Alberto Oliveira

Por que a arrecadação federal cresceu

A Secretaria da Receita Federal, informou nesta quarta-feira (20/9) que a arrecadação federal em agosto chegou a R$ 104,2 bilhões , aumento de 10,7% comparando com o resultado obtido no mesmo período de 2016.

É o melhor resultado alcançado em arrecadação nos meses de agosto, desde 2015 e o maior aumento mensal registrado em 2017.    

O aumento da arrecadação foi motivada principalmente pelo aumento dos tributos sobre o lucro das empresas, pelo aumento das alíquotas de PIS e CONFINS sobre os combustíveis e pelo aumento do recebimento de parcelas do REFIS (Programa para regularização de débito de impostos e contribuições para a União), explica Vicente Koki, Analista-chefe da DMI Group.

Embora existam sinais de que a economia começa a melhorar, é preciso afastar a euforia, destaca Pedro Coelho Afonso, diretor de Operações.

Mas a alta confirma o diagnóstico de que a economia encontrou, no fundo do poço, um ponto mínimo do primeiro semestre e vai – ainda que lentamente – mostrando recuperação, segundo Pedro Paulo Silveira, Economista-chefe da Nova Futura Investimentos.

***

Vai à Justiça
A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT) vai entrar na Justiça contra a Câmara de Vereadores de Salvador, que aprovou lei reordenando bairros da capital e incorporando áreas do município da Região Metropolitana.

Moeda considera que a competência para definir ou delimitar territórios é da Assembleia Legislativa.

***

Mapa do suicídio
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, vai apresentar nesta quinta-feira (21/9) o primeiro boletim epidemiológico sobre suicídio no Brasil, um diagnóstico inédito sobre o assunto.

***

Contra o Santander
O vereador Maurício Trindade (DEM) solicitou ao presidente da Câmara Municipal de Salvador, Leo Prates (DEM), o cancelamento do contrato da casa com o Banco Santander, que opera as contas da Casa.

Segundo ele, o banco “estimulou a degradação moral com a ‘Exposição Santander- Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira’, no Rio Grande do Sul”.

Trindade tinha uma conta particular no Santander e, garante, transferiu para outro banco.

***

De olho na Bahia
O Nordeste representa 15,4% no mercado nacional de franchising, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Diante desse cenário, a Ahoba Viagens, rede de agências de turismo online do Brasil, pretende conquistar 15 novos investidores na Bahia.

A rede conta com 190 unidades franqueadas espalhadas por todas as regiões do país e espera chegar ao final deste ano com 400 unidades em funcionamento.

***

Nos trilhos
O Governo Federal se comprometeu em lançar o edital de licitação para conclusão das obras da Fiol-Ferrovia de Integração Oeste Leste (ligando o futuro porto de Ilhéus, no litoral baiano, a Figueirópolis, no Tocantins) até junho de 2018, mas o Governo da Bahia quer ficar à frente do processo e acelerar a licitação. 

Uma caravana vai a Brasília solicitar ao Ministério dos Transportes e ao Governo Federal a transferência para o Governo da Bahia da responsabilidade de lançar o edital de licitação para finalização das obras da Fiol.

***

O projeto do PT
O PT vai lançar nessa quinta-feira (21/9), em São Paulo, o projeto “O Brasil que o povo quer”.

Uma plataforma digital será aberta para a apresentação de propostas e realização de debates ao vivo na internet com estudiosos e integrantes de movimentos sociais.

***

Reforma política
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (20/9), por 348 votos a 87 e 4 abstenções, o destaque do PPS à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 282/16 para proibir as coligações partidárias nas eleições proporcionais apenas a partir de 2020.

Será preciso mais uma aprovação na Câmara e duas no Senado.