
A edição 2026 do Campeonato Brasileiro da Série A começará na semana de 28 de janeiro. Com a mudança no calendário nacional, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) antecipou o início da elite
O Brasileirão deste ano contará com 15 campeões. Apenas Bragantino, Chapecoense, Mirassol, Remo e Vitória não deram a volta olímpica. Tanto é verdade que seis dos dez jogos iniciais serão confrontos entre campeões.
O atual vencedor Flamengo visitará o São Paulo, que está na seca de títulos desde 2008, após o tri. Vice-campeão, o Palmeiras também fará um confronto estrelado contra o Atlético Mineiro em Belo Horizonte. Se o Verdão deu sua última volta olímpica em 2023, o Galo amarga jejum desde 2021.
Botafogo e Cruzeiro será outro embate entre campeões. O Fogão levantou o Brasileirão pela última vez em 2024, enquanto a Raposa não solta o grito entalado na garganta desde 2014. No Maracanã haverá duelo de tricolores e de campeões entre Fluminense, sem título desde 2012, e Grêmio, na seca desde 1996.
Campeão pela última vez em 2017, o Corinthians receberá o Bahia, que não fatura o Nacional desde o longínquo ano de 1988. Por fim, Internacional e Athletico Paranaense será outro embate de vencedores. O Colorado amarga jejum desde 1979 e o Furacão levantou a taça em 2001.
Os outros jogos da rodada inicial serão entre Mirassol e Vasco, na seca desde 2000, Coritiba, que não vence desde 1985, e Bragantino, Chapecoense e Santos, com jejum desde 2004, e o duelo sem campeões entre Vitória e Remo.
Regulamento
Os 20 clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta no sistema de pontos corridos. O clube que somar o maior número de pontos será declarado campeão. Por outro lado, os últimos quatro colocados serão rebaixados à Série B.
Os cinco primeiros colocados terão vagas na Libertadores. Os quatro primeiros entrarão diretamente na fase de grupos, enquanto o 5º terá que disputar a segunda fase.
Já as vagas da Sul-americana ficarão com os clubes presentes entre o 6º e o 11º lugar. Assim como no caso da Libertadores, caso o campeão da Copa do Brasil fique entre estas posições, a zona de classificação será alterada.
