Com o objetivo de questionar e refletir sobre a acessibilidade do feminismo para uma quantidade cada vez maior de pessoas, independente do gênero que se identifique, é que o BaZá RoZê de outono (sábado, 13.04) realiza um debate em formato de Roda de Conversa com o tema ‘Feminismo para todxs - como comunicar isso?’ a fim de trocar informações e dialogar sobre esse equilíbrio de direitos iguais, mesmo sendo diferentes.
Segundo a curadora e produtora do evento Brenda Medeiros “a ideia do debate surgiu pela inquietude de perceber que o ativismo, em alguns momentos, precisa ser mais abrangente para atingir, comunicar e fazer trocas com quem ainda não está convencida ou não possui as devidas informações sobre a importância do feminismo”, conta.
Participam da Roda de Conversa 03 mulheres que atuam diretamente com processos comunicativos em diferentes vertentes. Mariana Freire - atriz, professora de teatro (Interpretação e Dicção), criou há 8 anos o projeto A Arte de Falar - Por uma Comunicação Criativa – e também é especialista em Desenvolvimento Lúdico-Criativo de Pessoas.
Fan Teixeira é jornalista e escritora. Apresenta o programa ‘Balaio de Gato’ (TVE) e assina a coluna MIX com crônicas e textos sobre mulheres e o protagonismo feminino, na Tribuna da Bahia, além de promover rodas, encontros e oficinas com o @juntasafetividade - saberes poéticos que afloram a delicadeza da escrita despertada pelo sagrado feminino.
Amanda Torres é publicitária e, entre outras atividades, atua como consultora e palestrante em mídias digitais, diversidade, inclusão e comunicação não violenta (abordagem que transforma as relações gerando menos dor e mais respeito às diversidades).
Ainda dentro da programação cultural do RoZê teremos oficina de acroyoga infantil - atividade divertida, que mistura técnicas de yoga, massagem e terapia com o universo acrobático, cuidando da saúde e assim treinando não só não só o corpo, mas também a mente e as relações interpessoais, gerando bem-estar, tranquilidade, a confiança no outro e a diversão genuína - com Thainara Alves.
E no encerramento do RoZê acontece o show do cantor e compositor Filipe Lorenzo – recente revelação da música baiana que exala versatilidade e riqueza de sonoridades em seu trabalho musical misturando pop, ijexá, samba e rock.
O BaZá RoZê é uma feira artística feminista, que surgiu em setembro de 2018, inspirado pelas cores, formas e propostas sócio culturais da Casa Rosada, nos Barris.
E compartilhando das intervenções multiculturais com aspectos voltados para o empoderamento feminino e o fazer artístico com inclusão e resistência, o BaZá RoZê reúne moda, arte e gastronomia envolvendo personalidades da sociedade civil que abraçam causas e se lançam em projetos e empreendimentos criativos e sociais para ressaltar cada vez mais a marca de quem são enquanto pessoas e o que realizam enquanto produtores de arte.
Casa Rosada
Casa feminista, aberta em julho de 2018, chega para abrigar várias propostas de arte, onde já vem acontecendo espetáculos performáticos, aulas de dança, capoeira, oficinas, shows musicais, entre outros.
Ocupada por um coletivo independente de artistas – Deslimites Mediações Artísticas – a Casa promove projetos que, acima de tudo, possuem o caráter de aflorar e fortalecer o feminino e o feminismo.
Ampla e bem localizada no centro dos Barris (rua em frente a Biblioteca Pública), o espaço reacende a cena cultural da região central da cidade de Salvador.
Programação BaZá RoZê - 13 de abril, na Casa Rosada – Travessa dos Barris,30
Vamos conversar em RODA com mulheres incríveis - Mariana Freire (mãe de Maria Flor, atriz e autora do projeto Arte de Falar @aartedefalar @marianafreire44 ); - Fan Teixeira (Escritora, jornalista e realizadora da Oficina Escrita Afetiva @fanteixeira); - Amanda Torres (Consultora e especialista em comunicação não violenta @amandivah)
Tema: 'Feminismo para todxs - Como comunicar isso? '
OFICINAS
(colaboração consciente)
- Escrita Afetiva (14h)
Inscrições pelo @fanteixeira e @juntasafetividade (14h)
- Acroyoga infantil com Thainara Alves @tha.i.nara (16h)
SHOW
(contribuição consciente)
Filipe Lorenzo @fglorenzo (18h)
BaZá RoZê
Edição Abril - 13.04
15h/21h
@bazaroze
@casarosadabarris