Brasil / Comportamento / Curiosidades

Campanha sobre ter filhos gera polêmica no RS

Algumas pessoas acusaram a campanha de discriminar famílias pobres

Uma campanha da Prefeitura de Quaraí, no Rio Grande do Sul, tem gerado debate nas redes sociais pelo seu slogan. O texto, que consta em um banner fixado ao lado do hospital da cidade e publicado no Facebook, diz: "Só tenha os filhos que puder criar".

Alguns críticos apontaram que o slogan era discriminatório com famílias pobres por trazer também a frase "Não tem condições emocionais, pessoais e econômicas? Pense bem antes de ter filhos!". As críticas fizeram com que muitas pessoas mostrassem seu apoio a campanha.

Mesmo a postagem no Facebook tendo sido feita ainda em janeiro, muitas pessoas voltaram a comentar na publicação após a polêmica. "Parabéns pela campanha. Planejamento familiar é essencial para famílias e sociedades saudáveis e bem-sucedidas", disse uma usuária. "Acredito que antes de fazer uma campanha dessas é necessário garantir acesso à saúde de qualidade para toda a população, além de investir numa campanha de conscientização a respeito de como se prevenir isso e aulas de educação sexual na escola", escreveu mais uma.

A ideia surgiu em uma conversa entre a secretária e o ex-prefeito da cidade, Ricardo Gadret (Solidariedade), que renunciou ao cargo para concorrer às eleições, segundo o G1. A ação foi apoiada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers).

Não é a primeira vez que a Prefeitura de Quaraí opta por um discurso mais rígido em suas ações. Também neste ano, através da Secretaria de Educação, banners traziam a seguinte frase: "Não seja imbecil! Não compre drogas. Não estrague a sua vida, nem a da sua família!".