Comportamento

Saiba pedir demissão sem manchar sua imagem profissional

Posturas erradas podem fechar futuras oportunidades de trabalho e negócios

Foto: Divulgação

De acordo com uma pesquisa divulgada pela empresa de recrutamento Michael Page em 2015, sobre os motivos mais comuns para pedidos de demissão, cerca de 22% dos profissionais solicitam desligamento das corporações por receber uma nova oportunidade de trabalho. Em segundo e terceiro lugar apareceram estagnação e desestímulo.

Nesse contexto, é importante tomar alguns cuidados no processo de desligamento do emprego para que o profissional não se prejudique com escolhas e atitudes que arranhem a sua imagem profissional. Posturas erradas também podem fechar futuras oportunidades de trabalho e negócios.

De acordo com a psicóloga e especialista em Gestão de Pessoas e Empresarial Flávia Petribú, quando um funcionário decide sair da empresa, é importante avisar com antecedência, cumprindo o aviso prévio para que o quadro de colaboradores da instituição não seja prejudicado. 

Segundo ela, essa atitude “mostra consideração e gratidão pelo trabalho atual”. Para Flávia, ser transparente com a chefia a respeito das razões que levaram o funcionário a decidir se desligar também é um ponto fundamental. 

Para a sócia da empresa Ágilis RH, Carla Miranda, além de dar tempo para a companhia procurar outra pessoa e até ajudar a escolher um funcionário caso solicitado, é preciso bancar a própria decisão no lugar de forçar situações para conseguir uma demissão sem justa causa com o objetivo de receber multas rescisórias, auxílio-desemprego e ter acesso ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).  “É importante bancar a sua decisão com os ganhos e perdas que ela acarretar e, se tiver abertura, o funcionário pode negociar uma saída compartilhada em que nem empregado nem empresa percam muito com os encargos trabalhistas”, explicou a especialista. 

Falar mal sobre a empresas e contar problemas vivenciados durante o trabalho em outros contextos, segundo ambas as especialistas, é uma atitude antiética e pouco profissional que prejudica a imagem do funcionário no mercado de trabalho. Flávia Petribú explicou que “os problemas e incômodos devem ser tratados com o chefe” para que tudo seja sanado e não haja nenhuma pendência ou mal entendido no momento do desligamento.