Pedro Oliveira

Fé leva milhares a Monte Santo

A celebração de missas no Santuário da Santa Cruz e na igreja matriz da cidade marca hoje o inicio da Festa de Todos os Santos de Monte Santo, cuja programação religiosa prossegue até amanhã.

Ao lado da fé católica, acontece a tradicional romaria, que costuma atrair milhares de fies, peregrinos, turistas e visitantes de todas as partes numa demonstração de fé e abnegação.

Durante a realização do evento, haverá também shows musicais na praça de eventos da cidade. Como tradição, subir a serra fazendo o Caminho da Santa Cruz é obrigatório para todos que visitam o município.

Para quem nunca esteve em Monte Santo, vale dizer que o trajeto do Caminho da Santa Cruz é de aproximadamente quatro quilômetros de subida íngreme, todo construído em pedra, protegido lateralmente por balaustradas. Nesse trajeto, há uma série de capelas construídas em alvenaria, exatamente 23, que são uma alusão à Via Sacra cumprida por Jesus Cristo.

Como parte do ritual, muitos soltam morteiros, rezam e acedem velas ao chegar a uma capela e quando termina o caminho, tradicionalmente rodeiam três vezes a igreja antes de entrar e rezar.

Para as pessoas que não estão acostumadas a cumprir longos trajetos em locais de topografia extremamente irregular, os melhores horários para subir o Monte Santo, conforme os “fieis” são pela manhã, bem cedo, ou à tarde, depois das 16 horas. No horário das 16:00, há outro item importante sendo possível ainda, deslumbrar-se, com o pôr-do-sol visto do cume da serra. É comum no caminho, encontrar romeiros idosos, jovens, e até crianças, que fazem o percurso com facilidade, repetindo um costume de seus ancestrais.

Ao lado da fé dos católicos que é predominante durante os dias da programação, há também, momentos de alegria vivenciados majoritariamente pelos mais jovens e para estes há uma programação com artistas de qualidade que irão se apresentar na praça de eventos.

A partir das 21 horas desta quarta-feira 31 de outubro, o publico poderá assistir aos shows de Jorge e Matheus, José Augusto, Marcos Nunes, Nelson Nascimento e Cacau Mix e Forrozeiros da Moleka. O município que já serviu de cenário de filmes de curta metragem, vem sendo administrado pelo ex-deputado estadual Vando.

Realismo no curso de atendimento de resgate chama atenção

Enfermeiros e técnicos de enfermagem do município de Caravelas estiveram participando do curso de primeiros socorros ministrado por socorristas e enfermeiros da Cidade de Ilhéus. O curso teve uma duração de dez horas de aulas teóricas e praticas e certificou os participantes.

As aulas foram ministradas na secretaria municipal de saúde e na Praça Teófilo Otoni, em frente ao Fórum no centro da cidade. Segundo a secretária Ananda Medeiros, o evento teve como objetivo promover procedimentos utilizados em situações de resgate e socorro de pessoas vitimas de acidentes de carros, motos, entre outras ocorrências.

Os cursistas foram orientados como proceder ao retirar o capacete da cabeça da vitima, como fazer a imobilização em caso de fraturas, reanimação cardiopulmonar, bem como colocar o paciente na prancha de imobilização. Os participantes receberam ainda, orientações de como agir em caso de paciente engasgado, com crise convulsiva, dentre outras situações de emergência.

A aula pratica contou com simulações de pessoas envolvidas em acidentes. A maquiagem feita nos figurantes com fraturas expostas, em situação de inconsciente e com traumatismo, foi considerada chocante devida o realismo para representar as situações reais do dia-a-dia. 

Já a campanha do Outubro Rosa que se encerra hoje, dia 31, foi marcada durante todo o mês, por uma vasta programação desenvolvida pela secretaria de saúde deste município em parceria com as pastas de Assistência Social e Educação.

Nesse período de 30 dias, houve acolhimento às mulheres, testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis, distribuição de preservativos (feminino e masculino), palestras, planejamento familiar e entrega de materiais educativos sobre a necessidade de se precaver contra o câncer de mama e do colo de útero, doenças que mais matam mulheres no país.

As campanhas realizadas pelas unidades de saúde do município, contou com a participação de estudantes, crianças, adultos e idosos.