Tomara que o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), tenha seguido o conselho do antecessor Belivaldo Chagas (Pode) e se livrado do magote de puxa-sacos que povoavam a gestão estadual.
Em 2024, o líder pedessista foi avisado pelo aliado que os bajuladores são uma ameaça para qualquer governo, pois só sabem dizer amém, em vez de alertar o chefe sobre algumas medidas equivocadas.
Outra ameaça que ronda governantes pré-candidatos à reeleição como Mitidieri é o traíra.
Esse peixe de águas turvas costuma atacar vorazmente o fiel eleitorado da vítima, agindo sorrateiramente para desgastá-la junto aos sergipanos.
Tivesse a astúcia de um pescador, o governador também já teria percebido que, além dos puxa-sacos e dos traíras, a gestão estadual pode estar abrigando perigosas cobras-d’água capazes de, como relata a lenda amazônica, virar embarcações e atrair os náufragos para o fundo.
Pelo visto, ou Mitidieri faz uma limpeza no aquário que começou a ser povoado em 2022 ou pode se surpreender nas eleições deste ano.
Quem avisa, amigo é!
Bem na fita
O jornal Valor Econômico publicou uma reportagem mostrando que, graças à gordura de superávits passados ou por operações de crédito, os investimentos dos governos estaduais aceleraram no decorrer do segundo semestre de 2025 e devem avançar ainda mais em 2026, ano de eleições. A matéria revela que no ano passado os investimentos subiram em 16 estados e no Distrito Federal. O levantamento mostra que em 13 estados o aumento foi superior a 10%, sendo que a taxa superou 30% em Sergipe e em outros oito estados. Então, tá!
Prefeitos marajás
Os prefeitos que reclamam da crise financeira dos municípios são os mesmos que, caladinhos, embolsam salários de marajás. Boa parte destes gestores recebe mais de R$ 25 mil mensais, isso sem contar outros imorais benefícios, como a gorda verba de representação, usada ao bel prazer dos indigitados. Enquanto os prefeitos esbanjam regalias, a população que os elegeu sofre com a falta de educação, saúde, segurança, moradia, comida, et cetera e tal. Misericórdia!
Novo psolista
O ex-vereador aracajuano Emerson Ferreira é o novo filiado do Psol. Pelas redes sociais, o psolista Igor Baima comemorou a chegada do ex-parlamentar ao partido, elogiando a trajetória de coerência de doutor Emerson. Lembrou que, além de ter sido parlamentar, teve mais de 23 mil votos em 2026 na disputa pela Prefeitura de Aracaju, tendo chegado a marca expressiva de quase 70 mil votos para o governo de Sergipe no pleito de 2018. Nas eleições de 2024 para a Câmara de Aracaju doutor Emerson foi votado por 1.235 eleitores. Além do Rede Sustentabilidade, o novo filiado do Psol já passou pelo PSB e PCdoB. Aff Maria!
Republicanos reunidos
Na condição de presidente estadual do Republicanos, a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), reuniu as principais lideranças do partido visando discutir as eleições deste ano. Após o encontro, a gestora publicou que o grupo está unido “e fortalecendo cada vez mais os nossos propósitos. Quando o compromisso é com Sergipe e com as pessoas, o caminho se constrói com diálogo e responsabilidade. Nosso grupo está coeso e com muita coragem para trabalhar e enfrentar os desafios que vêm pela frente”. Entre outros, participaram da reunião o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, e o ex-senador Eduardo Amorim. Marminino!
Derrota de Aracaju
A Procuradoria Regional da República se posicionou contra a ação impetrada pela Prefeitura de Aracaju visando anular a decisão judicial considerando que cerca de 11% do território aracajuano pertence a São Cristóvão. Antes, o desembargador federal Paulo Cordeiro já havia negado pedido idêntico formulado pela gestão aracajuana. A área em questão teria sido “tomada” de São Cristóvão após mudanças ilegais de limites feitas pela Constituição estadual de 1989. Aliás, cumprindo determinação judicial, o governo de Sergipe iniciou, em 2024, os trabalhos técnicos visando identificar os marcos geodésicos que definem os limites entre os dois municípios. Creindeuspai!
Lei respeitada
O Detran sergipano anunciou finalmente, ontem, os novos valores para os exames psicológico, e de aptidão física e mental exigidos na renovação ou mudança de categoria da Carteira Nacional de Habilitação. Agora, juntos, os dois exames não podem ultrapassar R$ 180,00. A decisão do Detran foi tomada após o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), ter incluído Sergipe entre os estados que cobram um valor acima do teto para a realização dos dois exames: “Isso é lei, não é sugestão, não é orientação, é obrigação”, alertou o emedebista em postagem no Instagram. Misericórdia!
O apressado como cru
Tomara que os governistas não estejam pensando que a reeleição do governador Fábio Mitidieri (PSD) já é fatura liquidada a favor deles. Eleição não se ganha nem de véspera, quando mais faltando ainda quase 10 meses para o embate nas urnas. Um bom exemplo de como o apressado como cru, ocorreu na década de 60 do século passado. Seixas Dória, à época figura de proa da UDN e líder do partido na Câmara Federal, pulou a cerca para as bandas do PR e se candidatou a governador contra o ex-aliado Leandro Maciel (UDN). De tão confiante na vitória, a principal liderança udenista cunhou como slogan de campanha a frase “ninguém se perde na volta”. Perdeu-se. Arre égua!
Ameaça de greve
O Sindicato dos Médicos de Sergipe acusa o governo Mitidieri de não ter honrado o compromisso assumido de pagar, até ontem, os salários atrasados dos médicos credenciados e dos profissionais que atuam na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju. Diante do descumprimento do acordo, o Sindimed convocou assembleia da categoria para o próximo dia 19, com indicativo de greve. Segundo o Sindicato, a promessa de pagamento dos vencimentos atrasados havia sido feita pelo secretário estadual da Saúde, Jardel Mitermayer. O atraso atinge cerca de mil médicos credenciados que prestam serviços ao governo Mitidieri. Home vôte!
Justa homenagem
A Universidade Federal de Sergipe promoverá sessão solene, dia 16 próximo, para a entrega de títulos de Doutor Honoris Causa aos assistentes sociais Bosco Rollemberg e Ana Maria Rollemberg Cortes. A homenagem visa reconhecer a luta do casal Rollemberg contra ditadura militar e a favor da fundação da UFS, da organização dos assistentes sociais e pela participação de ambos em gestões públicas. Por conta de suas destemidas atuações, Bosco e Ana Cortes sofreram perseguição, prisão, torturas e severas restrições ao desempenho profissional. A solenidade de entrega dos títulos de Doutor Honoris Causa está agendada para às 16 horas no auditório da Reitoria da UFS, campus de São Cristóvão. Prestigie!
