Artes Visuais

Exposição 'Zélia e Jorge' chega a SP

Mostra gratuita ocupa a CAIXA Cultural São Paulo entre 25 de novembro e 22 de fevereiro

Foto: Lars Erick | Divulgação
Fotografias, cartas, vídeos, ilustrações e depoimentos

A CAIXA Cultural São Paulo recebe pela primeira vez a exposição “Amados - Zélia & Jorge”, uma homenagem a Zélia Gattai e Jorge Amado, casal que marcou a literatura e a cultura brasileira.

Com curadoria de Paloma Jorge Amado, direção geral de Elaine Hazin (Via Press Comunicação), projeto expográfico de Rose Lima e cenografia de Renata Mota, a mostra ficará aberta à visitação de 25 de novembro de 2025 a 22 de fevereiro de 2026, com entrada franca.

A exposição convida o público a percorrer os 56 anos de vida e amor compartilhados entre Zélia e Jorge, em uma jornada que mistura literatura, memória e emoção.

O visitante encontrará fotografias, cartas, vídeos, ilustrações e depoimentos, que revelam desde o primeiro encontro do casal, em 1945, até os últimos anos na Bahia, com amigos ilustres como como Dorival Caymmi, Mãe Menininha, Glauber Rocha, Vinicius de Moraes, Carybé, entre outros.

O espaço é ocupado por instalações interativas e poéticas, como o “cofre-coração”, a “chuva de flores” inspirada no pedido de casamento testemunhado por Pablo Neruda, e os “tubos sussurrantes”, que ecoam frases de amor dos romances de Jorge Amado.

“Para nós, é uma alegria trazer essa exposição para São Paulo, uma cidade tão importante para a cultura do país. Queremos que o visitante se sinta passeando pela casa, história e memória desse casal que passou mais de 50 anos de mãos dadas, embarcados nessa navegação, linda e profunda, por mares agitados e marés mansas. Foi para contar mais dessa história que organizamos a exposição.”, resume a curadora Paloma Jorge Amado.

Atividades complementares

A programação de “Amados - Zélia & Jorge” inclui uma série de atividades gratuitas, presenciais e online.

Em dezembro, janeiro e fevereiro, acontece o AMADO Clube, um clube de leitura online que propõe uma imersão afetiva e literária nas obras do casal.

Os encontros serão mediados por Maria João Amado, neta dos escritores e coordenadora de comunicação da Casa do Rio Vermelho, e contemplam os livros A Casa do Rio Vermelho (11/12), Toda Saudade do Mundo (15/01) e Navegação de Cabotagem (05/02).

No dia 7 de janeiro, a oficina de expografia com Rose Lima, assistente de curadoria e expógrafa da mostra, convida o público a conhecer os processos criativos por trás do projeto expositivo.

Anote

Local: CAIXA Cultural São Paulo
Abertura: 25 de novembro de 2025 (terça-feira), às 15h
Visitação: de 25 de novembro de 2025 a 22 de fevereiro de 2026
Horário: terça-feira a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 19h
Entrada: Gratuita