O WhatsApp está usando a mídia antiga para resolver seu problema com as notícias falsas na Índia. O serviço de mensagens, de propriedade do Facebook, publicou anúncios de página inteira nos principais jornais em inglês e hindi esta semana, dando aos leitores 10 dicas para identificar mensagens que podem ser boatos.
Os anúncios fazem parte de uma campanha do WhatsApp em seu maior mercado após ocorrerem uma série de linchamentos que foram atribuídos a boatos compartilhados pela plataforma.
Um porta-voz disse à CNNMoney que a empresa traduziria os anúncios para veiculação em jornais locais em nove estados da Índia, muitos dos quais falam idiomas diferentes.
As dicas do WhatsApp incluem verificar com outras fontes, procurar fotos online que possam ser editadas e pensar duas vezes antes de encaminhar uma mensagem sobre a qual o usuário tem dúvidas. "Só porque uma mensagem é compartilhada muitas vezes, isso não é verdade", diz uma delas.
O WhatsApp, que tem mais de 200 milhões de usuários na Índia, também está lançando vários novos recursos para impedir a disseminação de rumores falsos. Uma das ferramentas chegou recentemente ao Brasil e avisa sempre que uma mensagem foi encaminhada no aplicativo.