Um acidente com um ônibus da empresa Emtram deixou várias pessoas feridas e ao menos quatro mortos perto da cidade de Piritiba, na Chapada Diamantina, na manhã desta quinta-feira (12).
Segundo o motorista do veículo, que estava fretado e seguia para um parque aquático na cidade de Jacobina, houve uma falha mecânica na barra de direção do veículo.
Havia cerca de 40 passageiros no ônibus.O governador Rui Costa cancelou a viagem que faria a Itaberaba e o prefeito da cidade, Ricardo Mascarenhas, decretou luto oficial de 3 dias.
De acordo com o prefeito Ricardo Mascarenhas o governador Rui Costa colocou um helicóptero à disposição das vítimas e a prefeitura colocou as ambulâncias para atuarem juntamente com outras dos municípios vizinhos.
“Decidi cancelar a agenda que faríamos nesta sexta-feira (13), no município de Itaberaba, em respeito às vítimas do trágico acidente da manhã de hoje [quinta]. O momento é de luto, respeito e oração”, escreveu o governador na internet.
Apenas as marcações do Programa Saúde sem Fronteiras, rastreamento do câncer de mama, serão mantidas para esta sexta, em Itaberaba.
Rui Costa iria inaugurar o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), com o Departamento de Polícia Técnica (DPT), e entregar a primeira etapa da reforma das instalações da sede do Comando de Policiamento da Região da Chapada (CPR/Chapada) e da sede da Companhia Independente de Policiamento Tático (Rondesp/Chapada).
Na curva
O acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira (12) em uma curva sinuosa na rodovia, (BA 421) entre os municípios de Piritiba e Mundo Novo, deixando um saldo de quatro mortos e vários feridos, inclusive crianças.
Um dos sobreviventes relatou que o ônibus seguia em velocidade incompatível com o local e que por isso o motorista não conseguiu concluir a manobra na curva fechada. Mas também há relatos de que uma barra de direção do veículo quebrou.
O acidente mobilizou pessoas de vários municípios, inclusive voluntários seguiram de Jacobina para o local do acidente.
As prefeituras de Itaberaba, Jacobina e Miguel Calmon enviaram ambulâncias e profissionais da saúde para ajudar no socorro às vítimas.
Os corpos foram encaminhados pelos peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) para o Instituo Médico legal (IML) de Jacobina.