
A exposição ‘CENAS’ (2026), idealizada pelo fotógrafo Mário Edson, será inaugurada no dia 17 de dezembro, às 19h, no ME Ateliê da Fotografia, no Centro Histórico de Salvador. A mostra, aberta ao público, apresenta registros fotográficos de espetáculos teatrais marcantes e marca o lançamento do calendário homônimo.
A mostra reúne 36 espetáculos que circularam por palcos da Bahia, do Rio de Janeiro e de outras regiões do Brasil, além de produções internacionais. O projeto fotográfico homenageia a trajetória teatral brasileira por meio de imagens capturadas por Mário Edson ao longo de mais de duas décadas de atuação na cena cultural.
Com curadoria assinada pelo fotógrafo e escritor Marcos Cesário, a exposição destaca 20 imagens exclusivas, complementadas pelas 16 fotografias que ilustram o calendário ‘CENAS’ (2026). As obras retratam fragmentos de espetáculos com foco em figurinos, iluminação, gestos e elementos simbólicos, compondo um panorama visual da dramaturgia brasileira.
A iniciativa integra as comemorações dos 70 anos da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia e os 20 anos do grupo Teatro NU, criado pelo dramaturgo Gil Vicente Tavares. Espetáculos como As Velhas, Tom na Fazenda, Pássaros de Copacabana, Das “Coisa” da Vida, Bispo, O Galo e Surf no Caos estão entre os retratados.
Segundo Mário Edson, o projeto nasceu do desejo de valorizar a memória afetiva do teatro por meio da fotografia. “O conjunto de imagens que compõem esta edição do calendário reúne registros realizados ao longo de anos de dedicação à memória das peças teatrais, em que acompanhei na Bahia, Brasil e no exterior”, explicou. “Através das CENAS (2026), meu desejo é que cada mês inspire, provoque e reafirme a importância da arte teatral na construção de memórias, afetos e olhares sobre o mundo”, completou.
O olhar de Mário Edson sobre o palco, segundo Marcos Cesário, vai além do registro técnico. “Estes retratos são as cenas interiores de Mário Edson; que, por acaso, estavam projetadas em cada espetáculo que ele pacientemente, instintivamente, registrou: interpretou”, declarou o curador.
O escritor e blogueiro Hayton Rocha também destacou o elemento central das imagens: a luz. “Não só a luz física, que recorta gestos e revela expressões, mas a luz simbólica que cria atmosfera, evoca sentimentos, traduz dualidades e devolve à cena sua beleza mais íntima”, afirmou.
A trajetória de Mário Edson é marcada por uma série de calendários temáticos que dialogam com arte, cultura e identidade. Entre os destaques de sua produção anterior estão títulos como Centro Histórico – Arte, cultura, memória e gastronomia (2019), Olorum (2009), Mães do Mundo – Mulheres de Axé (2025), Sagrada Irmandade (2022), Janelas Européias (2011) e Cuba – Um Olhar Brasileiro (2016).
