Bahia / Carnaval / Cidade / Comportamento / Saúde

Hemoba monta esquema de atendimento especial no Carnaval

A Fundação precisa com urgência de doadores de sangue do tipo: A-, B-, O- e O+

Foto: Elói Corrêa/GOVBA
A auxiliar financeira Patrícia Soares é doadora há mais de 10 anos

Durante os dias de Carnaval, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) monta uma estratégia de coleta especial. Neste período em todo o estado, diminuem a quantidade de doações e, por consequência, há uma necessidade maior de reforçar os estoques para continuar atendendo as possíveis demandas transfusionais com segurança e em tempo real.

O acolhimento ao doador acontece dentro do fluxo normal em todas as unidades do estado até o próximo sábado (10). Os horários de atendimento estão disponíveis em: https://goo.gl/vaV0Ny.

Em Salvador, na segunda e terça-feira de Carnaval (12 e 13), apenas o hemocentro coordenador, localizado na Ladeira do HGE, manterá os atendimentos aos doadores de sangue, sempre das 7h30 às 18h30. Já na quarta-feira de cinzas o funcionamento acontece das 13h às 18h30.

Interior

As unidades abaixo atendem os candidatos à doação de sangue e os interessados em realizar cadastro de medula óssea, na segunda-feira (12), das 8h às 12h:

  • Barreiras

  • Eunápolis

  • Feira de Santana

  • Guanambi

  • Irecê

  • Juazeiro

  • Teixeira de Freitas

Unidades Móveis – Hemóveis

Para descentralizar o atendimento e garantir o acesso dos voluntários aos locais de coleta, a Hemoba realiza campanha com as unidades móveis de coleta (Hemóveis) nos principais centros comerciais da capital. O serviço fica disponível na entrada principal do Shopping da Bahia e no Salvador Shopping, até amanhã (9), das 8h às 17h.

Estoque

Desde o início do ano, os estoques da Hemoba estão em níveis críticos. No momento, a Fundação precisa com urgência de doadores de sangue do tipo: A-, B-, O- e O+. O estoque dos grupos A+, B+, AB+ e AB- está estável. Lembrando que a posição do estoque é variável de acordo com os pedidos dos hospitais e unidades de saúde.

Sobre a doação de sangue

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.