Alberto Oliveira

Ricardo Kotscho: "Lula apequenou o PT"

Ricardo Kotscho foi secretário de Imprensa no governo Lula


Jornalista Ricardo Kotscho

"De uma só tacada, Lula apequenou o PT, a sua direção, os militantes reunidos na convenção nacional em São Paulo, humilhou possíveis aliados e advogados de defesa, e arrostou novamente a Justiça, onde tem perdido todas as paradas."

A opinião é do jornalista Ricardo Kotscho, que foi secretário de Imprensa no governo Lula, após a convenção do partido que oficializou a candidatura do ex-presidente, condenado em segunda instância e preso em Curitiba, acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Antes, Kotscho já havia lamentado posição adotada pela Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores, a quem acusa de estar "completamente perdida e sem comando".

"O que fizeram com Marília Arraes é tão grave e vergonhoso para a história do partido como aquela foto trágica de Lula e Fernando Haddad, na campanha municipal de 2012, pedindo apoio a Paulo Maluf, justo ele, o velho antagonista dos petistas, nos jardins da mansão dele, todos eles sorridentes", escreveu Kotscho.

Acordo fechado entre o PT e o PSB afastou a vereadora petista Marília Arraes da disputa ao governo de Pernambuco.

Ela foi comunicada do afastamento pela presidente do partido, a senadora Gleisi Hoffmann.

E por telefone.

O PT de Pernambuco se rebelou contra a decisão que afastou a vereadora Marília Arraes das eleições ao governo do Estado, para fazer uma aliança com o PSB.

No encontro estadual do PT, em um hotel da zona sul do Recife, na quinta-feira (2/8), para definir o posicionamento do diretório nas eleições no Estado, os participantes decidiram manter a candidatura de Marília Arraes.

Mas o diretório nacional do PT derrubou por 57 votos a 29 o recurso da vereadora petista para manter sua candidatura a governadora de Pernambuco.

Amigo de Lula, Ricardo Kotscho não deixa claro como essas decisões afetarão seu relacionamento com o ex-presidente e com o partido, mas lembrou de um artigo do português José Saramago, Nobel de Literatura, publicado no jornal espanhol El País, em que escreveu: “Até aqui eu cheguei. De agora em diante, Cuba seguirá seu caminho, eu fico por aqui”.

***

Sufocando o Planeta
O mundo produziu mais plásticos, nos últimos 10 anos, do que em todo o século passado, segundo as Nações Unidas, que alerta: 8 milhões de toneladas foram parar nos oceanos.

***

Buá
A transexual Loren Alexsandre, de 58 anos, presidente do Movimento de Gays, travestis e transformistas (MGTT), conhecida como “Loren Rainha do Buá”, será candidata a deputada estadual pelo Rio de Janeiro, representando a sigla MDB Mulher.

***

2 apostas
O presidente do Podemos na Bahia, deputado federal Bacelar, acredita que o partido vai eleger 4 deputados estaduais.

E aposta na vitória de Rui Costa já no primeiro turno.

Em discurso na convenção que oficializou sua candidatira à reeleição, o governador baiano pregou "a humildade, o pé no chão". 

***

DEM feminino
A posse das novas presidentes estadual e municipal do partido Democratas na Bahia, Roberta Caires e Taiana Leal, respectivamente, bem como a vice no estado, Mabel Amaral, será nesta segunda-feira (6/8), no Hotel Fiesta, em Salvador, a partir das 18h.

***

Apoios
O PHS, PSL e PPS apoiam o candidato do Democratas, Jose Ronaldo, para o Governo do Estado.

Já o PRTB segue isolado no apoio ao ex-prefeito de Salvador, João Henrique.