
Os portais de abordagem da Polícia Militar, implantados para ampliar a segurança do Carnaval da Bahia 2026, já estão em funcionamento como pontos de acesso ao Furdunço, evento de pré-Carnaval realizado nesse sábado (7 de fevereiro), em Salvador, integrando as ações preventivas do Governo do Estado.
A estrutura, que será ampliada ao longo dos dias oficiais da folia, foi instalada nos principais acessos aos circuitos e atua como mecanismo de controle preventivo. Nos portais, policiais militares realizam revistas pessoais e fiscalização de objetos, com o objetivo de impedir a entrada de itens que possam representar risco à segurança dos foliões.
Entre os materiais proibidos estão objetos perfurocortantes, garrafas de vidro, tesouras, lâminas, além de copos e garrafas de metal. A medida busca reduzir ocorrências e preservar a integridade física do público durante os eventos carnavalescos.
Segundo o coordenador operacional dos portais, major PM Fabiano Edington, os equipamentos têm se mostrado eficazes na prevenção da violência. “Os portais são um case de sucesso da Polícia Militar da Bahia, mais um meio de inibir a violência nos circuitos. Espero que os foliões venham na paz, com tranquilidade e amor no coração e só tragam o que for extremamente necessário”, afirmou.
A iniciativa também foi bem recebida por quem participou do Furdunço e passou pelos pontos de controle, como o portal instalado no Morro do Cristo, na Barra. O contador André Emanuel de Jesus, de 43 anos, destacou a importância da ação. “A gente entende que é para a nossa segurança. É bom saber que existe esse controle antes de entrar no circuito e uma forma de conter a violência na festa”, disse.
Já o servidor público Bruno Manuel Figueiredo Barbosa, de 49 anos, elogiou o atendimento durante a abordagem. Com mobilidade reduzida, ele afirmou ter sido bem acolhido. “Me senti acolhido pelos policiais, que foram extremamente educados, atenciosos e me guiaram até o portal da melhor forma possível. Nota dez!”, relatou.
Para o Carnaval de 2026, o Governo da Bahia prevê investimento de R$ 110 milhões em ações de segurança pública em todo o estado, sendo R$ 86 milhões destinados à capital. No total, 36 mil profissionais, entre policiais, peritos e bombeiros, atuarão durante a festa.
Em Salvador, o efetivo será de 22,5 mil agentes. A Região Metropolitana contará com 2,4 mil profissionais, enquanto o interior do estado terá 11 mil atuando na folia.
A Secretaria da Segurança Pública também empregará 1.892 estruturas fixas e móveis, incluindo postos de atendimento, plataformas de observação elevada e portais de abordagem. No interior, serão utilizadas 682 estruturas operacionais das forças policiais e de bombeiros.

