A Fundação Cidade-Mãe (FCM), dando continuidade à parceria com o Instituto de Olhos Freitas, Lentes Varilux e Óticas Carol, realizou nesta semana exames oftalmológicos em 550 jovens de 8 a 22 anos, que participam de projetos da instituição.
O objetivo é garantir que jovens com algum problema na visão possam receber, gratuitamente, óculos para correção das distorções. Foram dois dias de exames no Bariri das Artes, no Engenho Velho de Brotas, e nesta sexta-feira (02) foi a vez dos jovens atendidos na unidade de Cajazeiras.
“Essa é mais uma oportunidade dos alunos realizarem o teste de acuidade visual. Já é o terceiro ano do projeto em nossas unidades. Cada vez que temos alunos novos, fazemos novos exames. É um trabalho feito com muito amor porque, com isso, promovemos melhoria no rendimento não apenas escolar, mas da vida desses jovens”, observa a presidente da FCM, Risalva Teles.
Ela ainda ressaltou que a criança ou o adolescente que tem problemas de visão geralmente possui baixa autoestima e falta de motivação para a leitura.
Os jovens passam por uma avaliação no autorrefrator, que auxilia o médico a identificar o erro refracional dos olhos do paciente - como miopia, hipermetropia e astigmatismo.
Aqueles que sinalizaram algum tipo de deficiência visual serão encaminhados, no dia 24 de setembro, para o Instituto de Olhos Freitas, no edifício Mundo Plaza, localizado na Avenida Tancredo Neves, para novos exames. “Quem tem problema de visão e não pode pagar um óculos, é uma grande oportunidade porque óculos é uma coisa cara”, avaliou Leonardo Santos Vidal, 21 anos.
A entrega dos novos óculos está prevista para acontecer em outubro. Exames do tipo foram realizados pela FCM, através da parceria com as mesmas empresas, nos anos de 2014 e 2015, quando foram oferecidos, ao todo, 217 óculos, variando entre 3 e 17 graus. Os próprios jovens escolhem o tipo de óculos de sua preferência.