
A montadora Stellantis anunciou que o Polo Automotivo de Goiana (PE) passará a produzir veículos da marca chinesa Leapmotor a partir de 2026. A iniciativa marca a entrada da montadora 100% eletrificada no Brasil e reforça a estratégia de eletrificação da empresa no país.
A novidade foi divulgada por Herlander Zola, presidente da Stellantis na América do Sul.
A marca será a quarta a ser fabricada no polo de Goiana, somando-se a Jeep, Fiat e Ram.
A produção seguirá o regime KD, ainda a ser definido entre CKD (completa) ou SKD (parcial). A medida integra o ciclo de investimentos de R$ 13 bilhões previsto até 2030, que inclui o desenvolvimento de seis novos produtos e tecnologias como o sistema Bio-Hybrid.
O complexo industrial, inaugurado em 2015, é considerado um dos maiores da indústria automotiva no hemisfério sul. Com capacidade para produzir até 280 mil veículos por ano, o polo emprega mais de 20 mil pessoas, entre vagas diretas e indiretas.
A chegada da Leapmotor ao Brasil foi viabilizada após cerca de um ano de articulações entre a Stellantis e o governo de Pernambuco, envolvendo temas como infraestrutura, logística portuária, rotas comerciais com a China e questões tributárias.
O movimento faz parte de uma estratégia global iniciada em 2023, quando a Stellantis adquiriu 21% da Leapmotor por 1,5 bilhão de euros (cerca de R$ 9,3 bilhões). No ano seguinte, foi criada a joint venture Leapmotor International, que concedeu ao grupo europeu o controle das operações globais da marca fora da China, ampliando sua presença no mercado internacional de veículos elétricos.
Atualmente, a Leapmotor já oferece no Brasil os modelos elétrico C10 e o C10 REEV, além de planejar o lançamento do B10, previsto para 2026.
Em 2025, a empresa projeta atingir 1 milhão de unidades vendidas na América do Sul, um feito inédito para uma montadora no continente. A empresa detém 23% do mercado sul-americano e prevê 16 lançamentos em 2026.

