanfarra local, shows musicais, entrega de veículos e o tradicional corte de um bolo com 34 metros de comprimento, simbolizando os anos de história e luta de independência política do município, em grande estilo.
A programação contou ainda, com alvorada festiva, a 22ª Corrida comemorativa, hasteamento de bandeiras, missa solene em Ação de Graças, na Igreja Matriz, inauguração do SAC Municipal e da Sala do Empreendedor. O gerente do INSS de Queimadas Flaviano Pedreira esteve participando das festividades e disse que a Previdência Social tem buscado facilitar a vida das pessoas que necessitam do órgão.
Em sua fala o prefeito da terra dos diamantes, relatou que nesses dois anos e cinco meses de mandato, já adquiriu 20 veículos novos para o município, incluindo a entrega dos dois carros no dia do aniversário da cidade - uma ambulância para a saúde e um Fiat Strada para atender as necessidades da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Agora o setor da saúde passa a contar com quatro ambulâncias.
Empresário festeja idade nova ao lado de familiares e amigos
Antonio Nery, empresário de Conceição do Coité, completou 66 anos e comemorou sábado, dia 11 de maio. Foi um momento de grande emoção, seus filhos Tony Ramos e Sara Ramos leram a sua história de vida ao lado de seus outros irmãos Sidney Ramos, Sidneia Ramos, Ediney Ramos e de sua esposa Valdete Ramos.
Pra ele, celebrar a vida com sua família é uma benção de Deus, oportunidade de agradecer por tudo que viveu. Dona Valdete estava muito feliz com a comemoração e se emocionou dizendo que passou um filme por sua cabeça ao ouvir a história narrada por seus filhos.
O aniversário aconteceu no Espaço Vip de propriedade do próprio Antonio Nery que aluga o espaço para eventos. A comemoração contou com a presença de grandes amigos e familiares, como exemplo, o empresário João Alberto, Neguinho do Point do Neguinho, André Gordiano, Dr. Jânio, entre outros.
A festa em clima de muito forró, animada por Eugênio Brasil e Duguinho do Acordeon, contou com a participação especial dos artistas filhos da terra: Marquinhos (Batukerê), o radialista e cantor, Edmilson Nascimento e Luciana ex-vocalista do Forrozão Caciques do Nordeste. Os convidados prestaram felicitações, sentindo-se maravilhados ao celebrar mais um ano de vida do aniversariante.